Feimep recebe inscrições até domingo

JPC250613-001P.inddUma imersão no universo da música clássica por meio da troca de experiências com outros estudantes e professores renomados do Brasil e do exterior. Para aproveitar essa oportunidade basta se inscrever, até domingo (30), no 4º Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimep), que acontece de 21 a 27 de julho. A ficha de inscrição está disponível no site oficial: www.feimep.com.br.

Master classes, ensaios e palestras integram a programação pedagógica do Feimep, que oferece 100 vagas para estudantes de diversas faixas etárias de universidades e conservatórios brasileiros e de outros países, inclusive bolsistas, com opção de alojamento no Colégio Piracicabano com monitores e segurança no valor de R$ 70 pelo período do evento.

Para a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, o festival é um grande estímulo às crianças e jovens de Piracicaba e região. “O Feimep representa chance ímpar de reunir no mesmo evento tantos nomes importantes da música erudita no Brasil e no mundo”, diz Rosângela. A lista de aprovados para participar dos cursos será divulgada em 5 de julho.

Os cursos serão ministrados por 10 professores: quatro de violino, um de viola, três de violoncelo, um de contrabaixo e um de piano. Entre eles, figuram os violinistas piracicabanos Cláudio Micheletti e Rosnei Tuon. Formado pela Liszt Ferenc Academy of Music, em Budapeste (Hungria), Cláudio atua nas orquestras Experimental de Repertório (OER), Bachiana Filarmônica e Sinfônica da USP (OSUSP).

Tuon voltará à terra natal especialmente para o festival. Ele, que iniciou os estudos na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), passou pelo Conservatório Superior de Música de Genebra (Suíça) e se especializou no Conservatório de Lyon (França). Desde 2000, integra a Orquestra de la Suisse Romande, em Genebra (Suíça).

Os outros dois professores de violino, o alemão Mathias Tacke e a canadense Vèronique Mathieu, vivem nos Estados Unidos. Ele é professor na Northern Illinois University e na Northwestern University, em Chicago. Ela leciona violino e viola na State University of New York.

As lições de viola ficam a cargo do estadunidense Rudolf Haken, professor na Illinois University, enquanto as aulas de violoncelo serão divididas entre a armênia Lilit Kurdiyan, a coreana Minna Rose Chung e o brasileiro Watson Clis. Lilit faz parte do corpo docente da New York’s School for Strings e Minna é professora na Universidade de Manitoba (Canadá). Watson já ocupou o posto de 1o violoncelo nas orquestras do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Sinfônica Brasileira, Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras.

O paulistano Sérgio de Oliveira, responsável pelas aulas de contrabaixo, integra a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Bachiana Filarmônica e Orquestra de Câmara Villa-Lobos, além de ser o 1º contrabaixo da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. Já a russa Anna Khanina, professora da Escola de Piano de Nova York, comanda as aulas do instrumento na quarta edição do Feimep.

“A nossa intenção é que, nesta semana, os alunos vislumbrem as inúmeras possibilidades dentro do mundo da música clássica e se sintam estimulados a se aperfeiçoar cada vez mais”, afirma André Micheletti, coordenador artístico e pedagógico do festival. Mais informações sobre o currículo dos professores podem ser acessadas no site oficial.

Durante o Feimepi, a programação didática e os concertos se mesclam e buscam celebrar a música erudita em um evento democrático. Em 2013, a maior parte das atividades se concentrarão no Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central, cujo projeto acústico foi desenvolvido por José Augusto Nepomuceno, responsável pela acústica da Sala São Paulo.

O Feimep é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, com patrocínio da Elring Klinger e apoio cultural da Associação Amigos Mahle, Colégio Piracicabano e Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap).

4° Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimep). Inscrições: até 30 de junho pelo site www.feimep.com.br. Outras informações também estão disponíveis na fanpage www.facebook.com/IVFeimep.

Deixe uma resposta