11ª Mostra Senac de Artes Cênicas acontece nas unidades da capital e interior do Estado

De agosto a setembro, o público poderá conferir gratuitamente as atrações da 11ª Mostra Senac de Artes Cênicas, evento que desde 2004 já levou cultura e diversão para mais de 20 mil espectadores no Estado de São Paulo.

Em 2014 o evento irá percorrer sete unidades do Senac, na capital e no interior, e conta ainda com uma programação que contempla mais de 40 atividades, entre apresentações teatrais, intervenções artísticas, oficinas e workshops.

A mostra traz montagens realizadas por alunos, docentes e grupos locais e tem por objetivo fomentar a produção cultural e proporcionar aos alunos a oportunidade de se apresentarem profissionalmente. “O evento é essencial para que os alunos do curso Técnico em Arte Dramáticamostrem os seus trabalhos ao grande público”, diz Marcio Castilioni, coordenador da área de teatro do Senac São Paulo.

“Esse ano a Mostra terá caráter mais intimista com apresentações realizadas no espaço cênico com 60 lugares. A limitação se deve as características das encenações,”, diz o docente Ricardo Araújo.

Nos dias 21 e 22 de agosto, os alunos apresentarão  os exercícios cênicos Salada Cênica III e IV,  com diversas cenas de vários autores da dramaturgia mundial como: Jean Paul Sartre, Anton Tchekhov, Henrik Ibsen, Plínio Marcos, Tennessee Williams, Edward Albee, Jorge Andrade, Ingmar Bergman,  Bernard Shaw, Friedrih Durrenmatt, Nikolai Gógol, Arthur Miller e  Chico Buarque.

“O objetivo da miscelânea de peças é de incentivar o estudo de obras, a pesquisa e a construção de personagens dentro do processo de análise ativa e da descoberta de estímulos criadores, além de incentivar a prática dos estudos desenvolvidos dentro do módulo de interpretação dramática”, diz Araújo.

 

Programação:

Espetáculo: Oração para um Pé de Chinelo

Data: 19 de agosto (segunda-feira)

Hora: 20 horas

Sinopse: Bereco chega ao barraco habitado por Rato, onde espera abrigar-se dos matadores impunes. Sua presença significa o risco de morte para Rato e Dilma. A força dramática vem do conflito gerado por essa tensão. Fica claro, contudo, que, destituídos de qualquer resquício moral, num processo único da tentativa de sobreviver, eles se emaranham na desconfiança mútua e se tornam inimigos uns dos outros.

Grupo Gestus de Teatro: criado em 2001 e conta atualmente com os atores piracicabanos Washington Poppi, Zé Ferreira e Renata Adorno.  Depois de seis anos em cartaz com o espetáculoNavalha na Carne, que percorreu festivais de teatro e recebeu inúmeras premiações em diferentes categorias, o grupo volta a incorporar o tema da marginalidade em seus trabalhos. Oração para um pé de chinelo estreou em 2013 e busca a exploração do ambiente intimista e das relações de sobrevivência entres as personagens.

 

Espetáculo: Morte e Vida Severina

Data: 20 de agosto (terça-feira)

Hora: 20 horas

Sinopse: Severino é um retirante: ele é como muitos outros que estão partindo para o litoral, fugindo da seca, da morte. A vida na capital parece mais atraente, mais vida, menos Severina. Em suas andanças, entretanto, Severino se depara a todo momento não com a vida, mas sim com o que já conhece como coisa vulgar: a morte e o desespero que a cerca.

Grupo TonicoTico

Formado por ex-alunos do curso Técnico em Arte Dramática do Senac Piracicaba.

 

Espetáculo Salada Cênica 3

Data: 21 de agosto (quarta-feira)

Horário: 20 horas

Sinopse: Apresentação de exercício cênico dos alunos do curso Técnico em Arte Dramática que reúne textos de diversos autores da dramaturgia mundial, onde serão apresentadas cenas das peças: A Prostituta Respeitosa, A Gaivota, Casa de Bonecas, Oração Para um Pé Chinelo, Balada de um Palhaço, Um Inimigo do Povo À Margem da vida, Quem tem Medo de Virginia Woolf, A Moratória, Os Analfabetos, Há Vagas para Moças de Fino Trato, A Profissão da Senhora Warren, A Visita de Velha Senhora e O Inspetor Geral.

 

Espetáculo Salada Cênica 4

Data: 22 de agosto (quinta-feira)

Hora: 20 horas

Sinopse: Apresentação de exercício cênico dos alunos do curso Técnico em Arte Dramática que reúne textos de diversos autores da dramaturgia mundial, onde serão apresentadas cenas das peças: A Margem da vida, Abajur Lilás, Casa de Bonecas, Pedreira das Almas, O Pagador de Promessas, As Bruxas de Salém, Um Bonde Chamado Desejo, Navalha na Carne, O Urso, Gota D’Agua e Vereda da Salvação.

 

Serviço:

11ª Mostra Senac de Artes Cênicas

Data: de 19 a 22 de agosto

Gratuito (60 lugares por sessão)

Senha de entrada: retirar uma hora antes do espetáculo no atendimento da unidade.

Local: Senac Piracicaba

Endereço: Rua Santa Cruz, 1148 – Bairro Alto

Informações: www.sp.senac.br/mostradeartescenicas, pelo telefone (19) 2105-0199 ou diretamente na unidade

Deixe uma resposta