Festa das Nações: entidades e cardápios das barracas

1. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE SURDOS DE PIRACICABA (APASPI)
A Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba (Apaspi), é uma entidade sem fins lucrativos, que atende pessoas portadoras de  deficiência auditiva.
A Apaspi criada em 26 de maio de 1977, pelas professoras Adir Teresinha Massari e Maria Ephigênia de Mello Canuzzo, que eram devotadas à educação de deficientes auditivos,  iniciou os atendimentos espécializados em março de 1984.
Atualmente, a entidade, que tem como presidente José  Aref Sabbagh Esteves, dá atendimento especializado à 47 jovens na faixa etária de zero a 18 anos, com profissionais nas áreas de serviço social,  fonoaudióloga, pedagogia, e psicologia.
A instituição, que é mantida por meio de convênios, promoções realizadas pela diretoria e sócios contribuintes,  atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede localizada à rua Dr. Alvim, 1464, bairro São Judas e pelos telefones (19) 3434-9947 / 3422-8324 / 3434-6301.
A Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba (Apaspi) vai estar na 31ª Festa das Nações de Piracicaba, com a Barraca Brasil Nordeste e terá como rainha, Débora Souza e embaixadora, Mariana de Carvalho Carmona
CARDÁPIO:
CASQUINHA DE SIRI
CROQUETE DE CARNE SECA
ACARAJÉ
CUSCUZ DE CAMARÃO E PEIXE (200 ml)
CUSCUZ DE CAMARÃO E PEIXE (500 ml)
PRATOS PRINCIPAIS:
BOBÓ DE CAMARÃO
VATAPÁ
MOQUECA DE PEIXE
ESCONDIDINHO DE CARNE SECA
BAIÃO DE DOIS
PORÇÕES:
CARNE SECA ACEBOLADA
ARROZ BRANCO
BATATA FRITA
MACAXEIRA (PORÇÃO DE MANDIOCA FRITA)
TAPIOCA (biju)
DOCES DIVERSOS
BEBIDAS:
REFRIGERANTE
CERVEJA
ÁGUA COM GÁS ou SEM GÁS
ÁGUA TÔNICA
SUCO
(COQUETEL DE FRUTAS TÍPICAS DO NORDESTE)
 2 – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba- AUMA
Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba- AUMA, que atualmente tem com presidente, Elias Ayres Guidetti Zagatto, foi fundada em 30 de junho de 1999, vai participar da 31ª Festa das Nações de Piracicaba representando o continente africano, que abriga 50 países, com população de aproximadamente de um bilhão de pessoas.
Em virtude da necessidade de atendimento específico para pessoas portadoras de autismo, um grupo formado de pais e amigos se uniram para montar uma entidade especializada no atendimento desta disfunção .
A  Auma, que começou a funcionar em  junho de 2000, atualmente atende 26 pessoas na faixa etária de 07 a 39 anos e conta com uma equipe de profissionais, que é referência no atendimento de portadores de autismo de Piracicaba e cidades vizinhas, entre elas Rio das Pedras e Saltinho.
A  Associação, atende de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, a rua São Tomaz de Aquino, bairro Piracicamirim (ao lado do CRAS), telefone  (19) 3424-1979 / 3927-1980.
Na Festa das Nações, que acontece de 14 a 18 de maio, no Parque do Engenho Central, a  Auma, que vai estar representando o continente Africano e terá como rainha da barraca, Maria Helena Farias; embaixadora, Linduyuê Camargo Monteiro; guardião, André Luis F. dos Santos e  guardião mirim, Luis Guilherme C. Ferraz.
CARDÁPIO
PRATOS QUENTES
Frango africano (carne de frango no pão)
Rolinhos da áfrica (carne bovina – acompanha arroz com açafrão e
Farofa com milho)
PORÇÕES QUENTES
Batata frita (com ou sem queijo)
Bolinho de feijoada
Iscas de peixe (tilápia)
Mandioca frita
DOCES
Banana caramelizada com sorvete
Bolo de café
Bolo de maracujá
Cuscuz doce
BEBIDAS BEBIDAS
Água (com e sem gás)
Amarula
Cerveja
     Refrigerante
3 – Berçário “Antonia Sturion” e  Creche “Branca
Criada em 1944, com a finalidade de atender crianças que os pais foram para a guerra em 1941 e as mães precisavam trabalhar, o Berçário “Antonia Sturion” e  Creche “Branca de Azevedo”, a antiga creche “Anita Costa”, é  uma entidade sem fins lucrativos, que passou a ser Instituição em agosto de 1971.
Presidida por Antonio Braga, a entidade que atualmente está fechada, por estar passando por reforma estrutural, tem capacidade para assistir cerca de 80 crianças, na faixa etária de  2 anos e 5 anos (maternal, jardim I e II), no período integral, oferecendo atendimento na área de saúde, alimentação, educação e recreação.
Sediada à rua do Rosário, 1477, na área Central, a entidade, vai participar da 31ª Festa das Nações de Piracicaba mostrando a cultura e a culinária da região Norte do Brasil, por meio dos pratos típicos e dos trajes tradicionais da rainha, Karina Grella; embaixadora, Heloisa Eduarda Rosa Madureira e do guardião, Deivid Desiderio Duarte de Toledo.
Cardápio:
Escondidinho do Norte
Cuscuz de carne seca
Cuscuz de frango
File a Parmegiana
Arroz
Saladas de verduras / legumes e frutas
sobremesa: doce de abóbora
4 – Casa do Amor Fraterno
Com o objetivo de colaborar com a educação de crianças, adolescentes e adultos na faixa etária de 7 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, em março de 1995 foi criada em Piracicaba, a Casa do Amor Fraterno, que iniciou seus trabalhos com o curso para gestantes.
Atualmente, a entidade que tem como presidente, Elenice Miranda D´Abronzo, desenvolve ações socioeducativas por meio de atividades esportivas, de lazer, artísticas e culturais, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
A instituição localizada à rua João Zílio, 290, bairro  Novo Horizonte, conta com uma equipe técnica com  mais de duzentos voluntários  contribuindo de forma diferenciada para atender aproximadamente 300 beneficiários com  atendimento médico e odontológico.
