Documentário sobre o XV é exibido no Cine nos Bairros

Nho Quim - Cardeal(ex-jogador)Os 100 anos do XV de Piracicaba, time que é a paixão de dez entre dez piracicabanos, é o tema do documentário Nhô Quim, O Caipira Centenário, que será exibido amanhã, 17/04, às 19h30, no projeto Cine nos Bairros, que chega ao Varejão São Francisco, na rua Uchôa, 488. O Cine dos Bairros é desenvolvido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio da célula do MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), em parceria com a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) e Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social).

O documentário é um filme de memória que mostra a trajetória do XV, não apenas pela sua cronologia esportiva – cheia de altos e baixos ao longo de um século de atuação -, mas também pelo seu lado emocional. Para relatar essa história, foram recolhidos depoimentos de atletas que vestiram a camisa zebrada alvinegra em várias fases, entre eles Cardeal, que faleceu recentemente, Vadinho, Mika, Orlando, Biluca, Mané Bortolotti e Eloy.

Profissionais de rádio e televisão, os comentaristas Rogério Achilles e Celso Unzelte e o escritor Cecílio Elias Netto também deram seus depoimentos. Elias Netto atuou também como consultor do projeto.

No total, são 21 entrevistados que falam de suas memórias sobre o XV, contam seus sentimentos, mostram seis músicas compostas especialmente para o filme, além do Hino Oficial lembrado pelo coautor Jorge Chadadd, que o fez em parceria com o falecido Anuar Kraide.

A direção é de Bruna Epiphanio, com pesquisa de Rui Kleiner, João Luis Almeida e Antonio Rodrigues. Guilherme Martins assina a direção de fotografia e a trilha sonora é de Kleiner e Marcio Sartório.

CRONOGRAMA – Ao longo de 2015 oito bairros receberão o projeto Cine nos Bairros. São eles: 1º de Maio, São Francisco, Novo Horizonte, Tatuapé, Parque Peória, Anhumas, IAA e Parque Piracicaba. Também serão feitas exibições no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho, em parceria com a Diretoria de Ensino, destinadas a estudantes do ensino médio e fundamental. A sala de exibições do Cine nos Bairros, que fica na Estação da Paulista, também terá sessões.

Além de Nhô Quim, fazem parte da programação mais 24 títulos, como a animação Reino Escondido e os documentários Música de Invenção e Moro no Brasil.

SERVIÇO – Projeto Cine nos Bairros exibe Nhô Quim, O Caipira Centenário. Documentário. 80 minutos. Livre. Gratuito. Amanhã, dia 17/04, às 19h30, no Varejão São Francisco, na rua Uchôa, 488, bairro São Francisco. Informações: 3436-0466.

 

Deixe uma resposta