Artvale começa amanhã no Engenho

A Artvale – Feira Internacional de Cultura e Artesanato começa nesta sexta-feira (3/8) em Piracicaba. Nesta edição o evento ocorrerá até dia 12, no Engenho Central. Representada por 20 países e 10 estados brasileiros, funcionará diariamente das 14 às 22 horas. É uma grande oportunidade para decoração, compra de presentes pessoais ou para amigos e parentes. Quem é lojista pode garantir seu estoque de Natal. Os organizadores esperam a visita de 50 mil pessoas.

Piracicaba, com suas artes que já ganharam o mundo, também participa desta grande feira: 30 artesãos cadastrados nas secretarias municipais de Ação Cultural e de Turismo também estarão expondo. As peças chamam a atenção pela habilidade, capricho nos detalhes e delicadeza.

Nos 100 estandes espalhados pelo Armazém 9 do Engenho Central serão encontrados produtos tão exóticos e diferenciados que raramente são vistos no Brasil. Ao chegar, o visitante perceberá que seu ingresso vale como um passaporte. Cada país participante apresenta o mais típico artesanato de seu estado ou nação.

Segundo Tatiana Lagrota, organizadora da Artvale, as peças expostas têm preço de atacado, já que os expositores são os próprios fabricantes – o que muda, nesse caso, é a quantidade. Isso ocorre também com os produtos de maior valor da feira, como as luminárias de cristais de murano, as toalhas e colchas da Síria, móveis talhados em madeira da Indonésia, que podem ser comprados por um preço até duas vezes menor do que o praticado nas lojas desse setor espalhadas pelo país.

Outra grande oportunidade da Feira Internacional de Cultura e Artesanato é a oportunidade de experimentar a culinária de alguns países e estados. No stand de Portugal há o famoso “Pastel de Santa Clara”, assim como toda a variedade de doces à base de gema de ovo. No estande da Tunísia há os mais deliciosos doces árabes.

O Brasil também é representado pelo estande do Rio Grande do Norte que traz vários tipos de castanhas e frutas secas típicas da região. O Rio Grande do Sul com queijos e salames e ainda os saborosos doces mineiros, com uma variedade de tipos.

 VALORIZAÇÃO – Os artesanatos são feitos por pessoas talentosas que dedicam seu tempo para produzir peças exclusivas, onde nunca é idêntica a outra, que levam alegria e prazer a outras pessoas. Por isso, quem compra para uso ou para dar de presente um produto artesanal está adquirindo uma peça de valor agregado inestimável.

FEIRA – Famoso em todo mundo, o formato da Feira Internacional de Artesanato teve origem na Europa em cidades como Milão, Lisboa e Munique há cerca de 20 anos. Atualmente, várias feiras similares viajam pelo Brasil e pelo mundo levando o artesanato de diferentes locais do planeta, possibilitando o acesso mesmo a quem não viaja.

 

SERVIÇO:

ARTVALE – Feira Internacional de Cultura e Artesanato

Período: de 3 a 12 de agosto de 2012

Local: Engenho Central de Piracicaba – Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende

Horário: Diariamente, das 14h às 22h

Ingressos: R$ 5,00 – idosos acima de 60 anos pagam meia. Não pagam crianças menores de 12 anos

Estacionamento: R$ 5,00, exclusivo pela entrada da ponte do Morato e parte da renda será revertida para o Fundo Municipal de Cultura

Realização: TML Promoções e Eventos

Apoiadores: Secretaria de Ação Cultural, Secretaria Municipal de Turismo, Prefeitura de Piracicaba

Outras informações: www.feiraartvale.com

Deixe um comentário