A entidade tem também, biblioteca e atividades envolvendo cursos de arte cênicas (teatro), oficinas de datas comemorativas, artes circenses, futebol feminino, costura, moda, informática, culinaria juvenil, tricô a mão e a máquina, grupos de pais, gestante, desenho, contos, alimente-se bem, artesato, sapateado, dança de salão, educação ambiental, balé, cabeleireiro, poesia e logística.
Na 31ª Festa das Nações, a  Casa do Amor Fraterno vai estar com a barraca Francesa, que terá como rainha, Fernanda Alvim Gava e embaixadora, Giovanna Costa  Foltram e o prato típico do Jantar fechado é o Cassulet.
 Cardápio
Entrées ( Estradas)
Quiche Lorraine/ Torta de  queijo
Sugestão de vinho – Abel Pinchard- Côtes-du-Rhône
Soupe à l´oignon pour une persone
Sopa de Cebola para uma pessoa (cumbuca de sopa de cebola)
Sugestão de vinho – Abel Pinchard – Beaujolais Villages
Baguettes (farcies au salami ou au pâté de poulet)
Baguetes (recheadas com Salame ou Patê de Frango
Sugestão de vinhos: salame – Casa  Mayor Carmenere e frango – Camino Del Sur Reserva sauvignon Blanc
Hors d´oeuvre de champignon
Astepasto de champignon com tomate seco e funnghi
Sugestão de vinho – Bordeaux Timberlay Supérieur
Tabua de queijos (seleção de queijo)
Plats Principaux ( Pratos Principais)
Cassoulet pour deux personnes (garni du riz blanc)
Feijoada branca para duas pessoas (feijão branco, lingüiça,calabresa e portuguesa, paio,lombo,peito e bacon – acompanha arroz branco)
Sugestão de vinho – J.P. Chenet Cabernet – Syrah
5 – Centro de Reabilitação de Piracicaba
O Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP), fundada em Piracicaba há 48 anos, através da união de famílias de quatro menores portadores de deficiências físicas e mentais, que se uniram para criar a entidade, um espaço com equipamentos e técnicas voltadas às necessidades especiais.
Com esta iniciativa, atualmente, o CRP, oferece apoio na especialidade médica neuroinfantil, pediatria, ortopedia, odontologia, projeto recém-nascidos de risco, fisioterapia e Terapia ocupacional,  realizado em grupo ou individual.
O Centro de Reabilitação também disponibiliza aos beneficiários alimentação balanceada acompanhada por nutricionista, que consiste no café da manhã, almoço e lanche da tarde.
No que se refere à educação, a instituição mantém a Escola de Educação Especial  João Guidotti, e a Unidade Educacional Profissionalizante.
 A Escola de Educação Especial João Guidotti é um centro de educação composto por professores especializados, auxiliares de classe, psicólogos, assistentes sociais, orientadoras pedagógicas e diretora escolar, que oferece um ensino especializado e individualizado em Educação Infantil e Ensino Fundamental
Unidade Educacional Profissionalizante (Unep), tem como meta ensinar a pessoa com deficiência noções de responsabilidade, hierarquia, respeito e assiduidade, além de gerar o amadurecimento profissional, despertando a motivação, a coordenação visomotora, noções de sequencia lógica, organização, padrão de qualidade, técnicas básicas de higiene pessoal e limpeza de ambientes, preparando assim a pessoa com deficiência para o mercado de trabalho.
O Centro de Reabilitação Piracicaba, que tem presidente Ilário Correr é referência entre as entidades filantrópicas mais bem administradas do País, atualmente  atende 604 pessoas e vai atuar na 31ª Festa das Nações de Piracicaba, com a Barraca da Holanda, que terá como rainha, Laís Zaidan Bêgo e embaixadora, Julia Melo Travalini.
CARDÁPIO
 Prato típico do jantar fechado:
Entrada: Creme de ervilha com bacon e crótons.
Jantar: Rocambole holandês, salada holandesa, pernil Thea, chester
Rotterdan, cebola agridoce, purê de batata doce com amêndoas, arroz branco e
arroz açafrão.
Sobremesa: Torta Holandesa.
 Cardápio
 PRATOS INDIVIDUAIS:
Batata gratinada – calabresa moída, batata em rodelas e molho branco gratinado com queijo parmesão.
Panqueca de frango – creme de catupiry, frango desfiado, bacon, milho, ervas finas e gratinado ao molho sugo.
Panqueca de brócolis – creme de catupiry, brócolis, ervilha, ervas finas
e gratinado ao molho sugo.
Salsicha com salada de batata – batata bolinha com casca marinada ao
molho holandês.
PORÇÕES
Batata Frita;
Salsicha cozida no molho holandês;
Coelho Frito;
Croquete de Calabresa;
Calabresa Acebolada;
Frango a moda holandesa.
BRUFFET POR QUILO (domingo no almoço):
Salada de legumes;
Feijão branco com especiarias;
Batata doce caramelizada;
Pernil assado;
Chester gratinado;
Molho holandês;
Arroz branco;
Arroz com açafrão.
 DOCES:
Torta Holandesa Individual
BEBIDAS:
Chopp Claro e Escuro;
Cerveja;
Refrigerantes;
Água com e sem Gás;
Genebra.
6 -Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José (Cesac)
O Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José (Cesac), que tem como objetivo atender famílias de baixa renda proporcionando assistência social, moral, religiosa, cultural, educacional e recreativa, foi instituído oficialmente em Piracicaba, em  maio de 1967.
A entidade, localizada à av. Marquês de Monte Alegre, 777,  bairro Paulista, foi criada por  iniciativa do Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani, que atualmente é pároco emérito da Igreja São José.
Ao assumir a paróquia,  o então padre, notou que a comunidade era muito carente e precisava de uma obra social, com isso, o pároco começou dar aulas de datilografia e desenvolver trabalhos junto  a comunidade até instalar oficialmente o Centro Social, que atende as famílias em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões da cidade.
Atualmente, o Cesac, que tem como presidente, Adilso José Gomes, desenvolve dois projetos em parceria com Prefeitura, o Gerações e o Programa de Desenvolvimento de Habilidades.
O Geração atua no convívio grupal, comunitário e social de crianças, adolescentes e jovens com suas famílias e comunidade, complementando as ações do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e o  Programa de Desenvolvimento de Habilidades, desenvolve atividades que promovam a convivência social e habilidades, com possibilidade de geração de renda.
O Centro Social, mantenedor da creche Maria Maschietto Juliani, com  capacidade para atender 200 crianças na faixa etária de 02 a 05 anos, vai participar da 31ª Festa das Nações, com a barraca dos Países Árabes, que terá como rainha, Isabela Filizola; embaixadora, Eduarda Prado Almeida e guardião, Jonhys Douglas Alonso Costa
CARDÁPIO
ENTRADA:
Coalhada Sêca
Esfiha fechada de carne
Homus (pasta de grão de bico temperada com molho de gergelim, limão e alho)
Kibe Cru (carne moída e trigo, acompanhada de hortelã, cebola e azeite)
Kibe Frito (recheado com carne moída)
Pão Sírio
PRATOS QUENTES:
Arroz Marroquino (arroz, carne moída, peito de frango e amêndoas)
Arroz com Carneiro (arroz, grão de bico, pedaços de carneiro na manteiga e amêndoas)
Charuto de Folha de Uva (folha de uva recheada com carne moída e arroz)
Charuto de Repolho (folha de repolho recheada com carne moída e arroz)
Chichbarack (chapeuzinho de carne cozidos na coalhada com hortelã e alho)
DOCES:
Bacleua (doce de massa folhada com recheio de nozes)
Burma (enrolado de macarrãozinho com nozes)
Halawi (doce de gergelin)
Kneff (ninho de macarrâozinho  de  pistache / nozes)
Maamul (doce de semolina recheado com nozes)
Mantecal
Raha (bala de goma)
Restilóz (doce de semolina com coco e amêndoas)
BEBIDAS:
Água Mineral
Árak (bebida típica com sabor de anis)
Cerveja
Refrigerante
Vinho
CARDÁPIO JANTAR ANTECIPADO
Entrada
Mini Pão Sírio
Homus
Azeitona Preta
Azeitona Verde
Babaganuch
Coalhada seca
Aperitivo
Mini Esfiha Mini Kibe
Prato Principal
Charuto de folhas de repolho
Charuto de folhas de uva
Arroz Marroquino com frango e nozes
Arroz com carneiro e grão de bico
Tabule
Kibe cru
Carneiro a moda com molho de taratur
Lombo de pintado assado no azeite
Sobremesa
Sorvete de creme com frutas cristalizadas
Café Árabe
7 – Associação Atlética Educando Pelo Esporte
Com o objetivo de não deixar nas ruas, os jovens  em situação de vulnerabilidade, moradores dos bairros Paulista e Caxambú se uniram para montar a Associação Atlética Educando Pelo Esporte (AAEPE), uma instituição, que pudesse desenvolver atividades voltadas para crianças e adolecentes.
A  AAEPE, que funciona há 17 anos, iniciou seus trabalhos realizando jogos de futebol nos Centros Comunitários. Atualmente, sediada à rua Benedito Bonzon Penteado, 645, no Jardim Pacaembu, está assistindo 210 crianças e adolescentes, na faixa etária de 07 a 17 anos, colaborando com a educação e formação priorizando o lazer, esporte, cultura, saúde e educação.
A instituição, que tem como diretor presidente, Ivan Aparecido Lopes da Silva é  mantida com  eventos, contribuições,  recursos municipais e estaduais.
A  Associação Atlética Educando Pelo Esporte (AAEPE), vai estar na 31º Festa das Nações, mostrando a cultura dos Estados Unidos, através dos trajes típicos da rainha da barraca, Natalia Tamborim Hilário; da embaixadora, Caroline Eduarda Negrisolo de Oliveira, do guardião, Heitor de Gaspari Zambom, e da sua culinária.
CARDAPIO
O PRATO TÍPICO DO JANTAR SERÁ O X-TUDO  – (Pão, hambúrguer, maionese, alface, vinagrete, bacon, presunto, ovo,e queijo fatiado)
X – SALADA  – Pão, hambúrguer, maionese, alface, vinagrete  e queijo fatiado
X- BACON  – Pão, hambúrguer, maionese, alface, vinagrete, bacon e queijo fatia
X-TUDO  – Pão, hambúrguer, maionese, alface, vinagrete, bacon, presunto, ovo,e queijo fatiado
LANCHE DE PERNIL – Pão francês, Pernil e vinagrete
LANCHE DE PERNIL COM QUEIJO – Pão francês, Pernil, queijo, vinagrete e alface
LANCHE DE LINGÜIÇA CALABRESA – Pão francês, linguiça calabresa e vinagrete
X- MORTADELA – Pão francês, mortadela e queijo
DOG SIMPLES – Pão, salsicha ao molho, maionese, vinagrete, catupiry e batata palha
DOG ESPECIAL – Pão, salsicha em molho, maionese vinagrete, catupiry, bacon, frango desfiado e batata palha
PIPOCA – Pipoca Natural / Pipoca Doce / Pipoca Natural com Queijo
ESPETO DE FRANGO EMPANADO
BATATA FRITA (individual)
BATATA RECHEADA FRANGO  – Purê batata, frango desfiado e refogado, catupiry, molho, milho, ervilha, azeitonas pretas picadas, fatia de queijo e batata palha
BATATA RECHEADA PRESUNTO  – Purê batata, presunto picado, catupiry, molho, milho, ervilha, azeitonas pretas picadas, fatia de queijo e batata palha
BATATA RECHEADA BROCÓLIS – Purê batata, brócolis, catupiry, molho, milho, ervilha, azeitonas pretas picadas,  fatia de queijo e batata palha
BEBIDAS:
Cerveja lata 350 ml
Chopp
Refrigerante lata 350 ml
Água 500ml
Enegetico
DOCES:
Maçã e Morango do Amor
Maça e Morango de Chocolate
SUCOS:
Suco natural 400ml
Sucão de Açai 400ml
SORVETES:
Casquete
Sundae
Picolé
Calda quente 150 ml
Milk Shak 300 ml
Salada de fruta com sorvete 300 ml
Açai na tigela 400 ml
Açai no Copo 300ml
Açai Ice 300ml
8 – Associação Síndrome de Down –  Espaço PIPA
1983 um grupo de pais se reuniram para montar uma instituição e criaram   a  Associação Síndrome de Down, “o  Espaço PIPA”, como é conhecido atualmente.
