Aquário Municipal é finalista do III Prêmio Ações Inclusivas 2012

Desde que a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi criada, em março de 2008, busca a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiência em todo o Estado de São Paulo, por meio da implementação de ações e projetos voltados a esse segmento.

Dentre eles está o Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência , que visa celebrar as práticas no perfil da inovação, capacidade de multiplicação e de transformação social.

O III Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência – Edição 2012 tem por objetivo reconhecer e destacar as práticas bem sucedidas voltadas à inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência, em todo o Estado de São Paulo. Entre as 140 práticas inscritas, vindas de 45 municípios, saíram 16 cidades finalistas. Dentre elas, o Aquário Municipal concebido e administrado pelo Semae, inaugurado em setembro, dentro do Parque do Mirante. A premiação veio por ter sido o espaço, considerado acessível para todos os tipos de deficiências.

O evento para anuncio dos finalistas aconteceu no último dia 12/12, em São Paulo, e foi acompanhado pelo entusiasmado grupo de funcionários do Semae. Todo o projeto de acessibilidade do Aquário Municipal foi desenvolvido pelo Departamento Administrativo do Semae, bem como foi deles a iniciativa para inscrição neste prêmio. Coroando a iniciativa, eles receberam troféu, divulgação no Portal da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, placa de Menção Honrosa e certificado de Participação.

A mais nova atração do Parque do Mirante recebeu desde a inauguração há três meses, cerca de 90 mil visitantes de todas as idades e com diferentes condições de acessibilidade. O espaço atende tanto a cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, quanto portadores de deficiência visual, já que é dotado de rampas, sanitários adaptados e a identificação de todos os peixes também está disponível em braile.

Piracicabanos e turistas afirmam estar encantados com a estrutura e com os mais de três mil peixes de 80 espécies, que habitam os aquários e os lagos que compõem a estrutura.

Para registrar as presenças, à entrada do Aquário existem catracas com contadores.

Serviço: 

Aquário Municipal – avenida Dr. Maurice Allain, s/nº, Parque do Mirante

Visitação de terça a domingo, das 9 às 19h.

Agendamento de grupos – felefone: (19)3421-1566

Deixe um comentário