Água de Vintém lança novo disco no Teatro do Engenho

Nesta terça, dia 25 de agosto, às 20h30, o conjunto Água de Vintém lança seu novo disco no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho), em Piracicaba. No show, o quinteto conta ainda com as participações especiais de Alessandro Penezzi (violão), Leandro Oliveira (flauta) e Rafael Toledo (percussão), que também participaram das gravações.

Segundo disco da carreira do grupo, “Água de Vintém interpreta Sérgio Belluco” traz um apanhado da obra do compositor piracicabano Sérgio Belluco e confirma o amadurecimento da sonoridade de um conjunto já estabelecido no cenário atual da música brasileira.

Atualmente com 84 anos de idade, Belluco é um dos personagens centrais no desenvolvimento do choro no interior de São Paulo por sua atuação como professor de violão, pela transcrição e constituição de um incontável acervo de partituras, pelo seu trabalho à frente do conjunto Som Brasileiro e pela sua fértil obra como compositor. O disco revela ao público 13 primorosas composições desse mestre, divididas entre choros, valsas, choros-sambados, uma polca e um schottish.

Nas palavras de Alessandro Penezzi, que foi aluno de Sérgio e com ele tocou durante anos, “nesse disco temos o prazer de ouvir músicos que, apesar da pouca idade, já trazem na bagagem experiência de sobra, bom gosto, técnica e precisão (…) Deixo minhas congratulações à iniciativa dos integrantes de registrar as composições desse músico brasileiro tão importante, cultuador e continuador da escola do violão brasileiro, erudito e do choro”.

Água de Vintém traz na bagagem um expressivo currículo de shows nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina e participações em eventos de grande relevância. Apresentou-se ao lado de nomes como Toninho Carrasqueira, Cristóvão Bastos, Déo Rian, Pedro Amorim, Nailor Proveta, Toninho Ferragutti, Antônio Rocha e Ronaldo do Bandolim.

Além do cuidadoso trabalho de pesquisa do repertório de choro, os músicos Vitor Casagrande (bandolim), Saulo Ligo (cavaco), Guilherme Soares (violão), Marcus Godoy (violão de 7 cordas) e Xeina Barros (pandeiro) desenvolvem uma sólida produção autoral, que pode ser apreciada no primeiro disco do conjunto. “Café da Dona Chica” (2013/Acari Records – RJ) traz 11 composições dos integrantes dentre suas 12 faixas.

Entre os principais trabalhos realizados pelo grupo, estão os shows no Festival de Choro de Avaré (2011, 2012 e 2014), 1ª Semana do Choro de Ribeirão Preto (2012), 51º Festival Villa-lobos (Rio de Janeiro/2013), Festival SESC Choro da Casa (Ribeirão Preto/2013), I Semana da Música Instrumental de Louveira (2013), Projeto “Palco Giratório” (Itajaí-SC/2014), VII Encontro de Choro da UNICAMP (Campinas/2014) e as gravações dos programas “Talentos” da TV Câmara (2014) e “Época de Ouro” da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (2013).

Serviço: O teatro Erotides de Campos fica no Engenho Central de Piracicaba, Av. Maurice Allain nº 454, fone (19) 3413-5212. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no guichê do teatro de terça a sexta entre 15h e 18h ou no site www.bilheteriarapida.com.br. Valor: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 a meia entrada.

 

Deixe um comentário