42º Salão de Humor abre mostras paralelas

Trabalho de Erasmo Spadotto compoe paralela do ShoppingO 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba abriu duas exposições paralelas. O Shopping Piracicaba recebe a mostra “Pamonhas de Piracicaba”, na Praça de Eventos Norte, na área da expansão. Já no Hall de Exposições da Câmara de Vereadores está disponível para visitação “Lugares In-Comuns”. A entrada é gratuita em ambas as exposições.

A mostra ‘Pamonhas de Piracicaba’ é o coletivo de 14 cartunistas piracicabanos que se intitulam de maneira irreverente com o nome do tradicional quitute. Com mais de 20 desenhos, estarão presentes os cartunistas Willian Hussar, Daniel Ponciano, Eduardo Caldari Junior, Marcelo Maiolo, Érico San Juan, Gilberto Algarra, Lucas Leibholz, Eduardo Grosso, Erasmo Spadotto, Maxx Zendag, Luccas Longo, Luis Henrique Marangoni, Maria Luziano e Fábio San Juan.

A versão da mostra ‘Pamonhas de Piracicaba’ é uma reedição da exposição realizada durante o 26º Salão de Humor, em 1999. Alguns artistas que expuseram na época ainda fazem parte dessa edição e outros nomes se somaram ao grupo.

CÂMARA – A mostra “Lugares In-Comuns”, que será aberta na Câmara de Vereadores, conta com desenhos de humor retirados do livro homônimo produzido pelo cartunista Jaguar (traços) e pelo jornalista Ivan Lessa (textos), publicado pela Editora Codecri em 1979. O conjunto foi apresentado na 39ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2012, e permite visitar um pouco da obra de um dos mais conhecidos cartunistas brasileiros, um dos fundadores do jornal carioca “O Pasquim”, ao lado de Ziraldo, Millôr, Fortuna e outros no final da década de 60, e responsável por novas abordagens na maneira de fazer jornal.

A organização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro de Humor Gráfico (Cedhu). “Essa ação faz parte do nosso objetivo de levar nosso Salão Internacional de Humor ao maior número possível de pessoas, indo além da mostra principal, algo que tem sido comum ao longo dos últimos anos. A expectativa é a melhor possível para ambas as paralelas”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

SERVIÇO

LUGARES IN-COMUNS – Data: 01 a 25 de setembro de 2015. Local: Hall de Exposições da Câmara de Vereadores de Piracicaba (Rua do Rosário, 833, Centro). Visitas: de Segunda a sexta, das 8h às 17h. Informações: (19) 3403-2620.

PAMONHAS DE PIRACICABA – Exposição de desenhos com artistas gráficos piracicabanos. Local: SHOPPING PIRACICABA – Praça de Eventos Norte/expansão (Avenida Limeira, 722). De 01 de setembro a 04 de outubro.  Visitas: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h. Informações: (19) 3403.3833 e www.shoppingpiracicaba.com.br

 

Deixe uma resposta