Festa das Nações: Barraca Itália apresenta o tira-gosto caponata

thumb.aspxUm pedacinho da Itália na 30ª Festa das Nações de Piracicaba é o que a Creche e Berçário Ada Dedini Ometto, mantida pela Sociedade Amigos de Vila Rezende (Savire), oferece todos os anos, desde a primeira edição, em 1983, no evento da solidariedade piracicabana. A novidade deste ano é a caponata italiana.

O jantar fechado da barraca ocorre nos dias 15 e 16 de maio, com tira-gosto (caponata italiana, salame tipo italiano, azeitonas pretas temperadas, provolone e pão italiano), pratos quentes (sopa de capelete, rondele ao molho branco, nhoque, lasanha, frango frito, brajola e almôndegas ao molho de tomate) e sobremesa (caçarola italiana e sagu com vinho e creme). As bebidas são pagas separadamente (vinho italiano e nacional, suco de uva, cerveja, água e refrigerante).

Os convites devem ser comprados na sede da Savire (Av. Dr. Clemente Ferreira, 946, Vila Rezende). Informações: (19) 3421-0984.

Nos demais dias, são oferecidos, no restaurante, tira-gosto (caponata italiana, salame italiano, azeitonas pretas temperadas, provolone e pão italiano), pratos quentes (lasanha, canelone, capelete, talharim, nhoque, rondele ao molho branco, porpetas, brajolas, polastro, polenta frita, queijo parmesão, molho de tomate), sobremesa (caçarola italiana e sagu com vinho e creme) e bebidas (vinho italiano e nacional, suco de uva, cerveja, água e refrigerantes).

A barraca também comporta quatro quiosques, onde vai ter pizza de panela (frita), sorvete italiano (com massa/frito), focaccia (massa italiana), uva do amor, vinho (natural, quente, com frutas, gelado), cerveja, refrigerante, água e doces italianos (sagu com vinho e creme e caçarola italiana).

Nesta edição, a rainha da barraca Itália é Gisleine Moretti Franhani e a embaixadora, Julia Saragoça Pascoli.

A 30ª Festa das Nações de Piracicaba, realizada pela Prefeitura Municipal por meio do Fundo Social de Solidariedade, ocorre de 15 a 19 de maio, no Engenho Central, com a participação de 21 entidades representando diferentes nacionalidades.

Sobre a entidade – Em 26 de novembro de 1958, moradores da Vila Rezende, preocupados com os problemas do bairro, formaram a Sociedade Amigos de Vila Rezende (Savire) para reivindicar soluções junto ao Poder Público e atender as famílias necessitadas com cestas básicas. Sempre contaram com o apoio do então prefeito, Comendador Luciano Guidotti.

Entre as ideias iniciais, a criação de uma creche e berçário para que as mães de baixo poder aquisitivo pudessem trabalhar e ajudar no orçamento familiar. A Prefeitura de Piracicaba doou um terreno para a construção da sede própria da entidade, e então iniciaram os trabalhos preliminares da obra. Foi elaborada a planta para a construção de área de 700 m², onde a creche inicialmente atenderia a 100 crianças. Todos ajudaram (população, indústrias e comércio do bairro) por meio de campanhas e, em 1 de agosto de 1977, foi inaugurada a Creche e Berçário Ada Dedini Ometto, que atua, atualmente, com crianças na faixa etária de 4 meses a 11 anos, com atendimento assistencial e educacional em período integral.

Para atender à demanda, foi fundado, em 15 de outubro de 1968, a sede do AA (Alcoólicos Anônimos) e Alanon (de auxílio aos familiares) do Grupo Rezende, que atende também os NA (Narcóticos Anônimos) e NAR-ANON (seus familiares). Com doação inicial do Rotary Clube Piracicaba – Vila Rezende, também foi inaugurada em 24 de Outubro de 1974, a Biblioteca de Vila Rezende, com um acervo de aproximadamente 30 mil livros, revistas, mapas, slides, jornais entre outros, para atender aos moradores de todo o município. Porém, suas atividades foram encerradas em 2009, com acervo doado para a nova Biblioteca de Saltinho/SP.

A sede da Savire localiza-se à Av. Dr. Clemente Ferreira, 946, no bairro Vila Rezende, em Piracicaba/SP. Informações: (19) 3421-0984.

Deixe uma resposta