“Blog do Cecílio”: mais um canal de expressão do jornalista e escritor

lanc-florenca_Cecilio-Elias-Netto

O escritor e jornalista Cecílio Elias Netto. (foto: Marcelo Fuzeti Elias)

“Com justificada razão, alguém perguntará: ‘Por que, aos 80 anos, um jornalista e escritor haverá de ter um blog? Nesta altura da vida?’ A resposta parece-me a mais simples. Ou melhor: a mais humana para mim mesmo. Um blog é, antes de mais nada, um diário pessoal tal qual os cadernos de antigamente. Neles, o escrevinhador deixava suas impressões, sentimentos, anseios, tristezas, alegrias. Foi assim, como jornalista e pessoa humana, que o fiz ao longo da vida. Hei, pois, que fazê-lo agora, na era digital. E, portanto, digitalmente.”

É por isso que, nesta quarta-feira, dia 03 de março, o “Blog do Cecílio” já está disponível no endereço www.cecilio.blog.br. O Blog foi desenvolvido por João Elton Moreto, da Q11 Digital, e também tem acesso por meio dos websites “A Província” e “A Tribuna Piracicabana”.

A seguir, o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto conta sobre mais esta iniciativa.

A escolha da data para o lançamento

“Não se trata de coincidência o lançamento deste blog no dia 3 de março de 2021. Foi uma escolha, necessidade d´alma. Neste dia, meu pai, Tuffi, estaria completando 110 anos. Estaria, não, está. Pois, embora em uma outra dimensão que desconheço, ele continua cada vez mais vivo em minha memória e daqueles que o conheceram. Não pretendo fazer-lhe uma homenagem póstuma. Escolhi essa data para agradecer e fazer-lhe um confíteor, onde quer que ele esteja. Agradecer pela vida, pela sabedoria com que me propôs e sugeriu a existência.”

Rascunho da História

“Mudam-se os instrumentos, os veículos. Permanece o homem com sua história, anseios, sentimentos que, mesmo com a idade, estão vivos. Este blog é onde pretendo continuar minha missão jornalística e minha maior expressão de vida, que é escrever.

Escrever a qualquer e em qualquer momento. Inspirar à medida que a vida me der sua expiração. ‘Trabalhe enquanto tiver luz’ – é a lição que nos vem da Antiguidade.

É esse meu dever como um servidor da comunicação. O jornalista – a qualquer tempo – tem o dever e a responsabilidade – especialmente em momentos caóticos – de colaborar para a compreensão do que está ocorrendo. Mesmo aos 80 anos, o jornalista tem a missão de escrever o rascunho do que, um dia, será História. ‘Mactub’, dizem os árabes: está escrito.”

elemento-banner-provincia-post

O jornalista, um acendedor de lampiões

“E, assim, há que ser, missão profética. Pois era chamado de profeta aquele que, no passado, acendia os lampiões das ruas. O jornalista é um simples acendedor de lampiões da comunidade, aquele que tenta acender alguma luz para que se enxergue melhor.

Hoje, mais do que antes; agora, talvez, mais do que nunca – sinto ter coisas a dizer, reflexões a dividir, riquezas e pobrezas a trocar com as pessoas. E – para quem se interessar – informações sobre o caminho percorrido, que é o mesmo de gerações destinadas a percorrê-los. Os caminhos são os de sempre; diferentes, os caminhantes.”

2 comentários

  1. heloiza barroso em 03/03/2021 às 10:58

    Parabéns !!!!

    • Mateus Piffer Jr em 07/03/2021 às 14:29

      Será um prazer acompanhar mais esse canal, parabéns!!

Deixe uma resposta