O Espaço Pipa,  que tem como presidente, Fabiane Gomes de Oliveira, atua em Piracicaba desde 1983, atendendo 56 pessoas, diáriamente, desenvolvendo terapias com profissionais nas áreas de fonaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, assistência social,  fisioterapia, educador físico, esporte, cultura, lazer; escolarização e trabalho junto família e a comunidade.
Com a finalidade de  melhorar qualidade de vida das pessoas portadoras de Síndrome de Down,  em A Associação, sediada  à  rua Maria de Lourdes  Campos Torres de Carvalho, 100, Jardim Santa Sílvia, funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.
O Espaço Pipa, que participa da Festa das Nações há 31 anos, vai estar  nesta edição com a barraca Brasil-Sul, que será representada pela rainha, Carolina Bonasse;   embaixadora, Laís Aníbal Pizzinatto dos Santos e guardião, Igor Ferrari.
CARDÁPIO
Restaurante: saladas (folhas diversa, tomate, legumes, etc), guarnições (arroz carreteiro, quibebe, farofa, mandioca frita e vinagrete), carnes (costela feita no fogo de chão, picanha, alcatra, cupim, queijo coalho, etc).
Varanda: Porções (mandioca, linguiça, costela, porco)
Bebidas: vinho, chopp com vinho, cerveja, suco de uva, refrigerante, água
Barraca Externa: espetinho de alcatra
Jantar fechado 2014
Dias: 14 e 15
Horários: 20h as 23h
Cardápio: saladas (folhas diversa, tomate, legumes, etc), guarnições (arroz carreteiro, quibebe, farofa, mandioca frita e vinagrete), carnes (costela feita no fogo de chão, picanha, alcatra, cupim, queijo coalho, etc). Bebidas a parte.
9- Instituto Formar de Aprendizagem Profissional
Com a finalidade de oferecer noções de cidadania e civismo às crianças e adolescentes, principalmente aos que trabalhavam como engraxates, em abril de 1966 foi criado em Piracicaba, o  Instituto Formar de Aprendizagem Profissional.
A entidade, que tem como presidente interino, Rubens Leite do Canto Braga, atende cerca de 500 adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos por ano, em situação de vulnerabilidade, por meio de ações culturais e de socioaprendizagem, formando profissionais competentes e cidadãos conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade.
Baseando suas atividades em valores como comprometimento, disciplina, inovação e crescimento autossustentável, a instituição está desenvolvendo dois projetos culturais, a Banda Musical João Romeu Pitolli e o Grupo Ronaumrose de Teatro.
O  Instituto Formar, que funciona à rua Gonçalves Dias, 721, bairro Piracicamirim, há nove anos participa da Festa das Nações, nessa edição estará com a  barraca Brasil Sudeste, que será representada pela rainha Gabriela Soares Araújo e Embaixadora Melissa Soares de Souza.
CARDÁPIO
Porco na fornalha (por quilo)
Farofa
Arroz branco
Feijão gordo
Saladas
Torresmo
Vinagrete
Mandioca frita – Porção
Frango a passarinho – Porção
Torresmo – Porção
Mousse a Sudeste – Unidade
Pavê de prestígio – Unidade
Caipirinha com pinga – Copo
Caipirinha com vodka – Copo
Pipoca – Saquinho
Preparado de pernil – Unidade
Preparado de Mortadela – Unidade
10 – UNIÃO ESPÍRITA DE PIRACICABA 
Em  janeiro de 1942, um grupo de pessoas que participavam do Grupo Espírita “Fora da Caridade Não Há Salvação”, tomaram a iniciativa de fundar a União Espírita de Piracicaba, com o objetivo de propagar a Doutrina Espírita Cristã com base no ensinamento de Allan Kardec, o ensino teórico e prático do Espiritismo, a caridade espiritual, moral e assistência social.
A instituição, que atualmente tem como presidente Luiz Benedito Dell’Abio, na sua fundação foi presidida por Eugênia da Silva e na sequência pelo doutor  Walter Radamés Accorsi, que atuou por um período de  60 anos.
Desde o início, a entidade desenvolveu atividades na área assistencial, administrada por uma equipe de assistes sociais  com o acompanhamento da base doutrinária espírita.
Em 1960, a União Espirita fundou o Educandário “Nosso Lar”, com a finalidade de abrigar crianças órfãs do sexo feminino e em 1968  transformou-se de internato em creche atendendo cerca de 200 crianças.
 Na área educacional, o “Nosso Lar” atende crianças no jardins 1 e 2, pré-escola, 1a, 2a e 3a séries do 1o grau e cursos profissionalizantes de datilografia, corte e costura, artesanato em madeira e recentemente informática.
A União Espírita de Piracicaba, que atualmente conta com cerca de 80 voluntários  e atende em média 2.500 pessoas por mês, vai participar da 31ª Festa das Naçoes de Piracicaba, com a barraca México, que será representada pela rainha, Emanuelle Rodegher Desuó e embaixadora, Clarice Aparecida Tertuliano Augusto.
Cardápio Jantar Fechado
Entrada
Sopa cremosa de nozes chipotle com bacon
Prato:
Enchiladas de tinga: Preparo a base de frango, tomate, chipotle e linguiça enrolado em tortilla de trigo e assado com queijo e salsa vermelha. Acompanha salada de acelga, cebola roxa, coentro e rabanete
Cardápio:
Burrito:Tortilla de trigo nas opções: Carne, Frango e Vegetariano
Nachos – Nachos de milho com molho cheddar e pico de gallo
Taco Shell -Tortilla de milho crocante nas opções: Carne, Frango e Vegetariano
Taco – Tortilla de trigo nas opções: Carne, Frango e Vegetariano
Chocolate Quente – Chocolate derretido
11 – Casa do Bom Menino
Denominada de Bazar da Criança, a Casa do Bom Menino, foi criada em novembro de 1962,  iniciou seus trabalhos acolhendo crianças na faixa etária até 12 anos, que vivessem em situação precária, sendo que em setembro de 1969, a instituição  passou a acolher somente meninos,  encaminhando as meninas para o local ,onde desde 2006, é denominado de Casa Raquel.
