42º Salão de Humor de Piracicaba apresenta workshop sobre o universo da caricatura

Compondo a programação do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, acontece no próximo sábado, 12, das 14h às 17h, no Cedhu Piracicaba (localizado no Engenho Central), a oficina “A Arte Satírica”, que será ministrada por Toni D´Agostinho. A atividade será viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, por meio da POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, Língua e a Literatura e da Oficina Cultural Carlos Gomes) em parceria com a Secretaria da Ação Cultural e Prefeitura de Piracicaba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro, pelo e-mail [email protected] . As vagas são limitadas.

Destinado a artistas profissionais, amadores ou iniciantes, jornalistas e demais interessados que tenham a partir de 15 anos, o workshop apresentará as técnicas e etapas do universo da caricatura e oferecerá um canal alternativo para expressão do senso crítico e criativo de cada participante. Os participantes devidamente inscritos receberão certificado.

Toni D’Agostinho é ilustrador, caricaturista e escritor. Colaborou com caricaturas e ilustrações para a Folha de S. Paulo, revista Cult e várias outras publicações de editoras importantes como Abril, Globo e Moderna. É autor dos livros 50 Razões para Rir (prêmio HQMix) e Edgar Allan Poe Para Pequenos. Entre suas exposições estão O Futebol Pensado, Os Gatos da Santa Casa e Nanquim no Machado. Em quase duas décadas dedicadas ao fazer artístico, colabora com o mercado editorial, imprensa jornalística, expõe por todo o Brasil, América Latina e Europa, além de realizar intervenções ao vivo.

“O workshop apresenta o universo da caricatura, fomentando a expressão artística e senso crítico. A partir de referências fotográficas de personalidades do mundo das artes, política e ciência, os participantes criarão suas próprias caricaturas”, afirma Toni.

De acordo com a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, atividades como essa seguem a ideia de que o salão vai muito além de exposições. “As oficinas e workshops permitem o desenvolvimento de um aprendizado tanto daqueles que querem conhecer o básico do desenho do humor como aqueles que já têm uma carreira e experiência. É importante trazer especialistas para disseminar esses conhecimentos”, afirma.

 

OUTRA ATIVIDADE – Uma semana depois, no dia 19 de setembro, Gonçalo Junior apresentará, também no Cedhu Piracicaba, das 14h às 16h, a palestra “A Guerra dos Gibis”, cujas inscrições podem ser feitas pelo mesmo e-mail. Lançado pela Companhia das Letras em 2004, o livro homônimo relata como o pioneiro Adolfo Aizen lançou as histórias em quadrinhos no Brasil (no suplemento infantil do jornal A Nação) e deu início à indústria das HQs, um gênero de entretenimento que enfrentou várias campanhas de censura ao longo do tempo.

O autor Gonçalo Junior falará sobre a perseguição que os quadrinhos sofreram aqui entre as décadas de 1930 e 1960, acusados de corromper crianças e adolescentes. Gonçalo Junior foi repórter especial e editor de cultura, respectivamente, dos jornais Gazeta Mercantil e Diário de S. Paulo, e editor da revista Brasileiros. Escreveu para a Folha de S.Paulo, Carta Capital, Playboy, Bravo! e Imprensa, entre outras publicações. Escreveu 30 livros, entre os quais E Benício criou a mulher… e “Alceu Penna e as Garotas do Brasil (Prêmio Jabuti de Melhor Biografia).

 

SERVIÇO

ARTE SATÍRICA – Workshop de caricatura com Toni D’Agostinho. Data: 12 de setembro, sábado das 14h às 17h. Local: CEDHU Piracicaba. Inscrições: [email protected] (até 10 de setembro). Seleção: primeiros inscritos (15 vagas).

A GUERRA DOS GIBIS – Palestra com Gonçalo Junior, autor do livro ‘A Guerra dos Gibis’ (Companhia das Letras, 2004). Data: 19 de setembro (sábado) das 14h às 16h. Local: CEDHU Piracicaba. Inscrições:[email protected] (até 17 de setembro). Seleção: primeiros inscritos (30 vagas).

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta