Festival tem espetáculos de teatro, debates e oficinas até dia 23

1511057_847090048669007_2869947432327992540_nCompanhias teatrais de reconhecida qualidade no país dão continuidade esta semana à programação do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Até o domingo, 23, o público acompanha espetáculos nas categorias adulto, infantojuvenil e teatro de rua, além de oficinas e debates. Realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o evento acontece no Teatro Erotídes de Campos, na praça José Bonifácio e na área externa do Engenho Central. A entrada é gratuita.

Música ao vivo, dança e novas tecnologias vão cativar o público infantil nesta terça-feira, 18, às 14h, no Teatro Erotídes de Campos, onde ocorre a encenação da peça Ana na Árvore, da Ana Núcleo Artístico, de São Paulo. A obra conta a história de duas meninas que alimentam o sonho de construir uma casa na árvore. Elas conhecem Ana Terra, uma garota cadeirante que lhes apresentam o universo da leitura.

O espetáculo Monóculo reflete sobre o significado das relações humanas. Concebida pelo Grupo Tecelagem, de Jacareí, a peça ocupa a agenda do Teatro Erotídes de Campos na quarta-feira, 19, às 20h. Utilizando apenas mímicas, os atores Iris Yazbek e Paulo Williams dão vida a um casal de meia idade que vive preso à rotina. A descoberta de um monóculo torna-se reveladora e irá despertar fantasias, anseios e devaneios.

A repressão militar é o mote do espetáculo Maria, Sou Eu, do grupo piracicabano Por Volta de Logo Depois. Interpretado por Alessandra San Martin, o solo teatral tem apresentação na quinta-feira, 20, às 20h, no Teatro Erotídes de Campos. Esquecida num arquivo morto, Maria busca resgatar sua história apagada pelas torturas. Ela revive passagens de sua luta: dores, alegrias e amores.

Em Maria Inês ou o que Você Mata pra Sobreviver?, a trupe paulistana Ato Reverso traz a história da mulher que assassinou o marido, o cunhado e o sobrinho para se salvar. Junto de Maria Inês outras vozes aparecem, questionando os conceitos de formação, sobrevivência e liberdade. A apresentação acontece às 19h de sexta-feira, 21, no Teatro do Engenho.

Ainda na sexta-feira, 21, a área externa do Engenho Central (em frente ao Armazém 7A) é ocupada pela Cia. de 2, de São José dos Campos. Às 21h, os atores da trupe apresentam A Nau dos Desterrados. Três piratas, à deriva em alto mar, chegam à terra do Cabral, após muito tempo perdidos. Regados a muito rum, eles recordam as desventuras vividas naquele lugar distante.

A programação do Fentepira continua no fim de semana com a Cia. Lona de Retalhos, de Santo André, e o espetáculo Otelo e a Loira de Veneza ou o Pancadão da Traição. Encenada na praça José Bonifácio às 11h de sábado, 22, a montagem conta a história de Otelo, o novo herói nacional, e aborda temas como desumanidades, preconceitos e racismo.

Às 20h de sábado, 22, está previsto o espetáculo Epitáfio, da companhia paulistana EmVersão, com a reflexão sobre a passagem do tempo, as transferências de estado do crescimento ao envelhecimento e sobre como encarar a morte de diferentes maneiras.

No domingo, 23, último dia do 9º Fentepira, são duas apresentações. A primeira acontece no Teatro do Engenho às 16h com Os 3 Porquinhos, da Cia. Le Plat du Jor, de São Paulo. Depois, no encerramento, às 17h30, o Circo Teatro Rosa dos Ventos, de São José dos Campos, encena Saltimbembe Mambembancos. Técnicas de malabarismo e acrobacias compõem o espetáculo, protagonizado por dois palhaços.

 
DEBATES – Com curadoria do ator e diretor Roberto Rosa, o Fentepira traz ainda debates após as apresentações da mostra oficial. Eles são conduzidos pelo doutor em história social Alexandre Mate, professor da Unesp, e Fátima Saadi, dramaturgista do Teatro do Pequeno Gesto e editora da revista de ensaios Folhetim, e da coleção Folhetim/Ensaios.
 
Com inscrições abertas, a programação conta com duas oficinas gratuitas: na quarta-feira, 19, das 14h às 17h, Máscara: Do Treinamento à Expressividade, com Paulo Willians e Iris Yazbek, do Grupo Tecelagem. Das 15h às 18h do sábado, 22, Carina Presupa e Thaís Póvoa, da Cia. Lona de Retalhos, irão ministrar As Máscaras do Bufão, Commedia dell’arte e do Palhaço. As aulas serão no Teatro Erotídes de Campos. Informações sobre inscrições no blogwww.fentepira.wordpress.com.
 
Sem caráter competitivo, o Fentepira visa a formação de plateias, o estímulo à troca de ideias, a popularização das artes cênicas e o fomento dos grupos locais. Os parceiros na realização são o Sesi Piracicaba, Colégio Piracicabano, Senac Piracicaba, Unimep, Ponto de Cultura Garapa, Secretaria da Educação, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Centro de Comunicação Social e Rádio Educativa FM.SERVIÇO – 9º Fentepira, até 23 de novembro. Entrada gratuita. Ingressos para espetáculos começam a ser distribuídos com uma hora de antecedência. Mais informaçõeswww.fentepira.com.br, pelo blog www.fentepira.wordpress.com, pelo Facebook www.fb.com/festivaldepiracicaba ou pelos telefones (19) 3413-8526 e (19) 3413-5212.

Deixe uma resposta