28º Paixão de Cristo de Piracicaba terá participação especial do Coral Vozes

Vinícius Novaes, regente do Coral Vozes, comenta que o convite foi um desafio interessante para o grupoUm dos diferenciais da Paixão de Cristo de Piracicaba é o contato do público com o espetáculo ao vivenciar as cenas e momentos marcantes. Na edição deste ano, uma novidade promete impulsionar essa sensação: pela primeira vez, o Coral Vozes fará uma participação ao vivo na encenação. A 28ª Paixão de Cristo de Piracicaba ocorre entre os dias 9 e 16 de abril de 2017, no Engenho Central.

Os 35 coralistas – 25 mulheres e 10 homens – já estão realizando os ensaios, que ocorrem as terças e quintas-feiras, na sede da Associação Cultural e Teatral Guarantã. Em clima de estreia, os participantes misturam ansiedade e empolgação por contribuir de forma inédita com o espetáculo. Vinícius Novaes, regente do Coral Vozes, comenta que o convite foi um desafio interessante para o grupo e, também, a realização de um sonho. “Muita dedicação, amor e carinho estão envolvidos neste projeto. A Paixão de Cristo de Piracicaba, além de muito famosa e reconhecida, é um espetáculo maravilhoso. Poder participar é praticamente um sonho realizado. O convite nos deixou imensamente gratificados. Estamos estudando, ensaiando e nos preparando muito para levar ao público uma bela apresentação”, comenta. O regente também destaca a experiência de auxiliar a participante Elaine Alves nos ensaios da música do canto da personagem Verônica.

Sobre as expectativas, Vinícius fala das peculiaridades da participação ao vivo. “Não nego que está dando medo, aquele friozinho na barriga. Mas por outro lado os ensaios estão ótimos. Estar em contato com um grupo diferente, aprendendo coisas diferentes, nos ajuda muito a crescer pessoalmente e profissionalmente. Com certeza será um espetáculo diferente, não por ter o coral junto, mas por ter todas essas pessoas maravilhosas trabalhando juntas”.

Esse trabalho em conjunto está muito presente no coralista Roberto Luiz da Silva, que já participou da encenação da Paixão de Cristo. “Sempre imaginei o Coral Vozes participando do espetáculo, isso quando eu participava do elenco. Agora, com essa parceria, estarei duplamente feliz. É uma ansiedade motivadora”, brinca Roberto.

O mesmo clima de ansiedade positiva se repete com a diretora do espetáculo, Viviane Palandi: “Cada linguagem tem suas especificidades e ao mesmo tempo se encontram. Música, teatro e canto falam de nós, de nossos dramas humanos. Essas linguagens tocam a sensibilidade e quando se unem, geram diálogo e criam uma potência catalisadora de emoção”.

Viviane reforça que a presença do coral ao vivo faz muito sentido para potencializar as vozes uníssonas, a força do coletivo entoando e evocando bem aventuranças, no caso específico da Paixão de Cristo, evocando o nascimento de Jesus Cristo. “A inspiração vem da força do canto que nasce nas raízes do coração. E, fundamentalmente, a presença de cada participante do Coral Vozes, trazendo a vivacidade do momento”.

Apresentada sempre durante a Semana Santa, neste ano, a Paixão de Cristo de Piracicaba será encenada entre os dias 9 e 16 de abril de 2017, com direção geral de Viviane Palandi, a assistência de direção de Marcelo Torrezan e Vagner Chiarini.

Formado por 35 cantores, o coral Vozes da Caterpillar foi criado no ano de 2004 pela empresa Caterpillar Brasil, na época, sob a regência da maestrina Malu Canto e acompanhamento ao piano de Vinícius Novaes. A partir de 2014, passou a atuar de forma independente, utilizando apenas a denominação Coral Vozes, com regência de Vinicius Novaes, direção de produção de Marcos Thadeus e cotas de patrocínio da Caterpillar Brasil com incentivos fiscais do MinC (Ministério da Cultura).

Vinícius Novaes é formado em Teclado e Regência Coral pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, localizado na cidade de Tatuí. Tem Bacharelado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba; atua como pianista de corais adultos e infanto juvenis, grupos musicais e solo.

 

SERVIÇO:

28ª Paixão de Cristo de Piracicaba

9 a 16 de abril de 2017

Engenho Central.

Informações: (19) 3413.7888

Site: www.guaranta.org.br

Facebook: www.fb.com/guaranta.associacao

Deixe uma resposta