187ª Festa do Divino

Foto: www.orizamartins.com

Foto: www.orizamartins.com

A 187ª edição da Festa do Divino teve início no domingo, dia 7 de julho, com missa no Largo dos Pescadores, seguida pela derrubada e bênção dos barcos no rio Piracicaba e também bênção das bandeiras. A programação segue até dia 13.

Em Piracicaba, a festa do Divino acontece nas águas do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais como: Folia, Pouso, Leilão de prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros.

Conta a história que a Festa do Divino foi trazida para Piracicaba com os primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba.

A aliança, devoção, fé, religiosidade e solidariedade foram durante toda a história, os principais alicerces para tornar a festa do divino indescritível. Além da programação religiosa, o evento inclui festanças folclóricas, grupos de viola, leilões e comida das boas, como leitoa, frango a passarinho e cuscuz. A programação festiva acontece a partir do dia 11.

A programação religiosa que marca a Festividade terá como festeiros o Sr. Antônio Benedito Blanco e a Sra. Maria Ines Blanco, responsáveis por auxiliar na divulgação e organização do evento. A Festa tem organização da Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), que é responsável pela infraestrutura do evento, com som, palco, pirâmides e banheiro público para a comodidade dos visitantes.

Além disso, a festa este ano conta com o apoio cultural da EPTV, da Secretaria Municipal da Ação Cultural, e também das empresas Bonato e Cia, Fogos Vitória, Concivi, Piracema, Itapuan Batatas e Só Coberturas, que patrocinaram a compra de 50 cuscuzeiras de inox, o que possibilitou a retomada da tradição do cuscuz no bafo na Festa em 2013.

Para quem quiser auxiliar realizando doações e prendas, é possível fazê-la na sede da Irmandade do Divino, que fica à Rua Moraes Barros, 58, no Largo dos Pescadores.

Confira a programação religiosa e festiva:

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Dia 7 (Domingo) – Largo dos Pescadores

9h – Santa Missa no Salão de Festas (Mons. Jamil Nassif Abib)

10h – Derrubada e Benção de barcos no Rio Piracicaba

Envio e Benção das Bandeiras

 

Dias 8 e 9 (2ª e 3ª feiras) – Visita e Benção das Casas

13h – Visita e Benção das casas na Rua do Porto com Sra. Festeira.

Tríduo Solene – Salão do Divino Espírito Santo

 

Dia 8 (2ª feira) – 20h SALÃO CAPELA – CREIO EM DEUS PAI

Dia 9 (3ª feira) – 20h SALÃO CAPELA – CREIO EM JESUS CRISTO

Dia 10 (4ª feira) – 20h SALÃO CAPELA – CREIO NO ESPÍRITO SANTO

Dia 13 (Sábado) – Procissão do Divino (Mons. Agnaldo R. dos Santos) |

Encontro das Bandeiras | Solene Missa Campal

15h – Grandiosa Procissão do Divino Espírito e em seguida, no Rio

Piracicaba, tradicional Encontro das Bandeiras, ponto culminante da Festa do Divino e Solene Missa Campal.

Dia 14 (Domingo) – Procissão da Bandeira do Divino Espírito – Solene

Missa Campal e passagem da Bandeira aos Festeiros de 2014

9h – Grandiosa Procissão com Bandeira Oficial do Divino Espírito Santo, seguindo a Solene Missa Campal. Os Festeiros de 2013 Sr. Antônio Benedito Blanco e Sra. Maria Ines Blanco passarão a Bandeira aos Festeiros de 2014, Sr. Marcos Natale Torrezan e Sra. Andrea Ap. Zambetta Torrezan.

 

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

Dia 11 (5ª feira) – Jantar e Participação Grupo de Viola

20h – Jantar: Leitoa, frango a passarinho, cuscuz. Bebidas em geral e diversas guloseimas. Atrações musicais (Salão de Festa e Largo dos Pescadores)

Dia 12 (6ª feira) – Leilão | Banda Musical | Jantar

20h – Concorrido e animado leilão com valiosas prendas oferecidas pelos devotos do Divino, intercalando apresentação da banda musical. Estará funcionando a tradicional cozinha, servindo leitoa, frango a passarinho, cuscuz e bebidas em geral.

Dia 13 (Sábado) – Festanças Folclóricas | Jantar Musical | Grupo de Viola

14h – Festanças folclóricas (Largo dos Pescadores)

20h – Jantar. Será servido leitoa, frango a passarinho, cuscuz e bebidas em geral.

Tudo ao som de animadas atrações musicais (Salão de Festa e Largo dos Pescadores)

20h – Grupo de Viola (Largo dos Pescadores)

Dia 14 (Domingo) – Almoço | Festanças Folclóricas | Salva Morteiros

9h – Procissão, Missa Campal, Passagem da Bandeira (Padre Antonio Portilho)

Almoço – arroz, macarrão, leitoa, frango a passarinho, cuscuz, e bebidas diversas.(Salão de Festa e Largo dos Pescadores).

Festanças Folclóricas (Largo dos Pescadores).

19h – Salva de Morteiros encerrará a Festa

Deixe uma resposta