39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá maior mostra da história

O júri do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba já selecionou os 436 cartuns, caricaturas, charges, tiras e histórias em quadrinhos que participarão do evento. Com o tema “Intolerância”, esta será a maior mostra da história do evento. A exposição será aberta ao público no dia 25 de agosto.

Formado por Luiz Gustavo Paffaro, Antônio Carlos de Paula Júnior (Junião), Luiz Carlos Fernandes, Cláudia Kfouri, Celso Figueiredo Neto, Fernanda de Aquino Giulietti e Mario Mastrotti, o júri se reuniu no último fim de semana, no Center Flat Service, para analisar os trabalhos de 845 artistas de 64 países. A cerimônia de abertura e anúncio dos vencedores será no Engenho Central de Piracicaba, onde estarão expostas 89 caricaturas, 100 cartuns, 76 charges, 78 tiras/HQs e 85 trabalhos. Das peças tridimensionais, confeccionadas em plataformas além do papel, foram selecionadas oito obras.

Em meio às caricaturas recebidas estão a da presidente Dilma Rousseff, o atacante Neymar, o lutador de UFC Anderson Silva, o presidente sírio Bashar Al Assad e o saudoso humorista Chico Anysio. No suporte tridimensional estão Raul Seixas, Hermeto Pascoal, Noel Rosa e até a figura de Nhô Quim, mascote do XV de Novembro de Piracicaba. Nas charges, os temas mais recorrentes possuem ligação com as redes sociais e o uso das novas tecnologias, os jogos olímpicos e os acontecimentos políticos brasileiros e internacionais, como a crise na Síria e os problemas financeiros na Europa. Além disso, problemas sobre sexualidade, religião e liberdade de imprensa aparecem no tema intolerância.

O evento registrou inscrições de todos os estados brasileiros e de países como Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Uzbequistão, Irã, Israel, Macedônia, Paquistão, Quênia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, entre outros.

As 436 obras vão passar por novo julgamento, desta vez no dia 18 de agosto, quando a comissão julgadora vai decidir os vencedores, que este ano totaliza R$ 47 mil em prêmios. Para a comissão julgadora de premiação estão convidados Marilena Nardi (Itália), Vladimir Kazanevsky (Ucrânia), Marlene Pohle (Alemanha) e os brasileiros Paulo Ramos, Arlindo Rodrigues, Gustavo Duarte e Eduardo Baptistão.

Serviço:
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Local: Parque do Engenho Central de Piracicaba. Avenida Maurice Allain, 454. (19) 3403-2615
Data:  Abertura no dia 25 de agosto
Horário: terça a quinta, das 14 às 18 horas. Sextas, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21 horas
Informações: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

Deixe um comentário