Caipiracicabana: festa teve Noiva da Colina, cururu e comida típica

JJL_7020A E.M. Oracy da Silva, Santa Terezinha, realizou, no último sábado, a Festa Caipiracicabana. A atividade foi uma das estratégias utilizadas para desenvolver o projeto “Piracicaba, lugar onde o peixe para”. As crianças fizeram apresentações de dança com enfoque na cultura de Piracicaba, e nas barracas, foi possível conhecer a história da cidade. A barraca da pescaria, por exemplo, retratou a história do Rio Piracicaba. “Tivemos comida típica como pamonha, cural, bolo de milho.A festa contou também com a Noiva da Colina, caracterizada por uma professora da unidade. Uma dupla sertaneja e o cururueiro Moacir Siqueira se apresentaram no evento”, relata a diretora Janete Vieira.

O projeto – “Piracicaba, lugar onde o peixe para”, que teve início em abril, tem levado os alunos a explorar os costumes da cidade, conhecer personalidades marcantes, entender a origem do nome de Piracicaba, os primeiros moradores, a cultura, os pontos turísticos e o Rio, é claro. As atividades estão previstas para terminar em novembro deste ano.

De acordo com a diretora da unidade, Janete Vieira, o projeto foi embasado na ideia de abordar um tema diferente em cada mês. “Em abril, os alunos conheceram a história da fundação de Piracicaba, em maio a agricultura e os meios de comunicação, em junho e julho o projeto abordou as festas tradicionais, a música caipira e a comida típica”, explica. “Nesse mês as crianças visitaram o estádio do XV, tiveram acesso ao hino do time, conheceram a equipe, a bandeira e mascote do clube”, acrescenta.

Estão agendadas ainda para este ano, visitas a alguns pontos turísticos da cidade, como o Engenho Central, a Esalq, Ponte Pênsil, Rua do Porto e a Casa do Povoador. No último mês do desenvolvimento do projeto, novembro, os alunos conhecerão a história do patrono, Oracy da Silva, e sua participação no movimento negro, além de explorar a cultura Afro e suas características.

Deixe uma resposta