Casa do Povoador abriga exposição de peças em cerâmica

DSC08932A Prefeitura de Piracicaba, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e o grupo InVento abrem hoje, dia 28/05, às 20h, na Casa do Povoador, a exposição Dia do Ceramista, com peças de 18 artistas. A mostra pode ser vista até o dia 28 de junho no espaço, com entrada gratuita.

Formam o InVento, criado em 2012, Ana Maria Paladino, Cidinha Cintra, Cris Rocha, Edilaine Brum, Fernando Gevartosky, Helena Esteves Perche, Josiane Lazarini, Leila Mirandola, Ligia Malavolta, Lucia Portella, Magda Trevelin, Mariangela Aragão, Marisa Poggi Borges, Neli Righetto, Patricia Degan, Regina Teixeira, Tainã Gevartosky e Vera Simonetti.

De acordo com Ana Maria Paladino, esta é a terceira edição da mostra, realizada para homenagear os ceramistas em seu dia. “Os artistas criaram as obras especialmente para esta mostra, que tem como tema Morada”, contou Ana Maria, que vai expor o trabalho chamado Em Construção. “Conquistamos este espaço para a cerâmica, que sempre foi vista como utilitária. Nessa exposição mostramos o seu lado artístico”, afirma.

Já Lúcia Portella, que trabalha com cerâmica há 35 anos, vai expor o conjunto Entrada, com 12 peças. “Já trabalhei com a cerâmica utilitária e agora vi a necessidade de evoluir, por isso passei para a arte conceitual. No meu trabalho, mostro 12 chaves em cerâmica, que ficarão penduradas. Sem uma chave você não entra em casa, não entra em um coração”, descreve.

AÇÃO ECOLÓGICA – Além de ver as obras em exposição, quem for à Casa do Povoador poderá levar para casa bombas de semente, que serão disponibilizadas na entrada. De acordo com informações do grupo InVento, a bomba de sementes é uma pequena bola feita de argila e adubo, recheada com sementes variadas que, após lançadas, ficam expostas e germinam. Elas foram criadas pelo agricultor e microbiólogo japonês Masanobu Fukuoka (1913 –2008), na década de 1970, e podem ser lançadas em locais abandonados ou desmatados.

SERVIÇO – Exposição Dia do Ceramista. Com trabalhos do grupo InVento. Abertura amanhã, 28/05, às 20h, com visitação de 29/05 a 28/06, de segunda à sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h, na Casa do Povoador, avenida Beira Rio, 844, Centro. Informações: (19) 3434-8605.

Deixe um comentário