Fotógrafo cego inspira espetáculo de dança

Foto: Ricardo Teles

Foto: Ricardo Teles

“Olhar de Neblina”, espetáculo de dança, luzes e cenografias inspiradas pela obra do fotógrafo e filósofo esloveno Evgen Bavcar, cego desde os 12 anos de idade, será encenado na quarta-feira, dia 20 de maio, às 20h, no Teatro do Sesc Piracicaba. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com 1 hora de antecedência.

Com coreografia e direção assinadas por Fernanda Amaral, a peça explora Bavcar, fotógrafo que perdeu a visão devido a dois acidentes. Em seu trabalho, uma das características marcantes é a composição da luz em contraste com ambientes totalmente escuros e, frequentemente, a técnica de multiexposições.

Em “Olhar de Neblina”, o escuro, as sombras e uma névoa, efeito que será produzido pela luz e grandes cortinas transparentes espalhadas por todo o palco, reproduzirão a forma de ver de alguns bailarinos.

Evgen Bavcar conheceu a fotografia aos 17 anos de idade por meio de sua irmã, que lhe emprestou uma câmera fotográfica para que ele fotografasse uma menina do colégio por quem era apaixonado. Daí em diante, ele descobriu uma forma de exteriorizar suas imagens internas e também de se comunicar com o mundo. O fotógrafo alega, com frequência, que a fotografia não é exclusividade de quem enxerga, já que essa arte, geralmente, é ressaltada o papel do ‘olhar’ para que a imagem seja captada e avaliada tanto no momento que a antecede como no momento da captação da imagem.

Deixe uma resposta