Batom, Lápis & TPM é aberta no sábado

Evelin Debei - BrasilUma mostra só delas. Assim é Batom, Lápis & TPM, exposição criada para homenagear as mulheres e que chega a sua quinta edição, com abertura no sábado, dia 14 de março, às 16h, no Armazém 14A do Engenho Central. A realização é da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A visitação gratuita pode ser feita até 12 de abril, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Este ano foram inscritos 158 trabalhos, de 74 artistas de 17 países: Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Egito, Espanha, Estônia, Índia, Irã, Itália, Peru, Polônia, Quênia, Romênia, Rússia e Uruguai. Um júri selecionou aproximadamente 100 obras, entre cartuns, caricaturas, charges e tiras, que podem ser vistos na mostra. Quatro das mulheres que expõem vivem em Piracicaba: Maria Luziano, Janine Pestana, Evelin Debei e Estela Menegalli. A lista completa de selecionadas pode ser acessada pelo site da Semac (www.semac.piracicaba.sp.gov.br) ou na página do Facebook.

“Batom, Lápis & TPM nasceu para valorizar o papel da mulher no universo das

artes gráficas e é, também, uma forma de homenagear a todas, artistas ou não,

pelo seu dia internacional, comemorado em 8 de março. A cada ano podemos sentir uma receptividade maior por parte das participantes com o aumento das inscrições e dos países de origem. A mostra serve como um espaço para que as mulheres expressem, por meio dos traços, as injustiças que sofreram e ainda sofrem”, afirmou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

O produtor gráfico do CEDHU, Eduardo Grosso, observa que algumas artistas enviam trabalhos desde a primeira edição, como é o caso da italiana Marilena Nardi e da mineira radicada em Piracicaba, Maria Luziano, mas também destaca a renovação.  “O mais importante é a boa qualidade do conjunto que mais uma vez foi se faz presente”, afirma Grosso.

De acordo com o produtor, os temas tratados este ano passeiam pela imposição aos padrões da moda e da beleza feminina e também abordam as diferenças, os preconceitos de gênero, a relação com a tecnologia e até fazem uma reflexão sobre os horrores da guerra.

Durante a cerimônia, haverá show com a cantora Patrícia Aguiar, exposição paralela da revista As Periquitas e exibição do curta-metragem Guida, de Rosana Urbes.

WORKSHOP – No dia 21 deste mês, das 15h às 17h, Rosana Urbes estará em Piracicaba para o workshop Guida: O Processo de Realização de um Curta-metragem de Animação 2D. Na ocasião, será exibido o curta Guida e a autora ministrará palestra sobre as etapas da produção, a ideia, captação, desenvolvimento visual, desenho de personagem, desenho de cenário, storyboards, animação e finalização. O evento está com inscrições abertas.

SERVIÇO – Exposição de humor gráfico Batom, Lápis & TPM. Abertura no dia 14/03, às 16h, no Armazém 14A, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454 (em frente à ponte pênsil). Visitação gratuita até 12 de abril, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Workshop Guida: O Processo de Realização de um Curta-metragem de Animação 2D. Dia 21/03, das 15h às 17h, no CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), no Engenho Central. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo email[email protected] ou pelo telefone (19) 3403-2620.

Deixe uma resposta