3º Encontro Nordestino acontecerá em setembro na Rua do Porto

dia-do-nordestino (6)O 3º Encontro Nordestino de Piracicaba acontecerá no início de setembro, com uma programação cultural intensa e muita comida típica. Realizado pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e parceiros, e com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, a festa tem como objetivo integrar os nordestinos da cidade e trazer para Piracicaba um pouquinho do Nordeste.

O evento terá início nos dias 02 e 03 de setembro, das 10h às 15h, com uma exposição da Cultura Nordestina na Praça José Bonifácio. No dia 04, às 14h, haverá uma palestra de Vilanir Brás, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, com o tema “Os Desafios de Ser Nordestino (a)”.

No dia 05, às 14h, haverá uma palestra de Bráulio Bessa Uchoa “O Cangaceiro da Era Digital”, na UNIMEP TAQUARAL, no auditório verde, com o tema “Cultura Nordestina, Mídias Sociais e a Arte de Empreender”.

A programação festiva começa no dia 06, sexta-feira e vai até domingo, no entorno do Casarão do Turismo. Haverá muita música nos três dias de festa e diversas apresentações culturais como Bloco da Ema, Porto Maracatu, Carimbó, Hip Hop, Capoeira QuadriPira, Axé, Elson de Belém com ‘Cherosinho’, Cine Nordeste e área de recreação infantil.

Os visitantes poderão experimentar comidas típicas do nordeste, como a famosa buchada de bode, caldo de mocotó, tapioca, acarajé, sarapatel, vatapá, galinha caipira, arroz com pequi, baião de dois, carne seca, mungunzá, macaxeira, bolinho picante, espeto de camarão e cachaça aromatizada. Além dos tradicionais espetinhos, milho verde, crepe, churros, doces e bebidas.

De acordo com Fabíola Moraes, presidente do Centro de Tradições Nordestinas – CTN, durante o evento haverá uma barraca para aqueles que quiserem se cadastrar para receber informações sobre todas as ações do CTN e também para aqueles que querem ficar sócio. “Há muitos benefícios para os sócios, que pagam R$ 10 por mês e podem fazer cursos de capacitação, além de utilizar convênio médico e odontológico”. Atualmente o CTN possui aproximadamente 2.000 pessoas cadastradas entre nordestinos e simpatizantes.

Para a secretária de Turismo, Rose Massarutto, o evento é importante para manter a cultura nordestina na cidade e ao mesmo tempo compor os eventos turísticos apreciados pelo público que visita a Rua do Porto de Piracicaba, nosso cartão postal. “Trazer cada vez mais eventos de qualidade para os nossos visitantes e turistas na Rua do Porto é nosso objetivo”, completa ela.

Programação do 3º Encontro Nordestino de Piracicaba

Exposição

Exposição da Cultura Nordestina na Praça José Bonifácio
Dias 02 e 03 de setembro – das 10h às 15h

Palestras

Palestra: “Os Desafios de Ser Nordestino(a)”
Dia: 04/09/13 (Quarta-Feira)
Horário: 14h00
Local: Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Palestrante: Vilanir Brás

Palestra: “Cultura Nordestina, Mídias Sociais e a Arte de Empreender”
Data: 05/09/13 (Quinta-Feira)
Horário: às 14h00
Local: UNIMEP TAQUARAL – Auditório Verde
Palestrante: Bráulio Bessa Uchoa – O Cangaceiro da Era Digital

Quem é Bráulio Bessa?
Bráulio Bessa – Social Media, Palestrante, Técnico em Web-design e Design Gráfico, estudante de Analise de Sistemas, Natural de Alto Santo no interior Cearense, é hoje um dos maiores ativistas na luta pela valorização da Cultura Nordestina e no combate a Xenofobia, seja no mundo das mídias sociais, seja em suas palestras que rodam o Brasil.
Bráulio, que já havia atuado em áreas bem distintas como: Música e teatro de Rua,(Grupo Vozes da Seca) em sua luta incansável pela valorização cultural do nordeste, mas foi no mundo das Redes Sociais e Mídias Alternativas que esse “cabra da peste” conseguiu destaque a nível nacional. Criador do portal www.nacaonordestina.org (hoje integrado ao grupo Jangadeiro de Comunicação) e da fan page “Nação Nordestina” que conta com mais de 800 MIL Fãs e uma média incrível de 12 Milhões de pessoas alcançadas por semana, se tornando assim a MAIOR página destinada a valorização cultura nordestina do MUNDO! Além disso, Bráulio também é sócio e fundador da grife de camisetas “Zé Filé” que foca 100% na cultura Nordestina.
Toda essa luta e principalmente os resultados alcançadas, fizeram Bráulio Bessa ser conhecido hoje em todo o país como “O Cangaceiro da era Digital”.

Apresentações Culturais

Bloco da Ema, Porto Maracatu, Carimbó, Hip Hop, Capoeira QuadriPira, Axé, Elson de Belém com ‘Cherosinho’, Cine Nordeste e área de recreação infantil

Programação de Palco

Dias: 06, 07 e 08 de setembro 2013

06/09 – Sexta Feira

18h00 – Início da programação de palco com a apresentação de DJs;
– Apresentação de Vídeo sobre Luiz Gonzaga e Dominguinhos – ícones na música nordestina;

20h00 – Abertura Oficial do Evento
– Apresentação da cantora Nazaré Pereira
– Apresentação do cantor Laércio do Acordeon
– Apresentação da banda de forró “Os Garotos da Pizada”
– Apresentação “A Pisada é Assim” com Tony Azevedo

07/09 – Sábado

11h00 – Início da programação de palco

– Trio Geração do Forró
– Ze Leandro e Banda
– Apresentação de Axé
– Forró Faceiro
– Apresentação de Capoeira
– Anderson dos Teclados
– Apresentação de Axé
– Grupo Swingando
– Apresentação do Grupo Porto Maracatu
– Forró Malandragem
– Apresentação da QuadriPira
– Nelson Nascimento
– Forro Colado na Maça
– Pegada.com
– Os Morenos de Piracicaba

08/09 – Domingo

11h00 – Início da programação de palco
– Quarteto Fantástico
– Apresentação de dança Hip-Hop
– Boys do Forró
– Apresentação da dança do “Carimbó” com o grupo do Movimento das Comunidades Populares
– Apresentação de Axé
– Brincadeiras Populares
– Banda Remelexo do Forró
– Apresentação de dança com o “Planeta Axé”
– Grupo Sambatitude
– Apresentação do Bloco da Ema
– Banda “Bainha de Couro”
– Vaquejada
– Geraldino da Paraíba e Adriano
– Banda Solo Quente

SERVIÇO:
3º Encontro Nordestino de Piracicaba
Datas e horários:
Dia 06 de setembro, sexta-feira, das 18h às 24h
Dia 07 de setembro, sábado, das 11h às 24h
Dia 08 de setembro, domingo, das 11h às 22h
Entrada Franca
Local: no entorno do Casarão do Turismo, na Rua do Porto – Av. Alidor Pecorari, s/n
Informações sobre o evento: Laura Queiroz – Diretora de Marketing da Centro de Tradições Nordestinas – Telefones: 3035.2565 – 3411.7155

1 comentário

  1. Roberto Correia de Araújo em 16/10/2013 às 14:09

    É muito forte é salutar para nós nordestinos, sabermos que existe um espaço como este para deixarmos às nossas mensagens. Muito obrigado aos criadores deste (CTN) Valeu mesmo pela iniciativa… Abraço a todos e até mais!

Deixe um comentário