Exposição “Gestos e Cores” apresenta técnicas variadas de pintura

IMG477Até 31 de maio o público pode apreciar a exposição Gestos e Cores, composta por dezenove quadros feitos em óleo sobre tela, do artista plástico Mateus Cruz. As obras estão expostas no Hall “Prof. Dr. Dalton Belmudes de Toledo” da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. A entrada é gratuita.

As obras expostas mesclam duas técnicas de pintura diferentes, e daí surgiu o nome da exposição: Gestos, que representa as pinceladas mais soltas e carregadas de tinta e as pinceladas leves, e Cores, que representa as aplicações de cores vivas e suaves.

Mateus conta que, em suas obras, sempre preferiu retratar a natureza, tanto pela gama de opções em questão de luminosidade, perspectiva e temperatura que ela oferece quanto pela paz que essa proporciona. “Você consegue fazer com que aquilo tenha vida, que a pessoa olhe e se sinta bem”, explica, ao descrever as sensações que um retrato ao ar livre proporciona. O estilo adotado por ele é o acadêmico impressionista, que se caracteriza por mostrar imagens que parecem reais, trabalhando com luz e movimento para torna-las quase perfeitas. Uma das vertentes desse estilo e que está sendo trabalhado pelo artista é a pintura plein air. Nela, o trabalho é feito em contato com a paisagem, ao ar livre, para que o artista possa trabalhar a luminosidade natural, e os detalhes podem ser feitos no ateliê.

O artista está também com um quadro exposto na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, na exposição em homenagem ao artista Almeida Júnior. Na Biblioteca Municipal, a exposição “Gestos e Cores” fica aberta ao público até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. Durante a Virada Cultural Paulista – 2013 a exposição poderá ser apreciada às 18h00 do dia 25 de maio (sábado). A entrada é gratuita.

Interessados em conhecer seu trabalho podem também entrar em contato pelos telefones 3435 9822 ou 9716 4656.

Deixe uma resposta