Cerimônia de premiação do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

    salão de humor Indignação. Uma das palavras mais pronunciadas nos últimos anos, em todo planeta, deu a tônica na cerimônia de premiação do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizada no último sábado, 23 de agosto, no Teatro do Engenho Central, em Piracicaba (SP). O iraniano Afshin Nazari foi o grande vencedor da edição 2014, tendo vencido a categoria Cartum e recebido, também, o Troféu Zélio de Ouro, o grande prêmio do Salão, um dos eventos mais importantes do gênero em todo mundo.

      Afshin Nazari ganhou com um cartum mostrando um presidiário que serra as grades de sua cela não para fugir, mas para se enforcar. A categoria Indignação também teve um vencedor estrangeiro, o ucraniano Vladimir Kazanevsky, com um cartum em que um exército em marcha assume a forma da marca do Facebook. Uma clara referência ao uso das redes sociais como forma de mobilização para causas da cidadania. Outro iraniano, Ali Miraee, venceu na categoria Charge.

     Quatro prêmios tiveram brasileiros como vencedores. Uma caracterização do compositor Cartola, em uma escultura de metal, valeu a Robinson José da Silva o prêmio na categoria Caricatura. O Prêmio Saúde Unimed foi vencido por Rafael Limaverde. Raimundo Rucke venceu na categoria Tiras.  E o brasileiro Moacir Knorr Gutierres ganhou o Prêmio Águas do Mirante. O peruano Walter Alvarez Toscano venceu o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba. Foram concedidas Menções Honrosas em todas as categorias.

     O Salão Internacional de Piracicaba conta com o apoio de empresas que contribuem com ações diversificadas a cada edição. Uma delas, na 41ª edição, é a Arcor do Brasil que concedeu kits e cestas de produtos aos jurados da competição. 

     Além disso, a fabricante realizará ações para o público adulto, como sampling aos finais de semana e, para o público infantil, a distribuição de lanches como Tortuguita, Danix e 7Belo nas oficinas que acontecerão durante a semana.  Está prevista também distribuição de produtos na caminhada que acontecerá em alguns trajetos da cidade. O patrocínio inclui ainda a participação da marca nos catálogos, banners ações na mídia eletrônica.


      A 12ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba, por sua vez, tem o Instituto Arcor Brasil como um dos patrocinadores. A competição é dividida em duas categorias: alunos entre 07 e 10 anos e entre 11 e 14 anos. As inscrições para a edição de 2014 já se encerraram. A premiação acontecerá no dia 12 de outubro, último dia da exposição do Salão Internacional e do Salãozinho. As exposições acontecem em vários espaços do Engenho Central de Piracicaba, das 10 às 18 horas de quarta a sexta e de 10 às 20 horas aos sábados, domingos e feriados.   

      Este ano, o Instituto Arcor, responsável pelo investimento social privado da empresa Arcor do Brasil, concedeu dois tablets para o 1º lugar de cada categoria. Para os alunos classificados em 2º e 3º lugar receberão kits de desenho e, aos demais, foram oferecidos kits de produtos Arcor como “Menção Honrosa”.

      Com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino e Escolas de Piracicaba são oferecidas oficinas para a formação continuada de professores de todas as disciplinas escolares incluindo o desenho de humor à proposta pedagógica escolar.

      O evento surgiu a partir do Salão Internacional do Humor de Piracicaba, que é uma das mais importantes iniciativas no segmento do humor gráfico em todo mundo.  O I Salão Internacional aconteceu em 1974, com a participação de grandes nomes do humor, como Millôr Fernandes, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça. Os maiores nomes do humor gráfico no planeta já participaram do Salão Internacional do Humor de Piracicaba.

Deixe uma resposta