Águas de São Pedro recebe show Aquelas Coisas Todas

No final de semana, dia 11 de fevereiro, às 21 horas, a cidade de Águas de São Pedro receberá na Praça do Boulevard, o show Aquelas Coisas Todas, que é o nome do mais recente álbum do duo formado pela cantora Izabel Padovani e pelo baixista Ronaldo Saggiorato. O show faz parte da turnê que acontece na região do Circuito das Águas, resultado do projeto contemplado no edital de música do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Águas de São Pedro. Todas as apresentações previstas dentro do projeto são gratuitas e acontecem em praças públicas, com a proposta de contribuir com a democratização do acesso à Música Popular Brasileira.

O CD marca os 16 anos de parceria entre Izabel e Ronaldo, um duo surpreendente, segundo análise do crítico Carlos Calado, que acaba de incluir Aquelas Coisas Todas em uma relação de 40 discos recomendados. “São capazes de deixar o ouvinte sem fôlego, em versões arrebatadoras de sambas, choros, baiões e outros ritmos brasileiros, assinados por Guinga, Jacó do Bandolim e Tom Jobim, entre outros”, comentou no seu blog Música de Alma Negra, no post Discos em 2016: música instrumental, MPB, jazz, soul e blues em 40 álbuns recomendados. O disco também acaba de ser inserido na lista de os 100 melhores da Música Popular Brasileira de 2016, elaborada pelo site Embrulhador, uma referência no meio musical.

Em Aquelas Coisas Todas, o duo apresenta um trabalho que valoriza a riqueza da canção brasileira e faz um passeio por diferentes gêneros musicais, como frevo e chamamé. O repertório passa por compositores consagrados como José Miguel Wisnik, Luís Tatit, Rosa Passos, Luhli e Joésia Ramos. Além de Toninho Horta, com a música instrumental que dá nome ao CD. O repertório também traz canções de novos compositores como Chico Saraiva e Alegre Corrêa.

Assim, fazem parte desse álbum clássicos como Contrato de Separação (Dominguinhos e Anastácia) e os choros Doce de Coco (Jacó do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho) e Falando de Amor (Tom Jobim). As divertidas Vô Alfredo, um frevo de Guinga e Aldir Blanc, e Gávea, de Alegre Corrêa e Marcio Tubino, e um samba-canção dos anos 60, É Preciso Perdoar, de Alcyvando Luz e Carlos Coquejo.

Entre as faixas que compõem esse trabalho também estão Baião de Quatro Toques, uma canção de Wisnik, com letra de Luis Tatit, inspirada na Quinta Sinfonia de Beethoven, Piaçaba (Joésia Ramos e Luhli), além de Samba com Pressa (Rosa Passos e Fernando de Oliveira), No Tempo do Espicho (Marlui Miranda), Na Virada da Costeira (Chico Saraiva e Paulo César Pinheiro) e Alegria (Assis Valente e Durval Maia). Ao todo, são 13 faixas que compõem esse trabalho e o show tem aproximadamente 1h20 de duração.

A interpretação e os arranjos desenvolvidos trazem a marca do duo e mostram toda a criação e o aspecto autoral envolvidos no trabalho deste espetáculo. A formação inusitada, baixo e voz, possibilita uma ampla performance de cada instrumento e a sintonia alcançada pela longa parceria entre Izabel Padovani e Ronaldo Saggiorato brinda o público com músicas executadas com intimidade e liberdade.

Sobre os Músicos

Os músicos Izabel Padovani e Ronaldo Saggiorato possuem uma larga trajetória musical, viveram por uma década em Viena e, em 2005, retornaram ao Brasil. Izabel Padovani tem cinco CDs gravados e já subiu ao palco com músicos como Nelson Ayres, André Marques, Dante Ozetti, Nenê, Mané Silveira, Benjamin Taubkin, Alessandro Kramer, Guinha Ramires, Trio Curupira, Oficina de Cordas de Campinas, Oficina de Sopros de Curitiba, Marcelo Onofri, Thomas Kugi, Thomas Gansch, Alegre Corrêa, entre outros.

Ronaldo Saggiorato tem dois CDs de composição gravados e participação em dezenas de CDs com artistas como Renato Borguetti, Letieres Leite, Vitor Ramil, Alegre Corrêa, Dante Ozzetti, Guinha Ramires, Mohamed Mounir, Sandra Pires, Elias Meiri, Timna Brauer, Fernando Paiva, Pedro Tagliani, Marcio Tubino, Marcelo Onofri, Alessandro Kramer, entre muitos outros.

Na trajetória dos músicos destaca-se a participação no projeto Duos Brasileiros, em 2011, em comemoração aos 30 anos do Unimúsica da UFGRS, ao lado de Monica Salmaso, Teco Cardoso, Ná Ozzetti e André Mehmari. O primeiro CD do duo, Tons bass&voice, foi lançado em 2005 e recebeu a indicação para o Prêmio da Crítica Schallplattenkritik na Alemanha. No mesmo ano, Izabel Padovani venceu o Prêmio Visa de Música.

O projeto Aquelas Coisas Todas, contemplado pelo edital ProAC, teve início em dezembro de 2016 com um show em Brotas. A turnê também passou por Joanópolis, Amparo, Santa Rita do Passa Quatro, Águas de Lindóia e Atibaia. Após a apresentação em Águas de São Pedro, o duo realiza shows em Poá (18/02) e em Águas de Santa Bárbara (25/02) onde os músicos encerram o projeto.

Programe-se

Show Aquelas Coisas Todas
Dia: 11/02/2017
Horário: 21 horas
Local: Praça do Boulevard – Águas de São Pedro
Gratuito

Deixe um comentário