Fentepira divulga espetáculos selecionados para sétima edição

A curadoria do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) definiu os espetáculos selecionados para a sétima edição. Grupos do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo interior e capital, farão parte da mostra oficial. As montagems foram escolhidas em meio às 275 inscritas de 93 cidades brasileiras e uma de Moçambique. Realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), o evento acontece entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro.

A análise ficou aos cuidados da dramaturga, jornalista e crítica teatral Marici Salomão, que assina a curadoria do Fentepira, e da diretora de teatro Fátima Monis, orientadora do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Piracicaba que está como co-curadora. O trabalho teve o acompanhamento de Felippe Limonge, membro da comissão organizadora e agente cultural do Teatro Losso Netto.

Marici diz que fazer as escolhas foi um grande desafio, pois espetáculos muito bons estavam inscritos. “A curadoria optou por selecionar, claro, peças de qualidade artística, com espetáculos de companhias, grupos e equipes que apontassem para uma linha muito clara de pesquisa, elucidativa de alguns dos caminhos da cena contemporânea. Dos temas às formas adotadas, nos preocupamos em oferecer uma abordagem larga, do teatro-dança às dramaturgias do fragmento, passando pelos atos performativos.”

Para Fátima, as escolhas desta edição trazem um panorama do que está sendo feito no teatro contemporâneo. “É uma oportunidade para o público piracicabano conhecer as novas linguagens, as pesquisas cênicas, os temas que norteiam a cena brasileira neste momento”, diz, ao ressaltar que a presença da curadoria pelo segundo ano consecutivo tem proporcionado o amadurecimento do Festival.

Das 275 inscrições recebidas na 7ª edição, 183 peças vieram de Estado de São Paulo (84 do interior e 99 da capital). Outros dois Estados com expressivos números de interessados foram o Rio de Janeiro (24) e Minas Gerais (21). O Fentepira recebeu ainda incrições do Rio Grande do Sul (8), Goiás (7), Paraná (6), Santa Catarina (5), Bahia (4), Maranhão (4) e Paraíba (3). Os Estados do Espírito Santo, Roraima, Ceará e Rio Grande do Norte tiveram dois grupos inscritos, além de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, com uma inscrição cada.

O Festival é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São parceiros a Associação Piracicabana de Teatro (Apite!), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o Sesi, o Senac e a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

 

ESPETÁCULOS ADULTO:

-Espetáculo Ivan e os Cachorros | São Paulo – SP

Eduardo Mossri e Fernando Villar CHIA LIIA!!

-Espetáculo Pé na Curva | São José dos Campos – SP

Grupo: Cia de 2

-Espetáculo Outro Lado | Belo Horizonte – MG

Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum

-Espetáculo Cabeça de Papelão | São Paulo – SP

Cia. da Revista

-Espetáculo Encontro de Dois | São Paulo – SP

Quase9 Teatro

-Espetáculo Sinfonia Sonho | Rio de Janeiro – RJ

Teatro Inominável

-Espetáculo Forfé Canta Lilás | Piracicaba – SP

Grupo Forfé de Teatro

 

ESPETÁCULOS DE RUA:

-Espetáculo Gran Circo Internazionale | Ribeirão Preto – SP

Grupo Zibaldoni

-Espetáculo O Pavão Misterioso | São José do Rio Preto – SP

Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular

 

CRIANÇA E ADOLESCENTE:

-Espetáculo O Dorminhoco | Curitiba – PR

Cia do Abração

-Espetáculo O Pato, a Morte e a Tulipa | São Paulo – SP

Cia de Feitos

Deixe um comentário