Com o passar dos anos,a entidade que iniciou suas atividades, em um espaço à rua José Bonifácio, e recebeu da Prefeitura a doação um terreno, a rua Machado de Assis, 593, onde construiu sua sede atual.
Neste local, além de oferecer moradia aos meninos, na época também atendia  crianças e adolescentes da comunidade, desenvolvendo atividades, como, oficinas de marcenaria e serralheria para captação de recursos e profissionalização dos atendidos.
Em  1976, o Bazar da Criança mudou sua denominação para Casa do Bom Menino, e firmou convênio com a Prefeitura e com a Secretaria Estadual do Menor, para obter recursos, os quais eram insuficientes para atender a entidade.
Atualmente a instituição, que, que vai  participar da 31ª Festa das Nações explorando o estacionamento, tem como presidente Guilherme Mônaco de Mello e está sediada à rua Machado de Assís, 594, bairro Nova América, possui seis abrigos, totalizando 106 atendimentos, a Casa Raquel, com meninas de 12 a 18 anos; a Casa do Bom Menino, com meninos de 12 a 18 anos; as Casas de Acolhimento,  Nucleo 1 e 2 , que acolhe crianças e adolescentes de ambos os sexos de 0 a 18 anos; a Casa de Passagem,  que atende crianças e adolescentes de ambos os sexos de 0 a 18 anos e o Centro Educacional Infantil, com  crianças de ambos os sexos de 0 a 12 anos.
12 – SEAME-  Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa
Com objetivo de mudar o quadro estatístico de adolescentes infratores internados na FEBEM (atual Fundação CASA), o então bispo diocesano, Dom Eduardo Koiak, iniciou um trabalho de amparo e apoio aos jovens e seus famíliliares, instituindo o Projeto de Liberdade Orientada para Menores Infratores, vinculado a  Faculdade de Serviço Social, que na época pertencia à diocese.
Em 1983, o projeto foi separado da faculdade e se instituiu o SEAME – Serviço de Apoio ao Menor, que em 1988, continuou com a mesma sigla, mas passou a  se chamar Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa, que tem como missão proporcionar aos adolescentes que vivem em conflito com a lei, uma vida digna, buscando sua reinserção social.
O Seame, que atualmente tem como presidente, José Luiz Camolesi; vai participar da 31ª Festa das Naçõe de Piracicaba, com a barraca Portuguesa, que será representada pela rainha, Elizete Gabriel da Silva; embaixadora, Júlia Pinson Ponciano e guardiões, Kleiton Viana e André Rodrigues.
CARDÁPIO
Pratos Típicos
Bacalhoada (acompanha arroz) (Postas de bacalhau, batata, cebola, tomate, pimentão, azeitonas, ovo e azeite)
Bolinho de Bacalhau (Bacalhau, batata, cheiro verde e ovo)
Caldo Verde (Caldo de batata temperada com couve e paio)
Sardinha Portuguesa; (Sardinha frita, curtida com tomate, cebola, azeitona, cheiro verde, azeite e vinagre)
DOCES
Pastel de Santa Clara;
Pastel de Belém;
Torta de Nozes;
Torta de Avelã;
Torta de Damasco;
Torta de Maça;
13 – Creche e Berçário Ada Dedini
Preocupados com os problemas da Vila Rezende (SAVIRE), os moradores se uniram e criaram a Sociedade Amigos de Vila Rezende, para poderem fazer suas reivindicações junto ao poder público, além de atender famílias carentes com cestas básicas.
Com o trabalho que estava sendo desenvolvido, a SAVIRE sentiu que a comunidade precisava de um local onde deixar os filhos, para que as mães pudessem trabalhar.
Em função disso, em agosto de 1977, foi inaugurada a Creche e Berçário Ada Dedini, que hoje assiste 150 crianças na faixa etária de quatro meses à 13 anos, com atendimento assistencial e educacional em período integral, de segunda a sexta-feira, das 7h30  às  16h30
Além da Creche e Berçário Ada Dedini, a Associação conta com mais dois departamentos, o  Grupo  Rezende  do  AA, ALANON, NA e NAR-ANON, com  atendimento social, cultural, educacional e assistencial e dois Salões de Festa, disponíveis para locação, e a renda é revertida para manutenção da instituição.
A entidade, que tem como presidente, Waldir Pedro Mutti, vai participar da 31ª Festa das Nações de Piracicaba, com a barraca Itália, é famosa principalmente pela arte, comida e seus vinhos. A barraca será representada pelos seus prátos típicos e pela a rainha, Ana Raquel Galvão; embaixadora; Luma Meneghetti Hoffmann e guardiões, Henrique Soares e Deivid Toledo.
    C A R D Á P I O  ( Jantar)
   TIRA-GOSTO
Caponata  italiana, salame italiano, azeitonas  pretas  temperadas, provolone,  pão italiano.
   PRATOS  QUENTES
Lasanha, Caneloni, Capeleti, Talharim, Nhoque, Rondeli ao molho branco,   Polpetas,
Brajolas,  Polastro, Polenta  frita,  Queijo Parmesão ,  Molho  de tomate
   SOBREMESA
 Caçarola  Italiana  e  Sagú  com  vinho  e  creme
   BEBIDAS
 Vinho italiano e nacional, suco de uva, cerveja, água, e refrigerantes.
   C A R D Á P I O  (quiosques )
Pizza   Napolitana ( salgada)
Pizza Romeu e Julieta ( doce)
Sorvete  Italiano (com  massa / frito )
Focáccia (massa  italiana ) e  Uva  do  Amor
Doces italianos, Sagú com vinho e creme e Caçarola italiana
Vinho  ao  natural,  quente,  com  frutas,  gelado
Cerveja
Refrigerante
Água
14 – Avistar (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais – Visão)
A Avistar (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais – Visão),  entidade sem fins lucrativos, foi instituida em julho de 2005, por um grupo de pessoas que se uniram para desenvolver um trabalho em prol dos deficientes visuais de Piracicaba.
