Delírios volta a ser encenada em Tanquinho

O Grupo Forfé, da Cooperativa Paulista de Teatro, volta ao palco montado no Centro Rural do distrito de Tanquinho neste fim de semana com a peça Delírios, que integra o projeto Trilogia Rural. O objetivo é levar as artes cênicas a comunidades distantes do centro. Trilogia Rural, aprovado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural), tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O Forfé, liderado por Felipe de Menezes, já se apresentou em Tupi, no mês de abril, o espetáculo Palhaços, primeira parte da Trilogia. Agora em Delírios, com dramaturgia de Denilson Oliveira e direção de Jefferson Matias, o grupo explora os recursos da narração para tratar do tema punição.

O espetáculo já teve sessões nos dias 6 e 7 de junho, além de oficinas comunitárias nos dias 13 e 14. “Estamos fazendo a nossa parte, que é levar as artes cênicas para o espaço rural, fora dos grandes centros. Fazer no centro da cidade é comum, é mais fácil. Difícil é levar para os arredores. E a beleza do projeto vem nessa mão de direção, nessa pegada. Por isso, queríamos o espaço rural. É preciso estar, é preciso persistir”, avalia Menezes.

HISTÓRIA – Em Delírios o narrador é o contador de causos sertanejo, capaz de contar histórias fabulosas por horas a fio. Ele é retratado na figura de um condenado por devassidão que, em cena, está preso no fundo de um poço seco. Esse condenado, por sua vez, possui um acordo com o seu carrasco, de contar histórias, sobretudo, eróticas e cruéis, em troca de garrafas de cachaça. “No que diz respeito ao enredo e ao conceito norteador, nos interessou tratar do tema da punição, do castigo dos condenados por subverter o repertório de valores morais de suas comunidades”, explica o dramaturgo Oliveira, que teve como base de suas pesquisas textos do filósofo Nietzsche. “Por se tratar de um tema com conteúdos mais fortes, a indicação do espetáculo é para maiores de 16 anos”, ressalta.

Em sua primeira experiência como diretor, Jefferson Matias diz que Delírios foi um desafio. “Até então havia trabalhado apenas como ator e fiz a co-direção com o Felipe de Menezes no espetáculo Travessias. Por isso, em Delírios, a minha responsabilidade foi muito grande em manter a qualidade do trabalho em relação à estética do Forfé e, principalmente, ter um conceito de direção”, disse.

Na peça, o Forfé conta com a parceria do ator Rodrigo Polla, que viveu Jesus na Paixão de Cristo de Piracicaba por várias edições. “O Polla tem uma linda trajetória na cena piracicabana e hoje está conosco como ator convidado para esse trabalho. Contamos também com a participação especial em áudio dos atores Walter Portella e Ary Werneck”, conta Felipe de Menezes. Integram o elenco da peça, ainda, Elias Lima e Vânia Lima. “É importante essa imersão na zona rural como forma de ampliar os espaços do fazer artístico-teatral na cidade”, afirma Menezes.

A TRILOGIA – Além de Palhaços e Delírios, Trilogia Rural é composto por Degredo. A tríade percorre um universo mítico tanto de personagens quanto de lugares e épocas.

Foi Felipe de Menezes quem teve a ideia de transformar o espaço rural em espaço cênico. “Existe um saldo devedor de programação cultural na zona rural. Quanto mais afastada do Centro está a população, maior é sua carência de equipamentos culturais. E esse projeto vem de encontro com essa necessidade: sair do Centro rumo à roça”, avisa.

A temporada de Delírios segue durante os fins de semana do mês de junho, às 21h dos sábados e 20h dos domingos, com exceção dos dias 13 e 14. Nestes dois dias, serão realizadas as oficinas comunitárias, que possibilitam a troca de experiências entre atores e moradores do local.

Deixe uma resposta