Festas julinas, palestras e visitas monitoradas marcam programação de julho do serviço Gerações

Festas Julinas, palestras sobre alimentação saudável e visitas monitoradas marcam a programação de julho do Gerações, serviço da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social)em parceria com o Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José (Cesac), que realiza trabalho socioeducativo com crianças, jovens, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente as beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda e Benefício de Prestação Continuada para idosos (BPC).Atualmente são atendidas 426 pessoas.

A programação já começou na segunda-feira (03), com festa julina, no Centro Comunitário do Eldorado, com cerca de 12 idosos atendidos pelo serviço no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Piracicamirim. A festa, que aconteceu das 14h às 16h, com atividades e dinâmicas típicas das festas julinas, tem o intuito de proporcionar momentos de lazer, descontração e interação entre os participantes.

Na terça (04) foi dia de palestra no Centro Social do Santo Antônio, com a temática Alimentação Saudável, para cerca de 30 usuários atendidos pelo Gerações no Cras Novo Horizonte. A palestra – que tem como objetivo proporcionar o conhecimento de alimentos que nos proporcionam uma alimentação saudável, bem como entender os mecanismos que nos levam a comer mais no frio e como controlar – também acontecerá com outros usuários do serviço no Cras do Novo Horizonte, nos dias 11 e 18.

Hoje foi dia de Festa Julina no Cras Piracicamiriam, durante o Encontro intergeracional realizado das 14h às 16h, com cerca de 40 pessoas entre crianças, adolescentes, idosos e famílias usuárias do serviço. Outras festas julinas estão programadas para os dias 25 e 26 (Cras Novo Horizonte e São José) e 29 (Cras Jardim São Paulo).

ZOO – No dia 18, 75 adolescentes usuários do serviço nos Cras Novo Horizonte, São José, Piracicamirim, Vila Sônia e Jardim São Pauloparticipam de visita monitorada ao Zoológico de Americana e ao Horto Florestal. Esta confraternização dos Cras tem como objetivo proporcionaratividades que enriquecem e fortalecem as relações entre os adolescentes e ainda oferecer contato com a natureza num lugar diferente.

GERAÇÕES – as ações socioeducativas promovidas pelo serviço são executadas nos Cras ou em locais ligados a eles. Durante as atividades são trabalhadas as temáticas de promoção a autonomia, tais como: família; comunidade e cidadania; saúde e meio ambiente; cultura, esporte, lazer; empreendedorismo e trabalho. A intenção é promover ainteração pessoal e grupal para o desenvolvimento de habilidades pessoais, a superação de fragilidades sociais e a melhoria da qualidade de vida.

Para ser usuário do serviço, a pessoa deve ser encaminhadapelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) – desenvolvido pelos Cras ou pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) – desenvolvido pelos Creas (Centro Especializado de Referência de Assistência Social).

SENAC – No dia 11, das 13h às 16h30, cerca de 15 usuários do serviço irão ao Senac para conhecer os laboratórios de rádio do local. A visita monitorada tem o intuito de mais informações sobre o meio de comunicação e ainda utilizar o estúdio para gravar programa de rádio com a temática erradicação do trabalho infantil, que está permeando as atividades do Gerações nos meses de junho e julho.

Deixe uma resposta