Filmes são exibidos na Estação da Paulista em comemoração ao Dia Internacional da Animação

mostra nacional - castillo y el armado (1)Filmes infantis, nacionais e internacionais serão exibidos na Estação da Paulista no dia 28/10, às 19h30, em comemoração ao Dia Internacional da Animação. Maior evento simultâneo do gênero do mundo, no Brasil é organizado há 12 anos pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e acontecerá em mais de 230 cidades nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Piracicaba, ele acontece pelo quarto ano consecutivo, com o apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Célula MISP (Museu da Imagem e do Som). A entrada é gratuita.

Os filmes serão divididos em Mostra Infantil – curtas feitos no Brasil e destinados ao público infantil, Mostra Nacional – curtas feitos no Brasil e destinados ao público adulto -, e Mostra Internacional – curtas internacionais destinados ao público adulto.

Entre os infantis estão Tênis da Hora, que mostra o encontro de Duartson com Cicinha, a garota que mexe com seu coração, em um baile. Entre beat boxes, funks e sonhos com Cicinha, Duartson se envolve em uma enrascada com o cara mais mal encarado da comunidade. Baseado no conto A Chinela Turca, o curta traz para os dias de hoje a história escrita por Machado de Assis no século 19.

A Mostra Nacional terá, entre outras, a animação Castillo Y El Armado e Faroeste: Um Autêncito Western. Já a Mostra Internacional traz um filme da Letônia, Choir Tour, no qual um coral de crianças mundialmente famoso sai em turnê. Nas mãos de seu severo maestro são um instrumento musical obediente. Mas deixados sozinhos sem supervisão, eles são apenas crianças brincalhonas.

HISTÓRIA No dia 28 de outubro de 1892 – três anos antes do Cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumière – Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo. Para comemorar a data a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou, em 2002, o Dia Internacional da animação, com o apoio de diferentes grupos internacionais a ela filiados.

SERVIÇO – Dia Internacional da Animação. Dia 28/10, às 19h30. Na Célula MISP, na Estação da Paulista, avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.580, telefone (19) 3436-0466. Gratuito.

 

Deixe uma resposta