Bailarinos da Cedan são classificados para a final do Tanzolymp Berlim

CEDAN - Studio Nanah      D´LuizeA Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), vinculada à Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), participou, de 22 a 24 de agosto, do 3º Tanzolymp Brasil, a única etapa seletiva brasileira para o festival 14º Tanzolymp Berlim, marcado para fevereiro de 2017. O evento foi realizado no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

A Cedan concorreu em duas seletivas: solo de dança clássica de repertório, na categoria 19 a 26 anos, com as bailarinas Talita Della Ponta (coreografia Rainha das Dríades) e Maria Luíza Tavares (coreografia Desafio de Kitry), e conjunto moderno-contemporâneo, na mesma categoria, com 14 bailarinos, e a coreografia Tanguetto, de César Albuquerque.

De acordo com Camilla Pupa, diretora-artística da Cedan, das três coreografias apresentadas, duas foram classificadas para a final do festival, em Berlim, na Alemanha. “Classificamos duas coreografias: o solo de repertório Rainha das Dríades e o conjunto Tanguetto. Agora, vamos intensificar nossos ensaios para apresentar mais duas novas coreografias de cada modalidade, lá em Berlim”, disse.

Segundo a diretora, é sempre muito importante estar em grandes eventos de dança. “Isso traz experiência, conhecimento e reconhecimento aos nossos bailarinos. A Cedan sempre participa de eventos nacionais de dança. O Tanzolymp é o nosso primeiro festival internacional competitivo. Nossa classificação deixou todos muito felizes e incentivados a prosseguir”.

Para ela, um festival internacional é sempre uma grande experiência para a formação do bailarino. “Coloca-o em uma plataforma maior de aprendizado e o situa ao lado de bailarinos, professores e companhias do mundo inteiro”, explica. “O Tanzolymp é um festival bastante interessante, pois, além de proporcionar aulas e espetáculos, tem a preocupação com a formação cultural dos seus participantes. Em Berlim, serão realizadas visitas monitoradas a museus e outros pontos turísticos”, completa.

Agora, falta pouco para a Cedan brilhar no 14º Tanzolymp Berlim. “Nosso próximo passo é buscar apoio e patrocínio para esta grande empreitada, que é levar o nome da dança de Piracicaba a Berlim. Quero agradecer a todos os envolvidos no trabalho da Cedan, com carinho especial ao nosso público. Esta conquista é de todos”, finaliza Camilla.

O FESTIVAL – O 3º Tanzolymp Brasil, promovido em agosto último, contou com 382 participantes, de 70 grupos do Brasil e da América do Sul. Foram apresentadas 259 coreografias e selecionadas 107, as quais participarão do 14º Tanzolymp Berlim, em fevereiro de 2017.

A final do festival ocorre anualmente em Berlim, com a participação de, aproximadamente, 1.000 bailarinos, de cerca de 40 países. “É considerado um dos maiores festivais de dança da Europa e grande referência no mundo da dança, com organização e direção de Oleksi Bessmertni”, conta André Malosá, um dos organizadores da etapa seletiva brasileira, ao lado de Caio Ekman.

Segundo Malosá, o principal objetivo do Tanzolymp é oferecer oportunidades a jovens talentos da dança, como bolsas e contratos profissionais em algumas das principais escolas e companhias de dança do mundo. “Sem contar o intenso intercâmbio cultural e artístico vivenciado entre participantes de diversos países, que proporciona uma rica experiência aos futuros bailarinos”, acrescenta.

A COMPANHIA – A Companhia Estável de Dança de Piracicaba é uma entidade vinculada à Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), cujos bailarinos são selecionados em audição pública, sob direção artística da maitre de balé clássico Camilla Pupa. Tem como finalidade incentivar e possibilitar a criação de um corpo de baile amador permanente, que apresente periodicamente espetáculos de dança em Piracicaba e em outras cidades, propiciando a formação teórica e prática de bailarinos.

Deixe uma resposta