“In Extremis” (57) – Em busca do tempo revelado

the-road-815297_1920

“E, entendi no sonho: o caminho já está revelado. Devemos ir em busca dele. Mas com corações mais limpos e verdadeiros.” (imagem de Bertvthul, por Pixabay)

Admito a dúvida: escrevo, não escrevo? Ouvindo o coração, decido por fazê-lo. Tão estranho tudo está, com ansiedades crescentes, que, diante de uma luz, por pequena seja, é tolice não observá-la. Tudo estava confuso, complicado, isso já há mais de um ano. Lutando contra uma enfermidade grave, precisei de todas as forças. Foi quando surgiu o novo governo. E eu – como outros de minha geração, em especial a ligada ao político-social – já conhecia essa gente. Não consegui acreditar. E as energias foram ainda mais consumidas. Enfraqueci, resistindo porém. Ou tentando fazê-lo.

Quando me pareceu ter, mesmo que provisoriamente, controlado a enfermidade, eis que apareceu o coronavírus. Convalescendo de algo persistente e, agora, o vírus – reconheço ter sido demais para mim. Senti-me perdido de mim. Por mais tolo pareça, isso, para mim, é verdadeiro. Pois, reconhecendo ter-me chegado a velhice, lá estava, eu, incapaz de despojar-me de participações de toda uma vida, profissionais e vitais. Descobri-me prisioneiro delas. Mas a juventude e a maturidade haviam-se ido. Qual, então, o meu novo papel? Quem era eu? Em quem ou em quê me transformara? Ora, ser-me-ia até mesmo degradante ver o barco afundar e não enfrentar a tormenta.

Que não me vejam parodiando o histórico discurso de Martim Luther King: “Eu tenho um sonho”. E jamais me atreveria a me aproximar de Proust, com seu admirável e complexo “Em busca do tempo perdido”. A verdade, porém, é que eu tive um sonho. Se Luther King tinha seu sonho, verdadeiro e arrebatador – eu tive o meu, dormindo e inteiramente dominado por uma explosão do inconsciente. Sonhos, há que se acreditar neles. Os de olhos abertos.  E desse sonho – arrebatador também em mim – preciso escrever, necessidade imperiosa. Pois o sonho – como se me sacudisse por inteiro – me chamou para ir-me – ou irmo-nos – em busca do tempo revelado.

Lá estávamos nós, agitados, um grupo de homens e mulheres. Discutíamos, estávamos em busca de algo. Foi quando surgiu o Padre Baron, o primeiro diretor do Colégio Dom Bosco, o generoso e humilde Padre Pedro Baron. Ele apenas sorriu, sugeriu-nos silêncio, levando o dedo polegar aos lábios. E, em silêncio, pôs-se a caminhar, convidando-nos a acompanhá-lo. E, então, era Dom Aníger Melilo que estava no lugar dele, caminhando e acenando-nos para segui-lo. No sonho, tudo era caminhar, caminho… Daí, uma voz – suave, apenas suave – balbuciava: “Apocalipse, revelação, reinterpretação…” Logo em seguida, homens – e apenas homens – rezavam o terço. E, no sonho, eu – que nunca estive em terço dos homens – vi que eles passaram a caminhar.

Na madrugada de frio intenso, acordei molhado de suor. E aceleradas, as batidas do coração. De repente, toda aquela confusão se me tornara clarificada. Estamos no apocalipse, sim. Na revelação de que um mundo acabou, findou-se. Mas que há outro. E que é preciso caminhar – com espiritualidade e sabedoria – para alcançá-lo e construí-lo. Como? Reinterpretando tudo, abandonando conceitos ultrapassados ou equivocados. E, entendi no sonho: o caminho já está revelado. Devemos ir em busca dele. Mas com corações mais limpos e verdadeiros. Não se trata mais de “Amar a Deus sobre todas as coisas”, um mandamento. Trata-se de uma revelação: “Quando você entender que o reino já está na Terra, que o Paraíso é aqui, então você verá todas as maravilhas e desejará amar a Deus sobre todas as coisas. Por gratidão”.

Eu tive, pois, um sonho que me sacudiu para ir em busca do tempo revelado. Com companheiros.

Para acompanhar outras crônicas desta série, acesse a TAG “In Extremis”.

Deixe uma resposta