Fentepira anuncia curador

 

Foto: Rodrigo Alves

Foto: Rodrigo Alves

O ator e diretor Roberto Rosa será o curador do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Ele fará a análise dos 346 espetáculos inscritos até a meia-noite desta terça-feira, 30, número recorde desde o início do evento, criado em 2006 pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). As 10 montagens selecionadas para a mostra oficial, que acontece de 15 a 23 de novembro, serão anunciadas em 8 de outubro.

Esta é a terceira vez de Rosa no Fentepira. Além da curadoria em 2013, ele participou em 2011, quando havia uma comissão de seleção para os inscritos. Coordenador dos projetos Teatro nos Parques e Encena Parque, Rosa atuou como curador do Festivale, em São José dos Campos, e integrou a comissão de seleção de projetos do ProAc (Programa de Ação Cultural) e do Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro).

Os critérios para compor a programação serão a qualidade da encenação, da dramaturgia e do trabalho de ator. Rosa irá considerar a relevância do tema em relação à contemporaneidade e manter a diversidade estética. “Vou buscar trabalhos que alarguem os limites atuais da dramaturgia e da encenação. A cidade pode esperar uma excelente programação. O festival é uma oportunidade única, em que artistas e público têm acesso gratuito ao bom teatro das diversas regiões do país”, diz o curador.

A 9ª edição tem a adesão de grupos teatrais de 89 cidades, de 17 estados brasileiros, além de uma inscrição de Buenos Aires, Argentina. Do Estado de São Paulo são 225 inscrições, divididas em 71 da capital e 154 do interior, provenientes de 45 municípios. Em seguida vem Rio de Janeiro (35), Santa Catarina (17) e Minas Gerais (16). As demais unidades da federação são Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. De Piracicaba estão inscritos quatro espetáculos.

A 21ª Mostra de Teatro Estudantil, incorporada ao Fentepira este ano, também contabiliza números positivos. São 31 inscrições, provenientes de Piracicaba (16), Mogi das Cruzes (3), São Paulo (2), São Bernardo do Campo (2), Bertioga, Boituva, Iperó, Lins, Santo André, São Vicente, Sorocaba e Taquarituba. Neste caso, os grupos de teatro são constituídos por alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas estaduais, municipais, particulares e entidades. A análise será feita por membros de trupes cênicas e profissionais da área: Antônio Chapéu, Leonardo Borges, Fátima Monis, Maria Tendlau, Ricardo Araújo, Márcio Abegão e João Scarpa.

O 9º Fentepira e a 21ª Mostra de Teatro Estudantil são realizados pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac, em parceria com o Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Colégio Piracicabano, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Ponto de Cultura Garapa, Secretaria Municipal da Educação, Centro de Comunicação Social e Rádio Educativa FM.

Deixe um comentário