2º Rockaipira acontece neste sábado

Foto Divulgação banda

Foto Divulgação Dirty Shot

Os amantes do bom e velho rock’n’roll poderão curtir mais uma edição de um evento que surgiu para fortalecer este gênero musical e autoral da cidade. Trata-se do 2º Rockaipira, que será realizado neste sábado, 25/06, no Engenho Central, das 14h às 22h. Cinco bandas se apresentarão no palco externo do Teatro Erotídes de Campos. O evento tem o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A entrada é gratuita.

“O Rockaipira é mais uma política pública que tem como objetivo valorizar os artistas de Piracicaba, além de levar arte por meio da música de forma gratuita à população”, afirma a secretária da Semac, Rosângela Camolese.

Às 14h, Vynil Attack promete ir esquentando o palco com o melhor do rock e suas vertentes lançando mão da discotecagem em vinil. Já a primeira banda a se apresentar no 2º Rockaipira será a Stratus Luna, com início programado às 16h. Na sequência, Ivory Gates sobe ao palco às 17h; Dhammer, às 18h; Dirty Shot, às 19h; e Rio Grande, às 20h. Para o encerramento, programado às 21h, haverá uma jam session com algumas bandas que participaram do evento em 2015: Boris Laobarenko e os Apátridas do Pensamento Hegemônico, Os Republicados, Tetraldas e Mazzaropi Contra o Crime.

“O Rockaipira é um evento exclusivamente de rock autoral, que tem como premissa não só a qualidade das bandas e seus trabalhos autorais, mas também a organização, qualidade do equipamento de som, a pontualidade dos shows, troca de palco rápida, entre outros detalhes”, destacou Zé Rubéns, um dos organizadores do evento.

Este ano o Rockaipira ainda unirá o melhor do rock piracicabano com a gastronomia. A área de alimentação do espaço contará com food trucks e cerveja artesanal.

ATRAÇÕES – Os dj’s Nilo Camargo e Eduardo Garcia compõem o Vinyl Attack, projeto de discotecagem em vinil, que mescla sons advindos de várias épocas e estilos, passando do punk ao electro rock, do indie ao hard rock, hits noventistas e psicodélicos, oitentistas e progressivos, entre outros.

Inspirados pelo rock progressivo dos anos 1970, e com fortes influências de fusion e jazz, a banda Stratus Luna encara com habilidade a complexidade do estilo, tentando reinventar no novo milênio os sons de antigamente.

A banda Ivory Gates foi criada em Piracicaba no ano de 2000. As principais características que a definem são as altas doses de influências dos anos 1970 e do rock progressivo dos anos 1980, adicionada ao bom e velho heavy metal. No repertório composições diretas e agressivas, com arranjos sofisticados.

As canções da banda Dhammer abrangem o rock autoral em português, com muita energia e alta voltagem em palco. Bateria, contrabaixo e duas guitarras sustentam “a voz que canta o que sai do coração”.

A Dirty Shot foi criada no final de 2012 e toca o rock ‘n’ roll em quase todas as suas vertentes, com músicas próprias animadas e vinculadas ao punk rock.

Já a banda Rio Grande está na estrada desde 2007. No repertório mescla os subgêneros do blues, abrangendo a cultura de mais de um século de evolução musical.

A IDEIA – O Rockaipira surgiu após o encontro de algumas bandas da cidade no ano de 2014 para uma entrevista a um jornal; o tema era a cena rock’n’roll local. A partir desse dia muitas reuniões foram realizadas para os envolvidos chegarem ao consenso e à ideia de fortalecer o espaço musical autoral da cidade e, claro, o rock piracicabano. Com o objetivo firmado, os idealizadores foram em busca de apoio para a realização do 1º Rockaipira; puderam contar, então, com o suporte da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A 1ª edição do evento aconteceu em junho de 2015.

SERVIÇO – 2º Rockaipira. Dia 25 de junho, das 14h às 22h, no palco externo do Teatro do Engenho, no Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Mais informações pelo telefone (19) 3403-2600.

Deixe uma resposta