Festa das Nações: Cesac é representado pela Barraca Nações Árabes

O Centro Social de Assistência e Cultura Paróquia São José (Cesac) participa da 31ª Festa das Nações 2014, comando a Barraca Nações Árabes.

A festa acontece de 14 a 18 de maio, no Engenho Central. A barraca dos Países Árabes terá como rainha, Isabela Filizola; embaixadora, Eduarda Prado Almeida e guardião, Jonhys Douglas Alonso Costa.

Para o Cesac, é muito importante fazer parte de uma festa de confraternização, bem como, um festival de gastronomia e solidariedade humana, realizado conjuntamente por diversas entidades assistenciais e pelo Fundo Social de Solidariedade do Município de Piracicaba. O objetivo maior do Cesac ao participar da Festa é arrecadar fundos para a manutenção da Creche Maria Maschietto Juliani, entidade mantida.

 Breve histórico 

A história do Cesac começa na metade da década de 1960, com a iniciativa do Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani, atualmente, pároco emérito da Igreja São José, no bairro Paulista. Chegando à paróquia, ele percebeu que a comunidade envolta por diversos bairros, era muito carente e necessitava de uma obra social. Então, começou a dar aulas de datilografia aos interessados. Aos poucos, o trabalho foi sendo desenvolvido e, mais precisamente em maio de 1967, o Centro Social nasceu.

Por anos, as atividades eram desenvolvidas visando à comunidade da paróquia, mas com o passar do tempo e com as mudanças na legislação na área da assistência social, o Cesac precisou ir adequando suas finalidades estatutárias, para atendimento as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões da cidade.

Atualmente, o Cesac está à frente de dois projetos em parceria com Prefeitura Municipal de Piracicaba, o GERAÇÕES têm como objetivo propiciar convívio grupal, comunitário e social de crianças, adolescentes e jovens com suas respectivas famílias e comunidade, por meio de troca de experiências e vivenciais, favorecendo o desenvolvimento do protagonismo, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da participação cidadã, complementando as ações do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). O Programa de Desenvolvimento de Habilidades tem como objetivo proporcionar atividades que promovam a convivência social, oportunizando novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, motora, intelectual, afetiva, social e produtiva, com possibilidade de geração de renda.

A creche Maria Maschietto Juliani, localizada na Rua Ubatuba, 61 – Bairro Jaraguá também faz parte do trabalho realizado pelo Cesac e tem capacidade de atendimento para 200 crianças na faixa etária de 02 a 05 anos.

 

Cardápio da Barraca Nações Árabes

ENTRADA:

Coalhada Sêca

Esfiha fechada de carne

Homus (pasta de grão de bico temperada com molho de gergelim, limão e alho)

Kibe Cru (carne moída e trigo, acompanhada de hortelã, cebola e azeite)

Kibe Frito (recheado com carne moída)

Pão Sírio

 

PRATOS QUENTES:

Arroz Marroquino (arroz, carne moída, peito de frango e amêndoas)

Arroz com Carneiro (arroz, grão de bico, pedaços de carneiro na manteiga e amêndoas)

Charuto de Folha de Uva (folha de uva recheada com carne moída e arroz)

Charuto de Repolho (folha de repolho recheada com carne moída e arroz)

Chichbarack (chapeuzinho de carne cozidos na coalhada com hortelã e alho)

 

DOCES:

Bacleua (doce de massa folhada com recheio de nozes)

Burma (enrolado de macarrãozinho com nozes)

Halawi (doce de gergelin)

Kneff (ninho de macarrâozinho de pistache / nozes)

Maamul (doce de semolina recheado com nozes)

Mantecal

Raha (bala de goma)

Restilóz (doce de semolina com coco e amêndoas)

 

BEBIDAS:

Água Mineral

Árak (bebida típica com sabor de anis)

Cerveja

Refrigerante

Vinho

 

CARDÁPIO JANTAR ANTECIPADO

Entrada

– Mini Pão Sírio

– Homus

– Azeitona Preta

– Azeitona Verde

– Babaganuch

– Coalhada seca

Aperitivo

– Mini Esfiha

– Mini Kibe

Prato Principal

– Charuto de folhas de repolho

– Charuto de folhas de uva

– Arroz Marroquino com frango e nozes

– Arroz com carneiro e grão de bico

– Tabule

– Kibe cru

– Carneiro a moda com molho de taratur

– Lombo de pintado assado no azeite

Sobremesa

Sorvete de creme com frutas cristalizadas

Café Árabe

Deixe um comentário