Construção do Centro de Excelência Paralímpico entra em fase final

centroparaolimpico 13 01 jj 1ss (2)Secretaria de Obras (Semob) entrou na fase final para a construção do Centro de Excelência Paralímpico, que ficará ao lado do Centro de Lazer e Esportes do Sesi Mario Dedini. Com os dois blocos já cobertos, foi executado o reboco das paredes internas e externas e instalados os caixilhos metálicos das janelas e batentes das portas. A calçada externa e gradil também estão concluídos e o piso de granilito já está fundido. Algumas paredes começaram a ser pintadas. As próximas etapas da obra serão o calçamento interno e acesso entre o Centro e o Sesi.

O prédio terá 610 m² de área construída e oferecerá toda infraestrutura necessária para receber atletas paralímpicos, incluindo banheiros adaptados, refeitório, cozinha, recepção, estacionamento, salas de fisioterapia e musculação, espaço para atendimento médico e acomodações para 50 atletas.

“As instalações ficarão estrategicamente ao lado do Sesi, que já conta com equipamentos esportivos e será parceiro na implantação das atividades. Para facilitar o acesso dos atletas às áreas de treinamento, construiremos uma ligação direta entre o prédio e o Sesi”, informou Arthur Ribeiro, secretário de Obras. “A obra, que atende as normas de acessibilidade para alojar os para-atletas, contará ainda com aquecimento solar”, completou.

O investimento municipal é de R$ 1 milhão na construção do Centro. Além disso, a Prefeitura firmou convênio com o Estado e, nesta nova parceria, Piracicaba arcará com o custo das obras e, posteriormente, fará a cessão do terreno ao governo estadual. Caberá ao Estado assumir as despesas com o funcionamento/manutenção e com a preparação dos atletas.

“Este será um dos primeiros centros de excelência paralímpicos do Brasil e abrigará praticantes de atletismo, natação e tênis de mesa. Assim, Piracicaba deverá ser uma das principais referências na preparação da delegação brasileira que disputará as Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016”, afirmou o secretário de Esportes, Pedro Mello.

“Hoje em dia o esporte é parte fundamental na reabilitação, importante para pessoas que já enfrentam tantas dificuldades nos processos de adaptação e ferramenta para reinserir o cadeirante na sociedade,” ressaltou Pedro Mello, lembrando a importância do esporte na reabilitação de cadeirantes.

“Além da localização ao lado do Sesi, o alojamento estará próximo ao atual Centro de Excelência em Atletismo, desenvolvido em parceria entre o Sesi e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado (Selj), oferece totais condições de treinamento aos praticantes da modalidade. Quando for inaugurado, o centro servirá de moradia a para-atletas de Piracicaba e cidades vizinhas”, explicou Pedro Mello.

O projeto de criar centros esportivos paraolímpicos no interior é do ex-governador José Serra, e no início do ano o atual governador Geraldo Alckmin.

Deixe um comentário