Festa da Tapioca acontece no entorno do Casarão do Turismo

tapioca-652x447A 5ª Festa da Tapioca será realizada nos dias 10, 11 e 12 de maio, no entorno do Casarão do Turismo, em frente ao Parque da Rua do Porto. A realização deste evento é da SJ Eventos, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. O evento também recebe apoio dos sites Agito Piracicaba e Piracicaba em Festa.

Além de tapiocas de diversos sabores – doces e salgadas, os visitantes poderão saborear diversos quitutes nordestinos como bolo de tapioca, pudim de tapioca, cuscuz de tapioca, acarajé, abará da bahia, milho verde, panqueca, pamonha, pastel, churros, crepes, batata recheadas, espeto de carne, suco, vinho quente, quentão, entre outras delícias, que estarão distribuídas nas 32 barracas da festa.

Na sexta –feira (10), o horário será das 18h às 23h30. No sábado (11), das 14h às 23h30 e no domingo (12), das 10 às 22h. Nos três dias de evento haverá atrações musicais, com ritmos para todos os gostos, de samba e pagode, a forró e sertanejo. Os shows serão das bandas Stilk, Quarteto Dona Zaíra e Banda, Juca Ferreira, Leo e Julio, Vinícius Araújo e banda, Sambatitude, Swingando Samba e Pagode, Os Morenos, Conjunto Filhos do Vento, Planeta Axé, Roger Ramon e Deixa Envolver.

“A festa mudou de local, mas teremos a mesma estrutura do ano passado, com grande expectativa de superar o sucesso do ano anterior”, afirma o idealizador e organizador do evento, Sérgio de Jesus, que completa “Nossa festa cresceu bastante, superamos muitas dificuldades nos primeiros anos para realizá-la. Mas com o apoio da Dna. Edi, que faz um delicioso Acarajé, e de muitas outras pessoas e empresas, a festa foi crescendo e hoje é um sucesso”.

A Festa da Tapioca, que já foi realizada por três anos no bairro Algodoal e no ano passado no Largo dos Pescadores, acontecerá este ano no entorno do Casarão do Turismo, local onde são realizadas outras festas importantes da cidade como a Festa do Peixe e da Cachaça, shows de natal da Casa de Noel, entre outras. A expectativa é de chegar a um total de 20 mil visitantes nos três dias de evento.

“Apoiar eventos tradicionais da cidade é uma de nossas metas para o desenvolvimento do turismo local. A Festa da Tapioca, este ano, estará no entorno do Casarão do Turismo, e dará uma movimentação diferente ao complexo turístico neste final de semana. A Rua do Porto ganha muito com estes eventos, que são uma proposta de valorização de nossas tradições pela população local e por nossos visitantes”, afirmou a Secretária de Turismo, Rose Massarutto.

Neste ano, 15% da arrecadação total será revertida para o Ceacan – Centro de Apoio e Prevenção ao Câncer. Nos dois primeiros anos a renda foi revertida para os Vicentinos de Piracicaba, no terceiro ano para o Lar Betel e no ano passado para o Centro de Tradições Nordestinas de Piracicaba.

O objetivo desta festa, além do caráter social, é de divulgar e fortalecer a cultura baiana e os pratos da culinária nordestina na cidade de Piracicaba.

A ideia da festa surgiu em um trailer no bairro do Algodoal, que testou a tapioca algumas vezes, como opção de venda, e por conta do sucesso deixou de fazer lanches e passou a fazer tapiocas. No primeiro ano foi organizada uma festa pequena na Praça do Trabalhador no bairro do Algodoal, com barracas de feira e trailers. Ao longo dos anos o evento foi crescendo, e hoje a estrutura da festa conta com barracas, tendas e palco para shows.

Também está na programação deste ano, o sorteio de cestas de café da manhã em todos os dias do evento.

SERVIÇO: 

5ª Festa da Tapioca 
Datas e horários: 
Dia 10 de maio, das 18h às 23h30
Dia 11 de maio, das 14h às 23h30
Dia 12 de maio, das 10h às 22h
Local: no entorno do Casarão do Turismo, na Rua do Porto

Deixe uma resposta