1º Encontro do Codepac terá palestras sobre casos de tombamento na cidade

Muitos casarões e edificações antigos foram demolidos nos últimos anos, principalmente na área central cidade, com ou sem o conhecimento do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), o que, em muitos casos, pode ser definido como uma consequência da falta de informação da população sobre processo de tombamento e formalização correta de recursos para preservação de imóveis com características históricas. Para transformar conhecimento técnico em conhecimento público, e diminuir a distância do Conselho da população, a SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), em parceria com o Conselho, realiza no dia 23, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (Engenho Central), o 1º Encontro do Codepac. A entrada é gratuita.

Ao longo de todo o dia e noite, profissionais de arquitetura, história e de outras áreas, relacionadas ao tema de tombamento e preservação de bens materiais e imateriais, participarão do evento, que contará com palestras, testemunhos de conselheiros, homenagens a conselheiros e ex-conselheiros, além de recital musical e outras atividades (confira a programação completa abaixo).

“O evento tem o intuito de aproximar o Conselho com outros órgãos de preservação, com a sociedade piracicabana e com as suas gerações de conselheiros do Codepac, acumulados 33 anos de sua existência. Este será um momento muito importante para trocas de experiências vivenciadas pelos conselheiros, ex-conselheiros e profissionais da área”, afirma o presidente do Codepac, Natanael Jardim.

IMÓVEIS TOMBADOS

De acordo com o presidente do Conselho, Piracicaba é uma cidade com muitos imóveis já tombados e outros em processo de tombamento. “São cerca de 200 cadastrados e mais cerca de 100 não completos, um número alto para se trabalhar”, aponta. Destes 200 tombamentos, ressalta Jardim, estão o bairro Monte Alegre e a Rua do Porto. Apesar de vários imóveis em ambos os lugares, o Codepac considera os complexos como um único projeto.

“O diagnóstico do Monte Alegre foi completo recentemente, enquanto o da avenida Beira Rio deve começar em 2013. Ambos os projetos serão discutidos e apresentados no Encontro do dia 23. Por esse e outros motivos é importante a participação do público”, completa o presidente do Codepac.

CODEPAC

O Codepac é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Ação Cultural, criado para promover a política municipal de defesa do patrimônio cultural, nos termos do disposto no Art. 216 da Constituição Federal de 1988, e propor ações para a defesa do patrimônio cultural, histórico, folclórico, artístico, turístico, ambiental, ecológico, arqueológico e arquitetônico do Município de Piracicaba, seja ele móvel, imóvel ou imaterial.

O Conselho foi criado em novembro de 1979. É amparado legalmente pela Lei Complementar nº 253, de 02 de Junho de 2010. Segundo o seu Regimento Interno, possui 18 conselheiros, representantes da sociedade civil e do Poder Público, que se reúnem mensalmente.

 

PROGRAMAÇÃO:

Sessão de trabalho – manhã

8h30 Recepção / Credenciamento

9h00 Abertura

9h30 Palestra – CONDEPHAAT/UPPH: “Engenho Central de Piracicaba – Sua

História, Seu Patrimônio”

o Alberto Fernando Affonso Candido – Arquiteto

o Amanda Walter Caporrino – Historiadora

o Carlos Camilo Mourão Junior – Historiador

11h00 Testemunho de Conselheiros do CODEPAC

11h30 Homenagem aos Conselheiros e Ex-Conselheiros do CODEPAC

12h00 Recesso / Almoço

 

Sessão de trabalho – tarde

14h00 Expediente

14h15 Testemunho de Conselheiros do CODEPAC

14h45 Palestra: “Ações Preservacionistas: Memória e Patrimônio”

o Profa. Dra. Mirandulina M. M. Azevedo – Arquiteta / UNIMEP

o Profa. Dra. Marisa V. T. Carpintéro – Historiadora / UNICAMP

16h30 Testemunho de Conselheiros do CODEPAC

18h00 Recesso / Sessão de Fotos Oficiais de Composições do Conselho

 

Sessão de trabalho – noite

19h00 Recital

o Dra. Cíntia M. Albrecht (piano)

Carlos Gomes – “Mormorio”

J. A. Almeida Prado – “Sonatina n.2”

J. A. Almeida Prado – “Sonatina n.3”

19h30 Expediente

19h45 Palestra: “Apresentação de Projetos do CODEPAC“

o Rua do Porto / Beira Rio – Prof. Dr. Almir Maia – CODEPAC

o Conjunto Monte Alegre – Arq. Márcio Vieira Hoffmann – Fato Arquitetura

20h45 Homenagem aos Conselheiros e Ex-Conselheiros do CODEPAC

21h00 Encerramento

 

SERVIÇO:

1º Encontro do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). Sexta-feira, 23 de novembro, no Teatro Municipal “Erotídes de Campos” no Engenho Central (avenida Maurice Alain, 454). Entrada gratuita. Informações: (19) 3421-2289 (Vinicius Martani) / (19) 3413-0444 (Renata Gava)

 

Deixe um comentário