Drama escocês abre oficialmente a Virada Cultural em Piracicaba

Faca-das-Galinhas-02---Foto-João-CaldasPiracicaba recebe pelo quarto ano consecutivo a Virada Cultural Paulista, evento do Governo do Estado de São Paulo realizado com a Secretaria Municipal da Ação Cultural em parceria com o Sesc. A abertura oficial da programação, às 18h de sábado (25), acontece no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, com Faca nas Galinhas, espetáculo do Grupo Barracão Cultural que foi indicado ao 25o Prêmio Shell de Teatro em três categorias. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Encenada em 25 países, a peça do escocês David Harrower traz a história de uma jovem mulher moradora de uma aldeia. Casada com um camponês opressor e adúltero, ela tem um encontro com o dono de um moinho e inicia uma jornada de descoberta sobre si mesma.

Ainda no sábado, o Teatro Erotídes de Campos recebe às 20h o grupo de dança Babado de Chita com o espetáculo Pra Todo Mundo Dançar, e às 21h o espetáculo Cyrk, do Trio Quintina. No domingo, as atrações na casa de espetáculos começam às 11h, com a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo; às 14h, com O Circo dos Irmãos Brothers; e às 16h30, com o Grupo Cena 11 Cia. de Dança e o espetáculo  Carta de Amor ao Inimigo.

PALCOS EXTERNOS – No Palco 1 do Engenho Central se apresentam no sábado o comediante Marcos Castro (18h), banda Sêo Roque (20h), Lucas Santtana (21h30) e China (23h). O DJ Ricardo Dom agita as pick-ups às 19h e 2h. No domingo, o local recebe Ultraje a Rigor (0h30), Jair Rodrigues (15h30), banda Sabonetes (17h) e os espanhóis do Muchachito Bombo Y sus Cumpadres (às 18h30).

Há ainda o Palco 2, exclusivo para grupos e músicos sediados em Piracicaba. Sábado tem show de Márcio Sartório (21h) e banda Kilohertz (22h30). No domingo as atrações são Caibro Rock (0h), Ricardo Leoni (15h), Magnéticos (16h39) e Grupo Cantoá (18h).

Ao todo 27 espaços sediam as 90 atrações, que vão de oficinas artísticas e musicais, passando por mostra de cinema e exposições, a saraus e até peça de teatro em frente ao Cemitério da Saudade, à meia-noite de sábado para domingo, com o Andaime Teatro Unimep e a comédia A Noiva do Defunto.

ÀS MARGENS DO RIO PIRACICABA – Na Casa do Povoador acontece no sábado, às 18h, oficina de Maracatu com Tony Azevedo e, no domingo, a oficina Reciclando na Virada, com Jacob das Artes. O espaço recebe ainda Mostra de Arte do Fórum, apresentação musical do Trio do Porto (às 12h) e do Quarteto Inspiramental (às 16h), além de Feira de Arte da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos.

No Largo dos Pescadores são duas atividades no sábado: às 18h a Roda de Samba com Juca Feira e às 19h30 a Banda Time Jazz Band. Já no Parque da Rua do Porto as atividades se concentram a partir das 9h de domingo, com livros, jornais e revistas para leitura, além de contação de histórias com Graziela Angelocci, Carmelina Toledo Piza e Anderson Brongna e o Sarau literário com o Quarteto Opus4 e participação de Lucila Silvestre (ambas as atividades serão às 10h30).

PELOS BAIRROS – Em 2013 a Virada também está mais próxima da população, com atividades nas Bibliotecas da Vila Industrial e do Parque Orlanda, os Centros Culturais de Santa Teresinha, Mário Dedini e Parque 1° de Maio, além do Centro Social do Novo Horizonte e do Varejão do 1° de Maio. Como novos palcos estão ainda Estação da Paulista e Terminal Central de Integração.

Os demais espaços abertos no período são Museu Prudente de Moraes, Pinacoteca Miguel Dutra, Mercado Municipal, Rodoviária Intermunicipal, Centro de Documentação, Cultura e Política Negra e as bibliotecas Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (Centro), Angelina C. Souza Leal (Vila Industrial) e José Antônio de Souza (Parque Orlanda), além dos centros culturais Hugo Pedro Carradore (Santa Teresinha) e Zazá (Mario Dedini).

A programação completa da Virada Cultural Paulista em Piracicaba está disponível no blog www.viradaculturalpiracicaba.blogspot.com e no site  www.semac.piracicaba.sp.gov.br. O evento está nas redes sociais, por meio da fanpage www.facebook.com/viradapiracicaba, do Twitter @ViradaPira e do perfil no Instagram viradapira.

Deixe uma resposta