Clap recebe Carmelina Piza para falar sobre o enfrentamento ao câncer de mama

Aproveitar a vida é sempre gratificante, principalmente quando envolve superação. E está sendo assim para a contadora de histórias Carmelina Toledo Piza, que após o tratamento do câncer de mama escreveu o livro “Homens e Deusas no Erótico da Mulher” com o objetivo de compartilhar seu enfrentamento e ajudar as pessoas diagnosticadas com a doença. A obra será apresentada amanhã (30), às 16 horas, no Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba (Clap). O evento é gratuito e aberto ao público.

 

O livro é cheio de humor com pitadas de erotismo, justamente para mostrar que é possível amar o próprio corpo após a mastectomia e a reconstrução da mama. “No livro, falo desde o dia em que recebi o diagnóstico, a retirada das duas mamas e a reconstrução”, disse Carmelina.

 

Publicado pela Gráfica Riopedrense, o livro ‘Homens e Deusas no Erótico da Mulher’ possui 72 páginas. Conta com fotografias de Janaina Zaidan e Simone Palma, partituras de músicas da percussionista Andrea Lucio Martins Borsonello, textos e poesias. Parte da renda com a venda do livro será revertida para a Associação Ilumina.

 

As proprietárias do Clap, professoras Alessandra Cerri e Maristela Marrano, comentam que “Carmelina é sempre um grande exemplo não só para as mulheres, mas todas as pessoas que enfrentam as dificuldades da vida. Todos os dias somos testadas de alguma forma e precisamos entender os motivos para enfrentarmos cada situação, boa ou não. Com certeza, será um encontro muito animador”.

 

SOBRE A ESCRITORA

Carmelina de Toledo Piza nasceu em Tietê. Aos 6 anos, mudou-se para Piracicaba, no bairro Paulicéia, habitado por gente simples e repleto de contadores de histórias.

Teve uma infância muito feliz ao lado dos irmãos e vizinhos, que adoravam brincar na rua, enquanto os pais colocavam as cadeiras na calçada, conversavam e contavam histórias. Foi uma criança alegre, bem moleca, que brincava de rodar pneu, de pular corda, de roda-roda e de pega-pega.

É contadora de histórias e professora formada pelo Instituto Educacional Piracicabano. Cursou a Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Fez Psicopedagogia e mestrado em Educação Comunitária no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) em Americana. Pós-graduou-se em Arteterapia na Universidade Paulista (Unip) e está cursando Educação Artística (EaD) nas Faculdades Claretianas, em Rio Claro.

Em 1999, abriu o Espaço para Arte de Contar Histórias, em Piracicaba, onde ensina a arte de narrar aos profissionais da educação, da saúde e de outras áreas. Em 2001, formou o grupo Na Cia. da Tia Carmelina. Lançou os livros Entrou por uma porta, saiu por outra, quem quiser que conte outra (2003); Caju, uma história de amor e 7 encontros, histórias e desenhos (2004); Histórias que amigos contam (2005); Amor sempre… Sempre amor (2006); e Passa balaio trançado de sonhos e conta uma história… 2ª Edição (2013). Atualmente, presta trabalho voluntário na Santa Casa de Piracicaba.

 

SOBRE O CLAP – Idealizado pelas professoras Alessandra Cerri e Maristela Negri, especialistas em educação para a terceira idade, o ambiente do Clap estimula a saúde física, mental, espiritual, cultural e social e está estruturado em pilares científicos e cognitivos, construídos a partir de experiências pessoais e decorrentes do próprio convívio com grupos da melhor idade há mais de 12 anos. As aulas do Clap ocorrem as segundas e quartas-feiras, das 15 às 16h30; e nas terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. As turmas não são avaliadas por provas e não precisam realizar tarefas comuns do ensino formal. Nos demais dias da semana, o Clap permanece aberto com atividades diversas como oficinas, atividades motoras (ginástica preventiva, alongamento funcional, fortalecimento feminino, danças circulares, ritmos dançantes e Yoga), palestras e cursos multitemáticos. Localizado no bairro São Dimas, o Clap conta com sala de aula climatizada (capacidade para 60 alunos), recursos multimídia, recepção e instalações totalmente adaptadas em acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de acessibilidade.

 

SERVIÇO:

Apresentação do livro “Homens e Deusas no Erótico da Mulher”, da escritora Carmelina Toledo Piza

Local: Clap – rua José Ferraz de Camargo, 460 – bairro São Dimas

Data: Terça-feira (30/5), às 20 horas

Informações: (19) 3377.9332 e (19) 3377.9334

 

Deixe uma resposta