“De tudo um pouco”: livro lançado no IHGP

Lancamento_De-tudo-um-pouco

Toshio Icizuca lançou seu livro “De tudo um pouco” no dia 14 de março, na sede do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. O livro expressa a visão do autor sobre diversas questões históricas, culturais e políticas, entre outras – reunindo crônicas, originalmente, publicadas nos jornais A Tribuna, Jornal de Piracicaba e A Gazeta de Piracicaba.

Para a presidente do IHGP, Valdiza Maria Capranico, Toshio Icizuca tornou-se “um grande cronista, retratando Piracicaba em seus costumes e histórias. Seu estilo objetivo o torna um captador de imagens do nosso tempo, seja no momento de paz ou de guerra. Suas crônicas também falam da alma ‘caipiracicabana’ que o acolheu.” Valdiza ainda destaca que o autor “tem uma trajetória de colaboração importante com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, tendo participado de diversas diretorias, elevando o nome de nosso Instituto pela cidade”.

O autor

Filho de japoneses imigrantes que chegaram ao Brasil em 1933, Toshio Icizuca nasceu em Londrina, em 1936. Aos 16 anos, deixou a cidade rumo a São Paulo, para estudar: Escola Técnica e Engenharia Elétrica, no Mackenzie, onde se formou em 1962. Depois de exercer atividade profissional em diversas empresas da Grande São Paulo, mudou-se para Piracicaba em 1980 – onde se aposentou em 1994, cidade em que vive até hoje.

Toshio também foi Secretário Municipal em duas gestões públicas – no período de 1994 e 1998. Desde o final dos anos 1980 é colaborador de jornais e revistas. Seu primeiro livro de crônicas foi lançado em 2003: “Refrescando a Memória”.

Serviço: Lançamento do livro “De tudo um pouco”, de Toshio Icizuca – 14/março, sábado, às 10 h, na sede do IHGP – Rua Prof. José Marins de Toledo, 109, bairro Jaraguá, Piracicaba.

Deixe uma resposta