Concerto Didático e novos professores são novidades no Projeto Jovens Músicos

Cristiane Cabral De León - professora de violino_ok

Descobrir talentos e dar oportunidade às crianças da rede pública de ensino de Piracicaba de conhecer e aprender instrumentos da música erudita. Esses são os principais objetivos da nova atividade desenvolvida pelo Projeto Jovens Músicos.

Os Concertos Didáticos buscam levar inclusão cultural por meio da música de qualidade dentro das escolas da cidade, essa atividade é viabilizada pelo Ministério da Cultura e AMPI (Associação Amigos da Música de Piracicaba), através da Lei Rouanet.

A apresentação do Quinteto de Metais será realizada neste sábado, dia 6, às 9 horas na Escola Estadual Comendador Mario Dedini, no bairro Algodoal em Piracicaba, como atividade especial do Programa Escola da Família.

De acordo com o coordenador do Projeto Jovens Músicos, maestro Anderson Oliveira, a intenção neste primeiro momento é conhecer as regiões da cidade e, montar núcleos, inicialmente com aulas de flauta doce e Coral infantil. “Primeiro o aluno participará das aulas nos bairros e, posteriormente, faremos uma triagem e havendo interesse, convidamos o aluno para fazer parte do projeto e estudar um instrumento de orquestra gratuitamente”, explica.

A apresentação pode ser prestigiada pelos pais e alunos da escola.

 

 

Renato Bandel e Cristiane Cabral De León integram equipe no Projeto Jovens Músicos

A equipe de professores do projeto agora conta também com dois novos integrantes: Renato Bandel (viola erudita) e Cristiane Cabral De León (violino).

Formado pela renomada Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, capital da Alemanha, o violista Renato Bandel é nome reconhecido e respeitado na música erudita em todo território brasileiro. Bandel já atuou nas orquestras: Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Sinfônica do Estado de São Paulo, além de ministrar aulas de viola e ter coordenado o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Atualmente, Bandel faz parte da coordenação artístico-pedagógica da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e ministra aulas de viola no Instituto Baccarelli.

O professor Renato Bandel tem experiência como membro fundador do Quarteto Camargo Guarnieri e tem reconhecimento por suas participações em apresentações importantes para o circuito de música erudita, como Concertos de Câmara na Série de Música de Câmara de Paulínia.  Bandel também mostrou seu talento em gravações de CD e DVD da Orquestra Filarmônica de Berlim e com o Quarteto Camargo Guarnieri.

A violinista Cristiane Cabral De León, violinista com carreira internacional é graduada pela Universidade Federal de Brasília e mestra em violino pela Duquesne University, Pittsburgh-PA, Estados Unidos.

Com intensa atuação pedagógica e experiências em Brasília (DF), Taguatinga (DF), Uberlândia (MG), Pittsburg e Allisson (EUA), Cristiane De León também passou por grandes orquestras como a Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília-DF, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Belo Horizonte- MG, Valley Lyric Opera (primeiro violino), Greenville-PA, Estados Unidos e Carnegie Mellon Phillarmonic (primeiro e segundo violino), Pittsburgh PA, Estados Unidos.

A partir deste semestre, Renato Bandel e Cristiane De León lecionam semanalmente para os alunos de viola erudita e violino do Projeto Jovens Músicos.

 

 

Serviço:

Concertos Didáticos do Projeto Jovens Músicos

Data/ hora: 06 de setembro (sábado) – 9 horas na Escola Estadual Comendador Mario Dedini – Rua Ricardo Pinto Cesar, s/nº – Jardim Algodoal em Piracicaba/SP.

Informações: 19. 3302.8872 ou [email protected]

Fotos: Paulo Lima

 

Realização: Ministério da Cultura e Associação Amigos da Música de Piracicaba

Patrocínio: Caterpillar do Brasil, Bom Peixe, Supermercados Pague Menos e Oji Papéis.

Apoio: Prefeitura Municipal de Piracicaba, Società Italiana, AMPI, Pira21, Clube Coronel Barbosa e Fritz Dobbert.

Produção Cultural: 3Marias

 

Deixe uma resposta