12º Circuito TUSP traz espetáculos sobre o gênero feminino

O Sesc e o TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo, Núcleo de Piracicaba – estabelecem parceria para a 12ª edição do Circuito TUSP de Teatro, com apresentações de três espetáculos e workshop que abordam, com diferentes estéticas, a questão do gênero feminino. Os ingressos são gratuitos, individuais e devem ser retirados com 1 hora de antecedência.

A primeira apresentação será na próxima quarta, 13 de maio, às 20h, com o espetáculo “Carne”, com a Kiwi Companhia de Teatro. Inspirado no teatro documentário, é composto por vinte quadros interligados que, em comum, abordam os diferentes tipos de violências sofridas pelas mulheres no Brasil. A montagem inclui ações dramáticas e narrativas em formato de cenas curtas, referências a textos de análise e estatísticas, projeção de imagens, composições originais, citações do cancioneiro tradicional e da MPB.

Na quinta (15/5), às 20h, a famosa e tradicional atração dos parques de diversão, “Monga”, foi o mote para a criação do espetáculo, onde uma linda e sensual mulher se transforma em um macaco monstro aos olhos da plateia. E no sábado, 16 de maio, às 20h, “Frida Kahlo, Calor e Frio”, com a Cia Estelar de Teatro traz, por meio de uma montagem que dialoga com as artes performativas, a música, a dança, a poesia, as artes visuais e a festa, o universo da pintora Frida Kahlo, onde a arte e o papel da artista também são temas fundamentais da obra. O espetáculo, que será encenado no Ginásio de Eventos do Sesc, se relaciona com um momento muito potente para a América Latina: o início do século XX – em que o México recebe a visita de artistas como Eisenstein, Artaud, Maiakóvski, Tina Modotti e políticos como Trótski – e o continente começa a mandar suas influências ao velho mundo. O espetáculo já foi apresentado na casa da pintora, na Cidade do México.

Workshop: O ator como manipulador de energias

Inspirado nas pesquisas do diretor e pedagogo russo Juri Alschitz, o Circuito TUSP de Teatro também contempla o workshop “O ator como manipulador de energias” com as atrizes Viviane Dias e Ismar Rachmann, que objetiva o estímulo à percepção de “energia” como linguagem extra à disposição do ator e do diretor. Serão realizadas práticas de treinamento diversificadas como meditações ativas, performatividade, energia – análise do tema e práticas de uso pelo participante, o ator-autor e o ator-diretor, criação a partir do cruzamento com as artes visuais, a dança e a música, composição – estudos e práticas e o texto no teatro em tensão com a dramaturgia cênica. Os encontros acontecerão nosdias 16 e 17 de maio, sábado e domingo, às 9h30, na Sala Múltiplo Uso do Sesc Piracicaba. A participação é gratuita, para maiores de 16 anos e com experiência anterior com teatro. Inscrições e mais informações sobre o workshop podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou telefone (19)3429.4433, com Maria Tendlau, orientadora de Arte Dramática – TUSP.

O Circuito TUSP de Teatro é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, em parceria com outros espaços públicos no interior do estado. Nesta 12ª edição o evento será realizado nas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.

 

Deixe uma resposta