Acervo de Manuel Sobral reúne peças importantes de histórias em quadrinhos

gibis-4

Acervo Sobral

Ótima oportunidade para os colecionadores, especialmente para os que residem em Piracicaba, acontece neste final de semana – dias 28 e 29 de outubro –, por meio do Facebook, uma venda direta de peças de gibis, entre outras sobre o tema, do Acervo Sobral, de curadoria do piracicabano Luis Fernando Ferraz Amstalden.

Trata-se de um acervo ímpar, reunido ao longo de 63 anos de colecionismo e que se destaca por reunir peças em inglês, português, francês, italiano e espanhol. Possui todos os gêneros e editoras, de Marvel e DC à EBAL e Bloch, passando por outras editoras europeias, americanas e brasileiras.

Sobre Sobral

José Manuel Gonçalves Sobral nasceu em Lisboa em 1945. Foi despachante alfandegário e teve uma loja de quadrinhos naquela cidade. Os quadrinhos foram sua paixão desde os seis anos de idade, quando começou a colecionar. Foi membro fundador do Clube Português de Banda Desenhada, jurado em concursos europeus de quadrinhos e manteve amizade com diversos quadrinistas e desenhistas na Europa e no Brasil, tais como Victor Peón, de Portugal.

Mudou-se para o Brasil no final da década de 1990 e aqui foi consultor e tradutor de diversas editoras inclusive a extinta Opera Graphica, responsável por algumas das melhores e mais sofisticadas edições de quadrinhos do Brasil.

Faleceu em Piracicaba em fevereiro de 2015, deixando aos seus filhos um acervo de mais de 40 mil peças, entre gibis, livros e jornais sobre o tema. As peças são dos EUA, Brasil, Itália, França, Bélgica, Portugal, Espanha e México. Cobrem um período que vai de 1933 a 2007.

gibis-3

Acervo Sobral

Na impossibilidade do acervo ser repatriado, está sendo liquidado a partir do Brasil por meio do Facebook. Até agora metade do acervo foi vendido desta maneira para colecionadores brasileiros, portugueses, americanos e ingleses.

O acervo já recebeu a visita de muitos colecionadores do Brasil e um de Portugal, inclusive a visita do Prof. Dr. Álvaro de Moya, recém-falecido, tido como a maior autoridade brasileira em quadrinhos.

Bate-papo com Fernando Amstalden

Fernando

Fernando Amstalden é curador do acervo

Abaixo, o curador Fernando Amstalden conta abaixo um pouco mais sobre o acervo e explica como acontecerá a venda direta neste fim de semana.

 A Província – Como surgiu seu interesse e oportunidade de administrar esse acervo?

Fernando Amstalden: O Manuel Sobral era meu amigo. Quando ele faleceu, fui eu que procedi com o sepultamento. Foi então que entrei em contato com a família que, na impossibilidade de repatriar o acervo, que era muito grande, me fez a proposta de eu me tornar o curador do acervo, para que ele fosse então vendido.

Este trabalho já está acontecendo há 2 anos e meio, quando foi realizado o primeiro leilão. De lá pra cá, temos feitos leilões e vendas diretas para colecionadores do Brasil inteiro e de vários países.

– Entre todas as peças, o que mais te chama a atenção neste acervo? Quais você acredita serem os “maiores destaques” nele?

É muito relativo, porque depende bastante do gosto do colecionador, da procura dele. O que eu ressaltaria são algumas peças da Popular Comics e Jumbo Comics, que são da década de 40, de histórias e personagens anteriores à onda da Marvel e da DC. E também peças europeias, como jornais ou revistas, da época do pós-guerra ou ainda da época da guerra.

Outra parte que chama bastante atenção é a quantidade de edições finas, principalmente francesas e portuguesa, bem como personagens históricos portugueses, com acervo bastante grande… Além de edições acadêmicas e também finas americanas, algumas feitas por universidades americanas.

Em termos de Brasil, nós temos muitas coisas da EBAL, em excelentes condições, que é uma editora muito valorizada no Brasil hoje, embora já tenha fechado… Porque ela foi a responsável pelos primeiros grandes personagens norte-americanos, que são da Marvel e da DC, e também obras clássicas de Tarzan, faroeste… Todas publicadas pela EBAL. Temos ainda bastante coisa disso no acervo, algumas obras inclusive muito antigas.

Mas é bom destacar que este acervo tinha cerca de 40 mil peças, da qual metade já foi liquidada.

– Como será a venda direta que acontecerá agora nos dias 28 e 29 de outubro?

A venda direta será realizada través de um grupo no Facebook. É, aliás, pelo Facebook que fazemos a maior parte dos negócios, tanto leilões como vendas.

Nesta venda do final de semana, serão peças que não saíram em leilões antigos, mas desta vez entram com descontos… Estes descontos são proporcionais às compras, podendo chegar até a 40%.

No grupo do Facebook qualquer pessoa interessada pode entrar, basta pedir a solicitação que logo é aprovada pelos administradores: HQ, Comics e BANDA DESENHADA – ACERVO SOBRAL

Nesta venda não existe lance, mas, sim, um valor determinado para cada peça… E o indivíduo interessado deverá se manifestar comentando embaixo da foto. Basta dizer “é minha”, “eu quero” ou “fico com ela”. Ou seja, não há uma disputa por lances, o primeiro a se manifestar, leva… Diferentemente dos leilões, onde geralmente existe disputa, um lance atrás do outro.

– É possível falar em uma faixa de preço das peças?

Os preços são muito variáveis, vão desde R$5 até mais de R$200, dependendo da peça ou da coleção em si e da raridade. Claro que as pessoas que são de Piracicaba têm uma vantagem, já que não precisam pagar frete. Pois, vale destacar, nós despachamos para o Brasil inteiro, e para outros países também.

Já no caso de quem é de Piracicaba, e sendo colecionador, dependendo do caso, pode até agendar posteriormente uma visita ao acervo.

Vale ressaltar que este acervo já foi visitado por muitos colecionadores de São Paulo, e um de Portugal – que foi Álvaro de Moya, recém-falecido, considerado a maior autoridade brasileira em quadrinhos.

 

Deixe uma resposta