Fentepira divulga espetáculos selecionados para oitava edição

Roberto Rosa assina curadoria de Festival -- crédito Rodrigo Alves A curadoria do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) definiu os espetáculos selecionados para a mostra oficial da oitava edição. As montagens foram escolhidas entre as 217 inscritas de 15 estados brasileiros. A maioria das inscrições veio de cidades paulistas, 33 no total, além de Piracicaba. Realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), o evento acontece entre os dias 1º e 10 de novembro.

A análise ficou aos cuidados do diretor teatral Roberto Rosa, que assina a curadoria do Festival. “Esta edição primará pela diversidade de estilos e linguagens, visando à apresentação de um painel da atual produção teatral brasileira. Entre os grupos selecionados há em comum a busca por uma identidade própria no campo da estética, da dramaturgia e/ou do trabalho de ator”, explica o curador.

Além de São Paulo, inscreveram-se no 8º Fentepira companhias dos seguintes estados: Amazonas, Brasília, Bahia, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás e Maranhão.

Em 2013, o Fentepira terá como palco principal o Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central, além de outros espaços da cidade, como a Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba. “A expectativa é manter uma programação de qualidade que, ao mesmo tempo, contribua para formar e redimensionar a  apreciação do público”, afirma Rosa.

Espetáculos selecionados

Adultos

180 Dias de Inferno, da Cia Afeta – Belo Horizonte (MG)

AGDA, da Boa Companhia e Grupo Matula Teatro – Campinas (SP)

B.O. – Uma Lenda Urbana Humana?, da Cia 6dois – Osasco (SP)

Ópera do Trabalho, do grupo Buraco d’Oráculo – São Paulo (SP)

Oração para um Pé-de-Chinelo, do Grupo Gestus de Teatro – Piracicaba (SP)

Curra – Temperos sobre Medéia, do grupo Contadores de Mentira – Suzano (SP)

Infantojuvenis

O Rio, do Teatro Didático da Unesp & Teatro de Brancaleone – São Paulo (SP)

3 é bom, 2 é demais, do Grupo Zibaldoni – Ribeirão Preto (SP)

Júlia, do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado – Criciúma (SC)

As Presepadas de Damião de como fez Fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo, da Honesta Cia de Teatro – Campinas (SP)

SERVIÇO – 8º Fentepira, de 1º a 10 de novembro. Mais informações no site oficial www.fentepira.com.br, no blogwww.fentepira.wordpress.com ou pelo Facebook Fentepira Piracicaba.

Deixe um comentário