80ª Festa de São João de Tupi

Crédito da Foto: Adilson Franco Cardoso

Crédito da Foto: Adilson Franco Cardoso

A 80ª edição da Festa de São João de Tupi acontecerá nos dias 21, 22 e dia 23 de junho com programação religiosa e festiva, e espera receber um público estimado entre 15 e 17 mil pessoas na praça da Igreja São José, padroeiro do bairro de Tupi.

Tradicional no calendário de eventos turísticos de Piracicaba, a Festa de São João de Tupi chega este ano a sua 80º edição, com algumas novidades. No sábado (21) e no domingo (22), após a missa das 19h, haverá quermesse na praça e no salão paroquial. Já na segunda-feira, dia 23, acontece a Festa de São João de Tupi, com programação para o dia todo.

Este ano, pela primeira vez, haverá uma tecnologia que auxiliará em um dos momentos mais esperados da festa, o acendimento da fogueira, que será realizado por controle remoto. Essa nova tecnologia foi elaborada pela equipe que monta anualmente a fogueira. Após a benção e levantamento do mastro, a fogueira será acesa, em cerimônia que acontecerá durante o intervalo do jogo do Brasil, por volta das 18h. Já a queima de fogos está marcada para a 0h do dia 24, dia de São João.

Organizada pela Paróquia São José de Tupi, a Festa de São João de Tupi é considerada uma das mais antigas e ricas em folclore e religiosidade, revivendo as peculiaridades das grandes comemorações juninas. Além disso, é um evento importante para a comunidade do bairro, que acaba sendo beneficiada com os recursos arrecadados na venda dos produtos e comidas típicas.

O evento conta com a ajuda de 120 voluntários que atuam antes, durante e depois do evento, auxiliando nos preparativos da decoração do salão e da praça, na montagem das barracas e também na cozinha, preparando todas as delícias que anualmente são servidas no salão paroquial. Ao todo são servidos 5 toneladas de alimento dentro do salão durante a festa, chegando ao total de 15 a 17 toneladas de alimentos preparados durante todo o evento (no salão e nas barracas da praça).

O Padre Renato Luiz Andreatto destaca a importância da festa para a manutenção desta antiga tradição cultural. Além disso, a festa é muito importante para auxiliar o trabalho social que a Paroquia desenvolve junto a comunidade durante o ano. “Esta festa simboliza um costume que aos poucos, infelizmente, vem se perdendo, que é uma legítima festa junina que fazemos questão de manter viva em nossa comunidade.”

Este ano, como a data da Festa irá coincidir com o dia em que o Brasil enfrenta a seleção de Camarões na Copa do Mundo, haverá uma decoração especial com as cores da bandeira do Brasil e um telão de 100 polegadas na praça para que todos possam torcer e aproveitar a festa. Dentro do salão, o jogo também será projetado.

No cardápio gastronômico, dentro do salão, as principais opções são a leitoa à pururuca, porção de leitoa, frango inteiro frito, porção de frango a passarinho e cuscuz. Já nas barracas que ficam na praça, haverá todo o tipo de quitutes, doces e brincadeiras das festas juninas tradicionais.

A renda arrecadada com a venda dos produtos será revertida a entidades beneficentes. “Abrimos espaço para oito instituições que comercializarão os produtos e terão direito a 100% da renda arrecadada. Além disso, 20% da verba do estacionamento será repassada ao projeto Tupi Escola de Futebol”. Já nas outras barracas, onde também trabalham voluntários, a renda será revertida para o trabalho social da paróquia e para as pastorais da igreja.

Sobre o estacionamento da Festa, o padre afirmou que a empresa responsável pelo serviço irá oferecer vigilância e todos os veículos serão segurados.
“Cobraremos R$ 15,00 por carro e recomendamos que os motoristas utilizem o estacionamento oficial da festa”.

A 80º Festa de São João de Tupi é realizada pela Paróquia São José de Tupi, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo e de outras secretarias municipais.

Programação da 80ª Festa de São João em Tupi

Tríduo Festivo – 21 a 23 de junho
21 de junho
19h00 Santa Missa com bênção da família
(Quermesse após a Missa)

22 de junho
19h00 Santa Missa com bênção das crianças
(Quermesse após a Missa)

23 de junho
09h00 – Santa Missa com bênção da água
11h00 – Comidas típicas no Salão Paroquial (Cuscuz, Leitoa à pururuca, Frango inteiro frito, Porção de leitoa, Frango à passarinho e bebidas)
17h00 – Telão com transmissão do jogo Brasil x Camarões na praça.
18h00 – Levantamento do mastro e acendimento da Grande Fogueira de São João
00h00 – Grande queima de fogo

Deixe uma resposta