Comunidades trentina-tirolesas de Piracicaba lançam campanha pela preservação da memória

Campanha-Sabores-do-Afeto

O Projeto “Sabores do Afeto” é produzido pela Engenho Cultural Assessoria e Consultoria.

Duas comunidades, uma saborosa tradição. As comunidades trentina-tirolesas de Piracicaba – Santana e Santa Olímpia –, lançam campanha coletiva para arrecadar fundos e realizar projeto que visa integrar crianças, jovens e idosos, na promoção da memória, tradição e culinária típicas. O objetivo é proporcionar interação entre gerações e salvaguarda da cultura local – importante na história de formação dos bairros e da cidade de Piracicaba/SP.

A campanha coletiva de arrecadação de recursos para viabilizar o projeto “Sabores do afeto: cultura trentina-tirolesa” acontece, virtualmente, até 20 de dezembro, por meio da plataforma: www.benfeitoria.com/saboresdoafetoculturatrentinatirolesa

Cultura trentina-tirolesa

As comunidades de Santana e Santa Olímpia foram fundadas por antigos colonos que vieram da região de Tirol, Província Autônoma de Trento, para trabalhar no cultivo do café, do algodão e da cana de açúcar. Elas mantêm viva a memória, tradição e cultura dos pioneiros, através do folclore, dança, culinária e dialeto, e ainda resguardam cotidianamente os costumes, os pratos típicos e as manifestações culturais, como forma de preservar a unidade familiar e comunitária.

“Com o ‘Sabores do Afeto: cultura trentina-tirolesa’, pretendemos, de forma dinâmica, proporcionar interação entre gerações e aproximar o saber fazer dos nonos e nonas das crianças e jovens da comunidade escolar, possibilitando, por meio da transmissão do conhecimento, a proteção, o reconhecimento e a promoção da cultura tradicional típica”, explica a Engenho Cultural Assessoria e Consultoria, responsável pela produção do projeto.

Para Maria Albertina Vitti Forti, Diretora Cultural do Circolo Trentino di Piracicaba e da Associação dos Moradores do Bairro de Santana, “o projeto ‘Sabores do Afeto’ é muito importante para a comunidade de Santana, pois vem mostrar o nosso modo de viver, nossa culinária e nossas tradições, que necessitam ser transmitidos entre nossas gerações. Também desenvolve e leva a nossa cultura para além de nossa comunidade”, afirma.

Segundo a presidente da Circolo Trentino di Santa Olímpia, Elsa Pompermeyer Stenico, “além de promover nossa cultura e culinária típica, o projeto é uma ferramenta de divulgação e valorização do turismo nos bairros. O sentimento de pertencimento e valorização por parte das crianças e jovens é primordial para que haja sustentabilidade cultural e proteção à memória e aos costumes locais”.

A campanha

A dinâmica da campanha coletiva para arrecadação de recursos funciona assim: a cada R$ 1 real arrecadado, o Fundo Todo Cuidado Conta (apoiador do projeto) irá colocar mais R$ 1, duplicando a arrecadação.

Com o valor arrecadado, haverá gravação de vídeos das receitas típicas, seus modos de fazer e registros do dialeto e das tradições que estão integradas ao modo de vida dessas comunidades. Além do conteúdo audiovisual, será realizada uma pesquisa de campo com os alunos da Escola Estadual Dr. Samuel de Castro Neves, que atende aos dois bairros típicos, junto aos nonos e nonas, bem como a elaboração de material educativo e encontros intergerações mediados por arte-educadores. Atingindo a meta, a campanha segue a arrecadação e expandirá o material educativo para mais escolas do município.

O conteúdo gravado do saber fazer transmitido dos mais velhos para os mais jovens será disponibilizado em plataforma digital, gratuita e permanente, para acesso ao público. Assim, essa promoção também possibilitará que mais pessoas tenham acesso ao aprendizado e à vivência cultural junto às comunidades, mesmo que no mundo virtual.

Benfeitores recebem recompensa

Cada pessoa que contribui com a campanha se torna uma benfeitora e recebe uma recompensa. Dentre as muitas possibilidades de recompensa, é possível receber postais, pano de prato, avental, vinho, além de experiências inesquecíveis, tais como aprender um prato típico com uma nona (avó) com mais 7 convidados, podendo escolher seus familiares e/ou amigos para partilhar da experiência, ou também a recompensa de realizar visitas às comunidades, à vinícola, almoçar e se deliciar com pratos típicos e tomar um delicioso café. Há também uma recompensa que o(a) benfeitor(a) escolhe uma entidade assistencial e proporciona ao grupo de até 30 (trinta) participantes, um dia de visitas, degustações, lanches e até transporte incluso.

“Mas é importante garantir as experiências, pois são limitadas”, informa a organização.

Serviço

Campanha “Sabores do Afeto: cultura trentina-tirolesa”

Para contribuir, acesse: www.benfeitoria.com/saboresdoafetoculturatrentinatirolesa

A campanha se encerra dia 20/12/2021. Mais informações: [email protected]

Deixe uma resposta