Aquário municipal completa cinco anos e comemora com o nascimento de cinco arraias

Arraias Aquário Municipal

Foto: João Batista Pereira

O Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves” completa cinco anos em setembro e mais de 746 mil pessoas já passaram pelo ponto turístico localizado no Mirante. Outra comemoração é o nascimento de mais cinco arraias.

“Vamos comemorar cinco anos do aquário com o nascimento de cinco arraias, foi uma feliz coincidência. Os filhotes estão separados e sendo tratado pelos técnicos para receber alimentação adequada e crescer. Depois, eles serão colocados em outro ambiente, junto com os demais peixes”, declarou José Rubens Françoso.

A raia-comum, também conhecida como arraia ou peixe batóide, é um animal marinho cartilaginoso (Chondrichthyes) que encontra-se dentro da super ordem Bhatoidea (ou Rajomorphii) dos Elasmobranchii, que engloba também os tubarões.

Seu corpo é achatado dorsoventralmente e suas nadadeiras peitorais unem-se aos lados da cabeça e do corpo. O esqueleto é cartilaginoso, sem ossos verdadeiros. A boca situa-se na região ventral e é provida de dentes cobertos de esmalte; suas fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça (principal característica que distingue os peixes batóides dos “verdadeiros” tubarões). Sua cauda, longa e fina, possui um espinho que constitui excelente arma de ataque e de defesa.

Ao nadar, ela executa um movimento semelhante ao das asas dos pássaros. São nadadoras velozes, deslocando-se por meio do movimento ondulatório das barbatanas peitorais.

Sua alimentação é constituída, basicamente, de peixes, moluscos e crustáceos. São animais ovovivíparas, ou seja, pões ovos já com embrião desenvolvido, após incubação dentro do corpo da mãe.

O Aquário está localizado em ponto privilegiado dentro do Parque do Mirante e possui vista panorâmica do Rio Piracicaba.

Hoje o aquário conta com média de 57 espécies de peixes, que se dividem em Carnívoros do Brasil e do Mundo; Pequenos da Amazônia e Exóticos do Mundo, que são peixes originários da América, da Ásia, África e Europa, divididos em três aquários.  O Lago das carpas é uma atração à parte. Os visitantes têm oportunidade de conhecer demais espécies como, Pintado, Pirarara, Piracanjuba, Pacu e Tilápias.

A entrada é gratuita e é aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 18h. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo telefone 3421-1566.

Deixe uma resposta