2º Afropira leva cultura afro ao Engenho Central

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), CONEPIR (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba), CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra) e a Comissão Afropira realizam na próxima quinta-feira, 20 de novembro, no Engenho Central, o “2º Afropira – Salve Zumbi – Nosso Povo, Nossa Cara”, que contará com um vasto leque de atividades alusivas à cultura negra e às tradições afro brasileiras. As atividades se iniciam às 12h e a entrada é gratuita.

Entre as atrações, estão apresentações infantis, de teatro, hip hop e maracatu. Haverá exposições de livros, bolsas, roupas, artesanato e acessórios, além de oficinas de capoeira, maculelê, percussão, maracatu, dança afro, samba-rock e batuque de umbigada.

Quanto aos shows, haverá apresentações de MPB, rap, samba, pagode e reggae. A entrada mais próxima do evento é pela Passarela Estaiada.

“O Afropira chega em 2014 a sua segunda edição, mantendo o objetivo de levar a riquíssima cultura afro, que agregou e vem agregando muitos valores, se incorporando à cultura brasileira, à população de Piracicaba e também às pessoas de outras cidades que nos visitam. Teremos uma série de atrações, que certamente agradarão o público, assim como na primeira edição, que foi um grande sucesso. Trata-se de uma justíssima homenagem”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

 

CONSCIÊNCIA NEGRA – O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549). Outros temas debatidos são: inserção do negro no mercado de trabalho, identificação de etnias, moda, beleza negra, entre outros.

 

PROGRAMAÇÃO

 

PALCO 1

13h – Grupo Intuisamba

16h – Elaine Teotônio convida: Juca Ferreira, Marco Abreu, Thereza Alves, Sandra Rodrigues, Walkiria Estela e Andrea Martins

18h20 – Conexão Groove

20h – Comunidade Quilombola

21h – Porto Maracatu

 

PALCO 2

12h – Bate Lata

12h30 – Grupo MCP

14h – Grupo Okan

14h30 – Garnet e Peqenoh

15h – Kid

15h30 – Grupo The Power of Dance

17h30 – Baque Caipira

18h – Intervenção Teatral

19h20 – Samba de Lenço

19h40 – Batuque de Umbigada

 

CAPOEIRAS (oficinas)

14h – Capoeira Infantil

15h – Capoeira Angola

16h – Maculelê

17h – Capoeira Regional

18h – Capoeira Show

19h – Capoeira Contemporânea

 

ESPAÇO DE BELEZA

16h – Tranças, maquiagens, amarrações, unhas e cortes artísticos

 

HIP HOP (oficinas)

14h – Oscar Rosa

15h – Barraco Records

16h – Soul Sisters

17h – Bira Pper

18h – DJ Kamarão

19h – Balada Black

 

OFICINAS

13h – Palestra – Consciência Negra

14h – Percussão

15h – Dança Afro

16h – Maracatu

17h – Batuque de Umbigada

18h – Dança Afro com Poesia

19h – Samba Rock

20h – Samba de Gafieira

Deixe uma resposta