8ª Mostra SESI de Música Instrumental

O SESI Piracicaba realiza a 8ª Mostra SESI de Música Instrumental, de 3 a 5 de agosto, às 20h e no dia 6, às 19h. Já tradicional na cidade, o evento anual apresenta, no primeiro dia, um show envolvente, entre amigos, com Marcos Moraes, Marcus Godoy e Leo Rodrigues; no dia seguinte, ritmos que misturam jazz, MPB e instrumental, com Bianca Gismonti; no terceiro, Flávio Guimarães traz o melhor do blues brasileiro; no quarto dia, Bina Coquet encerra com interpretações de renomados compositores, como Adoniran Barbosa e Chico Buarque, no estilo do jazz.

Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

O show Entre amigos, de Marcos Moraes, Marcus Godoy e Leo Rodrigues, surpreende o público ao retratar um universo musical em que tradicional e moderno se integram. Com uma sonoridade singular e repleta de movimento, ritmos, cores e improvisos, o trio traz em seu repertório, além das composições de Moraes, músicas de Gean Correa, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Astor Piazzola e Dominguinhos.

Bianca Gismonti, ao lado do baixista Antônio Porto e do baterista Julio Falavigna, apresenta composições originais que realçam a raiz brasileira em ritmos que misturam jazz, MPB e instrumental. Seu show, além de passear por estilos como o samba, maracatu e balada, também revisita temas marcantes de seu pai, Egberto Gismonti, compositor e multinstrumentista.

Criador de um estilo próprio e de uma sonoridade única, Flávio Guimarães faz sua gaita soar como se fosse uma guitarra ou um saxofone, gerando uma atmosfera de encantamento rítmico. O músico, considerado o precursor da gaita em grupos de blues e rock no Brasil, realiza uma apresentação que explora diversas linguagens e tem como fio condutor a composição de uma trilha sonora de cinema.

Já no último show da mostra, o violonista Bina Coquet apresenta as composições de seu último CD Bina Coque, que mescla músicas autorais e de renomados compositores brasileiros como Cartola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa e Chico Buarque. Acompanhado de Fernando Seifarth, Gilberto de Syllos e Daniel Grajew, apresenta em palco o melhor do jazz manouche.

A Mostra Instrumental do SESI Piracicaba, que completa sua oitava edição, busca facilitar o acesso à cultura e incentivar o intercâmbio entre diversos estilos musicais. As apresentações destacam a beleza dos instrumentos, que se destacam na ausência da voz, e proporcionam ao seu público um momento de imersão cultural.

 

Sobre a Mostra

A Mostra SESI de Música Instrumental, tradicional evento na área musical e cultural de Piracicaba, tem como objetivo valorizar a identidade da música instrumental, com apresentações gratuitas de artistas nacionais e internacionais dos diversos ritmos e sonoridades dentro do gênero.  O projeto é uma iniciativa local, realizado no Teatro do SESI Piracicaba – CAT Mário Mantoni.

A Mostra teve início em 2009, com a presença da Sam Jazz de Tatuí, Maestro Neves & Hector Costita e o Bira Bossa Jazz. Nesses sete anos, o SESI Piracicaba tem proporcionado ao público contato com os grandes músicos instrumentais da atualidade como Yamandú Costa (2013), até músicos tradicionais como Tradicional Jazz Band (2011) e talentos locais com nomes já consagrados, como Cateretrio e Toninho Ferraguti (2012). Vale destacar ainda as participações de músicos como Arismar do Espírito Santo (2011), Quarteto José Carlos Birgorna (2012), Léo Gandelman (2013), Duofel (2010 e 2014), além de grupos internacionais como Mind Priority, da Bélgica (ano) e Escalandrum, da Argentina (2014).


 

Programação

 

3 de agosto, quinta, 20h – Marcos Moraes, Marcus Godoy e Leo Rodrigues

Popular, 60 min.

Violão e bandolim 7 cordas: Marcos Moraes | Violão 7 cordas: Gian Corrêa | Percussão: Leo Rodrigues | Produtora: MVM Produções.

 

4 de agosto, sexta, 20h – Bianca Gismonti Trio

Popular, 60 min.

Piano e voz: Bianca Gismonti | Bateria: Júlio Falavigna | Baixo: Antônio Porto

 

5 de agosto, sábado, 20h – Flávio Guimarães

Popular, 60 min.

Gaita e voz: Flávio Guimarães | Guitarra: Netto Rockfeller | Guitarra barítono: Lucas Baltieri | Bateria: Bruno Marques

06 de agosto, domingo, às 19h – Bina Coquet

Popular, 60 min.

Violão: Bina Coquet e Fernando Seifarth | Contrabaixo acústico: Gilberto de Syllos | Acordeon: Daniel Grajew | Produtora: Empório Produções.

 

Serviço

8ª Mostra SESI de Música Instrumental

Período: de 3 a 6 de agosto

Local: Teatro do SESI Piracicaba – av. Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial

Alvará: 194352014  – validade: 14/3/2018

AVCB: 267227 – validade: 23/10/2021

Capacidade: 320 lugares e 8 para cadeirantes

Classificação indicativa: livre

Informações: 19 3403-5900 | 5928

Site: https://piracicaba.sesisp.org.br

Entrada gratuita Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi ). Os ingressos remanescentes (se houver) serão distribuídos 1h hora antes do início do espetáculo.

Deixe uma resposta