A instituição que assiste 43 pessoas, se matém basicamente de recursos provenientes dos governos municipal e estadual, de doações particulares e eventos, tem como objetivo dar condições de desenvolvimento às pessoas com deficiência visual,  fazer integração sócio-educativa-cultural, profissional, além de  melhor qualidade de vida.
Atualmente, a Associação conta com profissionais especializados que ministram aulas específicas voltadas às necessidades básicas dos portadores de deficiência visual, entre elas, orientação e mobilidade, atividades de vida diária, alfabetização em braile e cursos de capacitação.
A Avistar, que atualmente tem como presidente Maria José Belloni Felipe,  está trabalhando uma nova mentalidade nas pessoas com deficiência visual, a de que elas são tão capazes e tem capacidade para alcançar seus objetivos.
Este ano, a Avistar vai participar da 31ª Festa das Nações com cultura, traje típico e a culinária  do Japão. A barraca será representada  pela rainha, Mayara Pardi Ikeda
embaixadora, Fernanda de Oliveira Kobayashi.
Cardápio do jantar fechado:
Sunomono
Salada de Bifum
Temaki
Sushi
Sashimi
Misoshiro
Hosomaki
Uramaki
Uramaki Skin
Yakissoba
Shimeji
Lula
Camarão
Tempurá
Guioza
Rolinho primavera
Venda área externa (balcão):
combinado
temaki (salmão / califórnia)
yakissoba (misto / vegetariano)
rolinho primavera
tempurá
salada de bifum
mochi pacote
Sábado e domingo
Cardápio
sunomono
salada de bifum
sushi (salmão / peixe branco / atum – o par)
sashimi ( 10 fatias)
hosomaki (salmão 8 unid)
hosomaki (pepino / kani)
uramaki (salmão com cebolinha / salmão skin)
uramaki (califórnia)
misoshiro
Shimeji
yakissoba (misto e vegetariano)
rolinho primavera
tempurá
Mochi (unidade / pacote com 8)
Bebidas:
Sake
Sakerinha
Cerveja
Água
Refrigerante
Sobremesa
Mochi Daifuku de Melão
15 – AMAS  –  Creche “Marshlea Dawsey”
Mantida pela Associação Metodista de Ação Social – AMAS, a Creche “Marshlea Dawsey”, fundada em 1985, atende crianças carentes da favela situada no bairro Maracanã.
Atualmente, a unidade de educação infantil, tem matriculados 94 alunos, na faixa etária de dois a cinco anos  assistidos no maternal e jardim I e II, com atividades pedagógicas, parque, brinquedoteca, biblioteca videoteca, educação física, entre outras. Durante a permanencia na entidade, os jovens recebem quatro refeições diárias e atendimento de assistência educacional, além do  trabalho assistencial junto as famílias das crianças por meio de palestras, encaminhamentos e atendimentos especiais.
Mantenedora da creche“Marshlea Dawsey”,  a AMAS, que tem convênio com a Prefeitura de Piracicaba, por meio do programa “Bolsa Creche”, é uma Instituição da Catedral Metodista de Piracicaba, entidade sem fins lucrativos, fundada em 20 de abril de 1969 com o objetivo de promover a assistência às pessoas que necessitam de apoio de forma geral.
Na 31ª festa das nações, que acontece de 14 a 18 de maio, no parque do Engenho Central, a creche“Marshlea Dawsey”, que tem como presidente, Marcio Prado De Oliveira; vai estar representando a culinária, a cultura e a tradição da Espanha. Durante a festa, estarão desfilando os trajes típicos, a rainha da barraca, Nathalia Colleti Alencar e Silva; a embaixadora, Giovana Totti Moniz e o Guardião, Jonhys Dougles Alonso Costa.
Cardápio:
Platos Principales
PAELLA VALENCIANA – Frutos do mar, Frutos do campo, Arroz, Frango, Lingüiça. Preparada no azeite de oliva e temperada com açafrão importado, alho e condimentos espanhóis.
PAELLA DE LA HUERTA (VALENCIA) – Coelho, Frango, Lingüiça, Arroz e Frutos do Campo. Preparada no azeite de oliva e temperado com açafrão importado, alho e condimentos espanhóis.
PUCHERO (CENTRO E SUL DA ESPANHA ) –  Grão de bico cozido com lingüiças, Carne, Bacon e Batata. Temperado com azeite espanhol, alho, cebola, açafrão e páprica espanhola,. Acompanha arroz branco e pão.
TORTILLA ESPANHOLA (TODA A ESPANHA) – Mexido de ovos, Batatas e Cebola. Preparado com azeite de oliva e cheiro verde. Acompanha pão e salada de tomate, alface e cebola.
1- Na   Tortilla poderá ser adicionada queijo .
Raciones (Porções)
ALMEJAS A LA MARINEIRA (COSTA ATLÁNTICA DA ESPANHA) – Preparado no azeite de oliva, vinho branco, alho, cebola, páprica espanhola e outros temperos. Acompanha pão.
TAPAS VARIADAS – Prato composto por diferentes “tira-gostos” típicos de diferentes regiões espanholas: tortilla, azeitonas, pão com almejas e pantomaca (pão com tomate processado, azeite e sal).
AVANCÊ:      POSTRE (SOBREMESA) –  Churros Espanhol
BEBIDAS:    água/ refrigerantes /Sucos/sangria/cerveja/chopp
16 – Escola de Mães “Professora “Branca Motta de Toledo Sachs”
A Escola de Mães “Professora “Branca Motta de Toledo Sachs”, que atua em Piracicaba há 74 anos, desenvolvendo projetos para atender gestantes e mães carentes com filhos.
Reconhecida como de utilidade pública em nível municipal, estadual e federal, a entidade se adequou, com o passar dos anos, sem perder suas características e o objetivo principal, que é o de preparar as futuras mães para receberem seus filhos de forma saudável e segura.
Constituída por uma diretoria eleita em assembléia, a Escola de Mães, que atualmente tem como presidente, Regina Angeli, conta com uma equipe interdisciplinar composta por médicos ginecologistas, pediatras, assistente social, agente de saúde, psicólogas, advogada e voluntários treinados para  fazer valer os “direitos” na Constituição Federal e no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).
