Envelhecimento e saúde do idoso são temas de ações no Sesc Piracicaba

Em junho, o Sesc SP realiza duas ações que abordam o envelhecimento e a saúde do idoso: Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e a

 

A Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa acontece até 22 de junho em todas as unidades do Sesc SP com a temática Violências Veladas e traz situações pelas quais os idosos passam e que, muitas vezes, não são percebidas como violência por eles e/ou por seus praticantes, tais como abuso econômico e financeiro, abuso psicológico, abandono e negligência, violência intrafamiliar, entre outras. Em Piracicaba, o Coletivo O Clube apresenta Intervenções Urbanas: Visibilidade, oportunidade que o público terá de abrir caixas que desvendam, de maneira reflexiva e poética, como os idosos podem ser tratados pela sociedade, mostrando o lado oposto dessa violência. A intervenção acontecerá por toda a unidade no dia 21/6, a partir das 14h.

E entre os dias 23 e 30 de junho, as unidades realizam atividades da Semana De Prevenção de Quedas em Idosos, que neste ano aborda o tema Um passo de cada vez – Não caia em armadilhas e visa o questionamento sobre os fatores que envolvem a atenção, principalmente quando se executa várias tarefas simultâneas. No Sesc Piracicaba acontecerão três vivências: nos dias 20, 27 e 28, a partir das 14h, encontros de Dança Circular desenvolvem equilíbrio, agilidade e aumentam a força muscular e a postura corporal; para o dia 29/6, a Capoeira Adaptada e Integrativa, com orientação do Mestre Zequinha, apresenta esta dança e luta originária do período da escravidão que melhora a coordenação motora e a sociabilidade; e no dia 30/6, a terapeuta corporal Angela Barreira proporciona exercícios de Corpo e Mente que melhoram a capacidade cognitiva e a memória. Todas as atividades da Semana De Prevenção de Quedas em Idosos são gratuitas e abertas ao público.

 

Sociedade e Cidadania

Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Com o tema Violências Veladas a campanha reforça a importância do diálogo e da participação social para que todos os indivíduos sintam-se respeitados e adotem posturas de comprometimento e cuidado com o outro.

Intervenções Urbanas: Visibilidade
O público tem a oportunidade de abrir caixas que desvendam, de maneira reflexiva e poética, como os idosos podem ser tratados pela sociedade, mostrando o lado oposto da violência contra os idosos. Com o Coletivo O Clube.
Dia 21, quarta, 14h.
Itinerante. Grátis. Livre.

 

Corpo e movimento

Semana De Prevenção de Quedas em Idosos

Com o tema Um passo de cada vez – Não caia em armadilhas, visa o questionamento sobre os fatores que envolvem a atenção, principalmente quando se executa várias tarefas simultâneas.

 

Dança Circular

Equilíbrio Corporal e Cognitivo
Encontro e celebração para o desenvolvimento do equilíbrio e agilidade, aumentando a força muscular e a postura corporal. Com a focalizadora Valeri Forti.

Dias 20, 27 e 28, terças e quarta, 14h.

Comedoria. Grátis.

 

Capoeira Adaptada e Integrativa

Dança, luta e jogo fazem parte desta arte originária no período da escravidão, que desenvolve a coordenação motora, capacidade cardiovascular e sociabilidade através da sua prática. Orientação de Mestre Zequinha.

Dia 29, quinta, 14h.

Comedoria. Grátis.

 

Corpo e mente

Exercícios para melhora muscular, capacidade cognitiva e da memória. Com a terapeuta corporal Angela Barreira.

Dia 30, sexta, 14h.

Comedoria. Grátis.

 
SERVIÇO
Programação Trabalho Social com Idosos
Sesc Piracicaba
Local: Rua Ipiranga, 155 – Centro
sescsp.org.br/piracicaba
facebok.com/sescpiracicaba

Deixe um comentário