Gilberto Gil será tema de palestra na Biblioteca Municipal

O Projeto Música e Literatura, desenvolvido pela SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) por meio da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, dá prosseguimento as suas atividades na próxima quinta-feira, dia 9, às 20h, com uma palestra que enfoca o cantor e compositor Gilberto Gil. A entrada é gratuita.

Como tema central, o evento terá a canção “Chuck Berry Fields Forever”, uma das obras mais inspiradas do compositor, a começar pelo título em inglês, um trocadilho para a música “Strawberry Fields Forever”, dos Beatles. Pouco conhecida do grande público, sua letra é composta por recursos literários riquíssimos, tratando da origem dos ritmos que caracterizam a música do continente americano, sob a influência da cultura negra.

“Chuck Berry Fields Forever” integrou o projeto Doces Bárbaros, grupo formado por Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa e Gilberto Gil no início dos anos 70. O projeto tinha por objetivo uma turnê nacional, mas acabou sendo cancelado logo no início com a prisão de Gil.

Música e Literatura

O Projeto Música e Literatura tem como objetivo promover o entendimento de obras musicais cujas letras exigem um estudo minucioso devido aos seus recursos léxicos e gramaticais e por seu conteúdo histórico; desenvolver o senso crítico e incentivar o hábito da leitura e da pesquisa.

Serviço:
Projeto Música e Literatura – Gilberto Gil
Local: Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”
Data: 09 de agosto – quinta-feira
Horário: 20h
Entrada Gratuita
Informações: fone 3434.9032 (Júnior) e 3421.0603 (Luiz Antonio)

Deixe um comentário