Anualmente, a entidade assiste 150 gestantes e 200 bebês, oferecendo apoio emocional e técnico no período gestacional, orientação aos cuidados com o bebê, esclarecimentos e orientações e encaminhamentos aos membros familiares, consultas médicas, ginecológicas e pediatricas, atendimento psicológico, palestras de orientação socioeducativas e doação de enxovais e de leite em pó para os bebês após o periodo de aleitamento materno até 2 anos.
A Escola de Mães “Professora “Branca Motta de Toledo Sachs”, que tem como mantenedor, o Lions Clube Piracicaba Leste e apoiadores o Rotary Club Piracicaba Paulista e a Loja Maçônica Esplendor,  desde a primeira edição participa da Festa com a barraca Café das Nações. Este ano a barraca será representada pela rainha, Aline Saldibas Alonso; embaixadora, Luiza Massucato Candido e os guardiões, Kleisson Viana e Diogo Toledo
Cardápio:
Jantar  e Almoço
Antepasto:
Confetit  de  tomate cereja
Échalot  Carameladas
Pães
Seleção de queijos
Saladas de folhas
Opções de carnes:
Carré de cordeiro  /  Bombom de filet mignon
Opções de risotos:
Shimeji  /  queijos
Molhos:
Mustarda di fruta  e Molho madeira
Sobremesa:
Gelato de Café
Café Morro Grande
Bebidas à parte:
Vinho , cerveja , refrigerante , água e chopp
À parte:
Bolos e doces variados
17 – FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira 
 Com o objetivo de suprir as necessidades materiais básicas e emocionais, das pessoas de baixa renda portadoras de câncer, foi criada em Piracicaba a Fundação Jaime Pereira (Funjape), que hoje realiza 450 atendimentos mensais, entre pacientes e seus familiares.
A Funjape, que existe há 12 anos é uma instituição sem fins lucativos,  que se mantém por meio de  contribuições de pessoas físicas e jurídicas, e com realizações de campanhas e eventos, como,  venda de pizza, almoços, jantares e a participação Festa das Nações.
Atualmente a Fundação assiste 131 pacientes cadastrados, com transporte para o Hospital Boldrini e Unicamp; medicações, que não encontradas na rede pública; suplementos alimentares; terapia com psicóloga; atendimento com nutricionista; visitas domiciliar e hospitalar em equipe; empréstimo de cadeiras de rodas e de aparelho de pressão; além de distribuição de cestas básicas, leite, fraldas geriátricas e realização de  palestras, campanhas preventivas, festas e passeios.
A Funjape, que tem como presidente, Maria de Fátima Pereira Gandelim, vai participar da 31ª Festa das Nações, mostrando a cultura e a culinária da Nova Zelândia, que será representada na festa pela rainha, Maria Julia Zambom; embaixadora, Isabella Zambom e guardiões, Kleiton Rodrigues Viana e Heitor Degaspari Zambom.
Cardápio:
ENTRADAS: Patê de tomate seco, ricota, azeitona e ervas finas acompanha torradas, anéis de cebola com molho picante.
PRATOS PRINCIPAIS: Ribs on the barbecue (costela suína ao molho barbecue) acompanha legumes, tomate cereja, batata ao azeite, ervas finas e arroz branco.
Paleta de Cordeiro acompanha legumes, tomate cereja, batata ao azeite ervas finas e arroz branco.
SOBREMESA: Pavlova.
Para todos os dias, os mesmos pratos Principais.
PRATO KIDS: Nuggets de frango acompanha arroz branco, batata frita, maionese e catchup
PORÇÕES: Mix de carne acebolada e ripas suínas fritas acompanham molho picante e pães, batata frita e cebola em anéis empanada e frita.
QUIOSQUE:
Pavlova
Cebola em anéis empanada e frita, batata frita com bacon.
Bebidas:
Cerveja
Chopp
Refrigerante
Água
JANTAR FECHADO:
Pratos principais:
Ribs on the barbecue (costela suína ao molho barbecue), acompanha legumes, tomate cereja, batata ao azeite, ervas finas e arroz branco.
Paleta de cordeiro, acompanha legumes, tomate cereja, batata ao azeite, ervas finas e arroz branco.
Entradas: Patê de tomate seco, ricota, azeitona e ervas finas acompanha torradas.
Prato kids: Arroz batata frita, nuggets de frango, maionese e catchup.
Sobremesa: Pavlova.
18 –   CRAMI –  Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância
O Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância – CRAMI, que atua em Piracicaba há 27 anos, tem como objetivo contribuir para que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos,  no diálogo e não na violência.
A entidade, que tem como presidente, Gilberto Jorge Galesi, atua  na  proteção e Sistema de garantia de direitos dos jovens e adolescentes sem fazer distinção de raça, religião, etnia, sexo, posição social, e opção partidária e  prestando serviços gratuitos.
O CRAMI, tem capacidade para assistir cerca de 468 pessoas diretamente e 1638 indiretamente (famíliares), nas ações de oficinas temáticas, por meio de palestra, plantão de Orientação e grupos socioeducativos com pais e ou responsáveis.
A instituição que funciona de segunda a sexta feira das 8h às 17 horas, e quinzenalmente no período noturno, para possibilitar o atendimento dos pais e ou responsáveis que trabalham.
Este ano, o Crami vai atuar na 31ª Festa das Nações com a barraca da  Coreia do Sul, que será representada pela rainha, Maria Victória Davanzo Cesar; embaixadora, Ana Luiza Fazanaro Moretti e guardião, Henrique Soares
Cardápio:
Prato Típico do Jantar Fechado:
Kalbi-Kui/ Costela de Boi/ Beef Ribs
BUFFET
Bibimbap – (arroz coreano, legumes, carne, ovo e pimenta)
Kalbi-Kui – Costela de Boi – (acompanha arroz e legumes)
Peixe Frito – (acompanha arroz e legumes)
Macarrão com legumes
Kimtchi – (preparado a base de acelga, nabo, cheiro verde e pimenta)
Carne de Porco refogada – (acompanha arroz e legumes)
FAST FOOD
Bolo de arroz macio com molho apimentado
Salsicha empanada
Espetinho de carne com tempero levemente adocicado
Frango frito – 2 Tipos: 1- Molho de pimenta –  2- Com molho “ Inglês” com gergelim.
