Clap promove sessão de cinema com contação de história

O Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba (Clap) promove uma tarde especial hoje (9), das 14 às 17 horas. Gratuito e aberto ao público, o evento Cinema, Cultura e Bate-papo contará com exibição do filme Colcha de Retalhos e, em seguida, reflexões com mediação de Carmelina Toledo Piza.

 

O longa-metragem de 1995 conta a história de Finn Dodd (Wynona Ryder), uma jovem que, enquanto termina seus estudos e se prepara para casar, vai morar na casa da sua avó (Ellen Burstyn), onde várias amigas da família preparam uma colcha de retalhos. Enquanto o trabalho é feito ela ouve o relato de paixões e envolvimentos, nem sempre moralmente aprováveis, mas repletos de sentimentos. Neste intervalo, a protagonista se sente atraída por um desconhecido, criando dúvidas em seu coração.

 

Após a exibição do filme, a escritora, contadora de histórias e ilustradora Carmelina Toledo Piza fará a mediação do bate-papo. A intenção é promover conversar, análises e troca de conhecimentos, envolvendo o filme e as experiências dos participantes.

 

Para as diretoras do Clap, professoras Alessandra Cerri e Maristela Marrano, o evento é uma oportunidade de curtir uma tarde diferente, descontraída e com a possibilidade do aprofundamento em temas interessantes para o cotidiano. “Tanto a exibição do filme quanto a mediação da Carmelina e as contribuições pessoais dos participantes dão indícios de que será uma tarde especial”, convidam as professoras.

 

SOBRE A MEDIADORA – Carmelina de Toledo Piza nasceu em Tietê. Aos 6 anos, mudou-se para Piracicaba, no bairro Paulicéia, habitado por gente simples e repleto de contadores de histórias. É contadora de histórias e professora formada pelo Instituto Educacional Piracicabano. Cursou a Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Fez Psicopedagogia e mestrado em Educação Comunitária no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) em Americana. Pós-graduou-se em Arteterapia na Universidade Paulista (Unip) e está cursando Educação Artística (EaD) nas Faculdades Claretianas, em Rio Claro. Em 1999, abriu o Espaço para Arte de Contar Histórias, em Piracicaba, onde ensina a arte de narrar aos profissionais da educação, da saúde e de outras áreas. Em 2001, formou o grupo Na Cia. da Tia Carmelina. Lançou os livros Entrou por uma porta, saiu por outra, quem quiser que conte outra (2003); Caju, uma história de amor e 7 encontros, histórias e desenhos (2004); Histórias que amigos contam (2005); Amor sempre… Sempre amor (2006); e Passa balaio trançado de sonhos e conta uma história… 2ª Edição (2013). Atualmente, presta trabalho voluntário na Santa Casa de Piracicaba.

 

SOBRE O CLAP –  Idealizado pelas professoras Alessandra Cerri e Maristela Negri, especialistas em educação para a terceira idade, o ambiente do Clap estimula a saúde física, mental, espiritual, cultural e social e está estruturado em pilares científicos e cognitivos, construídos a partir de experiências pessoais e decorrentes do próprio convívio com grupos da melhor idade há mais de 12 anos. As aulas do Clap ocorrem as segundas e quartas-feiras, das 15 às 16h30; e nas terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. As turmas não são avaliadas por provas e não precisam realizar tarefas comuns do ensino formal. Nos demais dias da semana, o Clap permanece aberto com atividades diversas como oficinas, atividades motoras (ginástica preventiva, alongamento funcional, fortalecimento feminino, danças circulares, ritmos dançantes e Yoga), palestras e cursos multitemáticos. Localizado no bairro São Dimas, o Clap conta com sala de aula climatizada (capacidade para 60 alunos), recursos multimídia, recepção e instalações totalmente adaptadas em acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de acessibilidade.

 

SERVIÇO

Clap apresenta Cinema, Cultura e Bate-papo

Exibição do filme Colcha de Retalhos – com mediação da contadora de histórias Carmelina Toledo Piza

Local: Clap – Rua José Ferraz de Camargo, 460 – Bairro São Dimas

Data: Sexta-feira (9) – 14 às 17 horas

Informações: (19) 3377.9332 / (19) 3377.9334

 

Deixe um comentário