Sushi Coreano
Soverte Melona
Pepero (Palitinhos com Chocolate)
Salgadinho Coreano
BEBIDAS
Suco de uva com pedaços de uva
Suco de arroz
Soju
Refrigerante
Cerveja
Água Mineral
19 – Pastoral da Criança
Em 1987, o então bispo Dom Eduardo Koaik, implantou a Pastoral da Criança de Piracicaba, que na época tinha sua sede na Paróquia São Francisco Xavier, para atender os bairros Jardim Glória e Jardim das Flores.
Atualmente, a Pastoral, que tem como presidente, Marlene Besen Eckstein, está sediada nas dependências da Diocese de Piracicaba, localizada à avenida Independencia, 1.146, abrange 50 paróquias da Diocese, que compreende os municípios de Capivari, Rafard, Mombuca, Santa Bárbara D´Oeste, Rio Claro, São Pedro,  Rio das Pedras, Charqueada e Piracicaba.
A Pastoral, conta com 684 líderes voluntárias capacitadas, para atender 5.726 famílias, 6.673 crianças de 0 a 6 anos e 236 gestantes, nas 173 comunidades, visitando mensalmente às famílias, fazendo orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, e também o dia da celebração da vida, onde as crianças são pesadas, as mães orientadas.
Este ano, a Pastoral vai estar na 31ª Festa das Nações, com o quiosque representando Piracicaba, que terá como rainha,  Natalia Modolo Bertolini e embaixadora,  Maria Claudia Santoro. A renda da festa, será revertida para os trabalhos desenvolvidos nas comunidades, nos dias da celebração da vida e para o atendimento das crianças, das gestantes, para encontro anual de líderes e  demais ações básicas de saúde.
CARDÁPIO
Cuscuz de frango
Pastel (carne, queijo,pizza e Banana com Canela )
Crepe (queijo, presunto e queijo, frango com catupiry, Calabreza, Pizza, chocolate Preto  e Romeu e Julieta)
Milho cozido no prato e ou na palha
Pamonha
Curau
Bolo de milho
“Pão de mélho” (pão de mel, recheado com creme de milho)
BEBIDAS
Refrigerantes
Cerveja
Água mineral
Suco de milho
20 – Pastoral do Serviço da Caridade – PASCA
A Pastoral do Serviço da Caridade – PASCA, que tem como objetivo dar personalidade jurídica e administrar os projetos e trabalhos sociais da Diocese de Piracicaba, foi fundada em  janeiro de 1988.
Ligada a  Igreja Católica e vinculada à Cáritas Brasileira, a PASCA, presta serviços e realiza ações socioassistenciais na promoção humana e atendimento de emergência, oferecendo serviços de proteção social.
Para execução dos projetos sociais, a Pastoral, que é presidida por Antônio Oswaldo Storel, atua em parceria com as seguintes Unidades Prestadoras de Serviços – UPS;  CCI – Centro de Convivência Infantil “Menino Jesus”, ASEF – Apoio Socioeducativo Familiar “Mãos de Ouro”, Banco de Remédios,  Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa – SEAME, Promoção do Voluntariado, Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba – “Doce Ação” e Família Acolhedora.
Como já acontece há vários anos, a  PASCA, que está sediada junto à Cúria Diocesana, vai participar da 31ª Festa das Nações, como responsável pela bilheteria. O valor do convite será R$ 3,00, meia entrada e R$ 6,00 , a inteira.
 21 – Lions Clube  Piracicaba Independência
O Lions Clube  Piracicaba Independência, sediado à  avenida  Professor  Alberto Vollet Sachs, 2.717,  no bairro Vila  Monteiro e rua João Sampaio, 1090, bairro Alto é uma organização que desenvolve trabalhos voluntários com a finalidade de atender às necessidades específicas de entidades filantrópicas e assistênciais, por meio de serviços, como, doação de sangue,  campanhas para coleta de sangue para hemonucleos da região; distribuição de cestas básicas; campanha de agasálho; eventos beneficentes para angariar recursos e entre outras ações sociais.
Na 31ª Festa das Nações de Piracicaba, como nas anteriores, o  Lions, que atualmente tem como presidente, Edson Luis Ducati, vai estar com a barraca da Alemanha, com a culinária e os trajes típicos, representados pela rainha, Maria Carolina Curiacos Meyer; embaixadora, Flavia Rocha Mocellin e guardiões, Kleiton Viana e Deivid Toledo.
 CARDÁPIO
Pratos Frios
*Schlachteplatte – (tábua de frios fatiados: Sveisson, Bernois, Pastrami, Lanjäger, Nürnberger,
lombo condimentado, pepino em conserva, picles e mostarda forte)
Wienerwürst  – (salsichas branca ou vermelha, salada de batatas, chucrute, pão preto e mostarda)
Verschiede-Würstschen  – (salsichas aperitivo: Viena, Oxford, Cipolata, Cocktaill, pão preto e mostarda forte)
Pratos Quentes
Eisbein  – (joelho de suíno com salsichas, chucrute, batata temperada e mostarda forte)
Kassler  – (bisteca suína defumada grelhada na manteiga com salsichas,
batatas temperadas, chucrute e mostarda forte)
Gefültes Hünchen – (frango defumado, recheado com legumes e ervas finas
acompanha: repolho roxo, batata temperada e maçã com geleia de amora)
Linsensuppe – (caldo de defumados: salsicha, carne suína, lentilha e batata)
Lanches Rápidos
Bratwurst – (salsicha assada na brasa, acompanha mostarda forte)
Kartofelpoof – (batata frita ralada e temperada, acompanha requeijão, goiabada ou geleia de frutas)
Eisbein – (joelho de porco picado acompanha mostarda – porção individual)
Doces
Apfelstrudel  – (torta de maçã com ou sem chantilly)
Bebidas
Água
Chopp (claro e escuro)
Refrigerantes
Steinhägner

Deixe uma resposta